segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alimentação e ansiedade.


Por Rosa

Então, hoje vamos conversar sobre um sentimento que povoa nossas vidas, sejamos nós esposas de militares ou não: A ANSIEDADE. Talvez nós tenhamos esse sentimento exacerbado pela situação de vida em que nos encontramos... Quem pode nos julgar?!

A ansiedade pode ser uma característica de personalidade e pode trazer muitos
prejuízos para as nossas vidas.

Mudança de cidade, de casa, de emprego (quando possível), ou seja, muitas situações que podem criar um estado de ansiedade e agitação na nossa vida e causar sim uma crise de ansiedade mesmo naquelas que não se consideram ansiosas. E o que acontece com a maioria das mulheres?! Buscamos na alimentação um refúgio para a ansiedade, a alimentação é a alternativa mais freqüentemente utilizada por nós para combater os sintomas da ansiedade.




Na busca por preencher um “vazio” ou enfrentar as novas situações ou ainda e, principalmente, para diminuir a intensidade das crises a alternativa mais fácil e escolhida é “comer os problemas”. E aí, na verdade, começam os problemas a balança começa a apontar 1 kg, 2 kg, 3, 4, 5 kg a mais. Isso acontece porque geralmente os alimentos escolhidos são ricos em carboidratos e gorduras, ou seja, não são os mais adequados do ponto de vista nutricional, pois além de não contribuírem para as necessidades nutricionais do indivíduo ainda aumentam a sensação de fome fazendo com que procuremos mais e mais comida. Então o inevitável acontece, o sobrepeso ou a obesidade se instalam e, como todas sabem ganhar peso é fácil, perdê-lo é outra história.

Existem diversos transtornos alimentares ligados a ansiedade, a maioria deve ser tratado em conjunto pelo Psicólogo e Nutricionista e a maioria deles, com exceção da Anorexia, podem causar aumento de peso transitório e até levar a obesidade. O nutricionista torna-se uma peça fundamental para encontrar a solução e disponibilizar tratamento para os portadores de problemas relacionados com o sobrepeso e obesidade. Somente o tratamento nutricional não é suficiente. É necessário juntamente com este, o acompanhamento psicológico para assim alcançar resultados no tratamento alimentar que envolve a interação de fatores psicológicos, biológicos, familiares entre outros.

Vejam bem eu não sou Psicóloga e não estou adentrando na área de outros colegas, apenas estou falando de coisas que vi por aí em conversas com outras amigas e dando algumas dicas dentro da minha área que é a Nutrição.

Um transtorno muito comum é o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), ao contrário da bulimia, não utiliza métodos purgativos após a ingestão exagerada de alimentos para evitar o ganho de peso, e conseqüentemente a maioria de seus portadores são obesos (Apollinário e Claudino, 2000). A ingestão é de grande quantidade de alimentos e geralmente em um período de tempo muito curto, acompanhada da sensação de perda de controle e impulsividade.  A Síndrome do Comer Noturno (SCN) é caracterizada pela ingestão recorrente de alimentos, durante o período noturno, geralmente após o início do sono. Durante o dia, os pacientes têm hábitos alimentares normais, sem restrições ou excessos, porém, após iniciado o sono, despertam com uma necessidade incontrolável de ingerir alimentos, alegando que se não o fizerem, não conseguirão voltar a dormir (Cordás, S/D).

Na verdade meninas, temos que buscar encontrar por detrás da ansiedade as causas verdadeiras e tentar corrigi-las para que possamos viver bem e felizes aonde quer que essa vida cigana nos leve. E para um próximo post, o tema será “Alimentos que diminuem a ansiedade”.

Beijos carinhosos fiquem com Deus.

1 comentários:

Suelen disse...

Eu acho muito importante tratar sobre esse assunto... me alimentava muito mal e foi de uns meses pra cá que comecei a me conscientizar mais... faz algum tempo que comecei a correr com o meu marido la na vila militar todos os dias ou quando dá, quando ele não está em missões ou de serviço, e é maravilhoso, pois além de estar fazendo uma atividade física é um momento em que conversamos sem distrações de televisão e computador, é nossa atenção focada em nós mesmo... os papos sempre são ótimos e espero muito por esse momento!

Postar um comentário