quarta-feira, 25 de abril de 2012

Brasília - DF


Por Paula

Minha relação com Brasília é um pouco (pra ser modesta...rs) imparcial. Nasci e até o final de 2010 jamais pensei em deixar a capital. Mas, planos completamente alterados e cá estou eu, vagando pelo país.



Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, por Juscelino Kubitschek de Oliveira e é a terceira capital que o país já teve. Sua população passa de 2,5 milhões de habitantes. A região central, conhecida como Plano Piloto é divida em quadras residenciais, intercaladas por comércios. Tem a Esplanada dos Ministérios como principal atração, além da Praça dos Três Poderes, o Complexo Cultural da República e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.


Brasília é apenas a primeira Região Administrativa, das 31 que compõem o Distrito Federal. Além da Capital, existem também Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Cruzeiro, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Lago Sul, Riacho Fundo, Lago Norte, Candangolândia, Águas Claras, Riacho Fundo II, Sudoeste/Octogonal, Varjão, Park Way, SCIA, Sobradinho II, Jardim Botânico, Itapoá, SIA, Vicente Pires e Fercal.

A vila militar fica localizada na parte central de Brasília, no complexo chamado Setor Militar Urbano. No SMU, ficam localizados os quartéis e as vilas de oficias e sargentos. Além disso, tanto Exército, quanto Marinha ou Aeronáutica, possuem apartamentos em prédios na zona central da cidade. Mas tantas casas e apartamentos não são suficientes para abrigar todos os oficiais que moram na capital federal. A lista de espera por um PNR gira em torno de um ano.


Setor Militar Urbano - Quartel General do Exército

Brasília tem ainda uma peculiaridade. Oficiais solteiros tem direito a residência também. Há dois prédios, localizados próximo ao edifício do FHE/Poupex, destinados a eles.

Em frente aos apartamentos dos solteiros, no SMU, tem uma sede do clube do Exército. E ao lado dessa sede, fica o Hotel de Trânsito dos Oficiais.

Brasília tem outra característica: ser divida em setores. Há os setores Hoteleiros norte e sul, Setores bancários norte e sul, setor de clubes, norte e sul, etc. É no Setor de Clubes Sul que está a outra sede do clube do Exército. Essa, bem maior, sedia eventos grandes como formaturas e bailes. O salão principal comporta até 3.000 pessoas.

Para quem mora nas Super Quadras, sim, Brasília é divida em quadras, com numerações que vão de 100 a 900. Nas entrequadras, há o comércio local, que também se especializou. Há a rua das farmácias, das elétricas, dos restaurantes... Não que em outras quadras não haja, mas algumas optaram por ter apenas esses serviços.

Brasília é como uma capital mesmo. Muitas oportunidades de empregos, muitas escolas, muitas faculdades, e uma universidade pública que está cotada entre as melhores do país, a UnB. Os colégios vão desde a Escola Americana, que além de custar o olho da cara, é considerada a melhor escola, passando pelo Galois, uma rede de ensino que vai desde o maternal até o pré-vestibular, indo até escolas públicas, incluindo cursos supletivos.

A cidade é conhecida por seu clima seco. A capital federal possui, basicamente, duas estações do ano: chuvosa e quente, e seca e fria. E a seca minha gente.... é seca mesmo. A umidade relativa do ar chega a 7% em algumas épocas, e as terras brasilienses ficam até 5 meses sem ver uma gota de chuva cair do céu.

Brasília, como toda capital, tem muitas opções de diversão, tanto para crianças quanto para adultos. Há bons restaurantes, na parte cultural, a capital já recebe grandes espetáculos e muitos shows nacionais e internacionais. Mas, os custos são bem altos. Morar em Brasília não é barato. Por ser planejada, e muito bem dividida, as coisas ficaram bem longes, ou seja, para se locomover, carro é fundamental. O serviço de transporte urbano é insatisfatório e não comporta a demanda, principalmente nos horários de pico.

Mas com tudo isso, Brasília está entre os melhores lugares do país para se viver. Foi considerado um dos lugares com melhor qualidade de vida.

É meio que ame-a ou deixe-a. E eu a amo muito...


5 comentários:

Anônimo disse...

E bom mesmo de se viver....quem vem morar em Brasilia se apaixona pela cidade! E o meu caso, amo muito tudo isso!

Anônimo disse...

Morei por 13 anos, vi e conheci tudo isso. Tudibão mesmo. Ainda voltarei pra essa terrinha, se assim Deus permitir.
Ammoooooooooo. Meus 02 filhos são Brasilienses.

Suelen disse...

Tenho curiosidade de conhecer Brasília, deve ser muito interessante, uma cidade tão planejada, conheço pessoas que moram lá e todos amam a cidade!

Unknown disse...

Voltando a terra Natal! 13 anos longe. A esposa que não está satisfeita rsrs, casei com uma carioca. Espero que ela goste de lá com o tempo.

♥ L. Alkimim ♥ disse...

Tô indo pra lá! Meu marido é da FAB... rs! :D

Postar um comentário