segunda-feira, 23 de abril de 2012

Amambaí/MS

Por Rosa


Oi, gurias! Hoje vou falar de Amambaí, a cidade da nossa primeira transferência. Faz 11 anos que saí de lá, portanto minhas informações podem estar desatualizadas. Peço perdão desde já e se alguém aí tiver informações mais novas, por favor, é só falar. Vamos lá!



Amambaí é uma cidade da região Centro-oeste do estado do Mato Grosso do Sul. Está situada a 90 km de Ponta Porã e a 359 km de Campo Grande (a capital do estado e onde se localiza o aeroporto mais utilizado na região Sul do estado). Morei em Amambaí entre janeiro de 1999 e dezembro de 2001. Na época a cidade ainda era pouco desenvolvida, apenas dois mercados, poucas especialidades médicas (o melhor hospital da região ficava em Dourados, cidade situada 130 km de Amambaí) e duas escolas particulares.

Atualmente a cidade apresenta-se em amplo desenvolvimento: possuindo dois hospitais, uma rede de centros e postos de saúde, unidades de saúde da família, laboratórios clínicos e unidades de diagnóstico; na cidade encontram-se ainda profissionais de saúde de várias especialidades clínicas. Na OM 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado existe a Formação Sanitária Regimental (FSR), quando morei lá tivemos sempre ótimos médicos e quando era necessário éramos encaminhados para Campo Grande para o Hospital de Guarnição.

17º RCMec - Amambai - MS

O clima na cidade esta sob influência tropical e subtropical com média de temperatura anual de 22ºC, nos três anos que morei por lá só tivemos uma semana com a chamada onda de frio POLAR (igual ao Rio Grande do Sul), como diriam no Nordeste: “frio com força”, no restante do tempo clima ameno e agradável. Algumas amigas que moraram por lá depois de mim já me disseram que o frio no inverno chegou por lá e ficou e que parece o SUL. Outras, no entanto também comentaram que não passaram frio por lá. Por via das dúvidas levem os casacos, nunca se sabe quando vamos passar frio, afinal já passei frio até no Rio de Janeiro (mas esta é outra história).

A cidade é pacata, o povo hospitaleiro, todo mundo te recebe muito bem. É uma típica cidade do interior, lembra muito o RS, mas com costumes um pouco diferentes, apesar da colonização do MS ter sido basicamente por famílias gauchas os costumes foram se transformando, e o chimarrão (apesar de muito apreciado por lá) foi trocado pelo tererê uma espécie de chimarrão frio, hábito dos nossos “hermanos” paraguaios adotado pelos brasileiros daquela região do país.

Amambaí não é uma cidade de muitos agitos. Na cidade existem festas regionais: Festa do Clube do Laço, Jantares e Bailes no CTG, Torneios de Pólo e Salto do 17º RC Mec; quando morava lá existiam algumas festas tradicionais da OM, que eram aguardadas pelo povo da cidade, como o Baile de Aniversário do Regimento, o Baile do Havaí, o Baile de Final de ano, também tinha uma Festa Junina muito boa e aberta ao público da cidade todos os anos.

Em Amambaí tem apenas um quartel, de Cavalaria, lá tem PNR pra oficiais e ST/Sgt. Na Vila dos Oficiais geralmente não há fila de espera, na Vila dos ST/Sgt há fila de espera de no mínimo um ano. Não tenho informações sobre valor de aluguel por lá,mas na época que morei por lá conhecia algumas pessoas que moravam de aluguel e não era muito caro.

A rede de ensino é composta por nove escolas da Rede Municipal, quatro Centros de Educação Infantil, seis escolas da Rede Estadual, duas escolas particulares e um Centro de Educação Infantil, uma escola para alunos especiais e de Ensino Superior a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Faculdades Integradas de Amambaí (FIAMA).

A voltagem na cidade é 220 V e o fuso horário está 1 hora menos com relação a Brasília.

Hoje sou Nutricionista, porém na época que morei lá ainda era formada apenas no Magistério Séries Iniciais, consegui emprego em uma escola estadual e no ano seguinte trabalhei na APAE. Pode ter sido sorte, ou a mão de Deus... O que vocês preferirem, mas dos três anos que passei lá dois eu passei empregada e pra mim foi muito bom, não apenas pelo dinheiro (que sempre é bom), mas principalmente pela oportunidade de conhecer pessoas diferentes e ocupar meu tempo. Na verdade várias esposas de militares conseguiram emprego por lá. Então creio que sempre é bom tentar, se você tem uma profissão procure sim um emprego, vai que é seu dia de sorte?!

Outra coisa gurias... FAXINEIRAS!!! Assunto difícil de ser resolvido em algumas cidades, em Amambaí é tranqüilo, pelo menos era rsrsrs. A OM tinha a seguinte conduta: as faxineiras eram cadastradas na Seção de Inteligência do Quartel, para que não houvesse problemas elas levavam fotos, documento de identificação e era confeccionado um crachá que lhes dava acesso a Vila. Na verdade não sei se ainda funciona assim, mas uma coisa é certa as faxineiras das vilas trabalham por lá talvez há mais tempo que alguns dos nossos maridos tem no EB, então elas passam de uma moradora pra outra. Acho bom porque as referências são idôneas.

Eu costumo escrever demais, então vou parando por aqui, qualquer coisa que precisarem ou se tiverem alguma informação extra, ou mais atualizada, entrem em contato. Beijos carinhosos fiquem com Deus.



7 comentários:

Olavo disse...

A voltagem em Amambai hj é 110v. e PNR para SGT demora exatamente um ano. se chegar logo no começo do transito ja chega pegando.

CLAUDIA FERR disse...

Olá,muito bom o site,nunca é demais colher informações né;queria saber como são os pnrs,são grandes???Pra quem tem filhos isso é muito importante.Obrigada !!

clivia disse...

Bom estou em amambai agora, intaum vo dar umas atualizadas...kkk...voltagem realmente 11o. Hosp do quartel bom...mas pediatria apenas uma vez por mes(vem de dourados). Aluguel se inicia em 450 e não é muito tranquilo axar naum. Tem aula de equitação no quartel, o q eu axo legal...as festas ainda são as mesmas, menus a festa junina do quartel, que n tem mais. transporte ainda passa apenas algumas vezes por dia. Mercado grandes tem 3, e peq uma infinidade, não falta nem mercado nem farmácia, muito menus lijas de móveis, magazine luiza e casas bahia tem em ponta pora e entrega aqui...qualquer dúvida...clivia

Anônimo disse...

Amigo, primeiro quero parabenizá-lo pelo texto e pedir permissão para "resumi-lo" para dizer em poucas palavras o que é Amambai, no Mato Grosso do Sul, para quem passou a maior parte do seu tempo de vida "saltando" entre algumas das maiores cidades do país (São Paulo/Salvador/Recife/Campo Grande e outras um pouco menores. Amambai é o maior e melhor Spa que DEUS poderia me dar para viver os dias que ainda me restarem, um Spa fantástico, maravilhoso.

Suelen disse...

Oi, queria saber se é verdade que o tempo para servir em Amambai é dois anos, e nada mais. Para SGT depois de dois anos é obrigado pedir transferência? Posso estar perguntando uma bobagem mas é que já ouvi falar isso queria tirar a dúvida, obrigado!

Transferência? E agora? disse...

Então Suelen, Amambai é considerada cidade de guarnição especial. Por isso a tempo máximo é de 2 anos mesmo. Agora, é claro que existem excessões. Bjss

Suelen disse...

Obrigado pelo retorno!

Postar um comentário