quarta-feira, 2 de maio de 2012

Rio de Janeiro - RJ

Por Carol


Falar do Rio é bem complicado... Mas vou tentar!!!





Complicado por quê?

Porque o Rio de Janeiro é enooorme, tem muitos quartéis espalhados pela cidade, vários hospitais militares, várias vilas em diferentes lugares e com realidades bem diversas... Portanto há quem ame o Rio e há quem o odeie. Enfim, como o número de informações será grande peço para que as amigas que por lá passaram e/ou lá estão me ajudem com bastantes comentários me corrigindo ou me complementando.

Então vamos lá, o Rio de Janeiro (capital do Estado) possui um clima tropical semi-úmido, no verão há bastantes chuvas e o inverno é mais seco com temperaturas amenas.  No verão, pessoal... A cidade faz jus ao apelido de Rio 40°C, pois é muito quente mesmo... Quase me desesperei de calor na tarde que saí de uma reunião do colégio dos meus filhotes e me deparei com o termômetro marcando 45°C. E já digo logo: se não tiver ar-condicionado em casa, compre antes de chegar lá... Pois nessa época nem na internet se consegue comprar e o pessoal se estapeia na loja até por causa de ventilador. Deu pra sentir o drama??? Rsrsrs... O inverno é mais tranquilo, já que as temperaturas amenizam e os gaúchos nem vão sentir cócegas com o frio!!

A voltagem é a 110 v e bem fácil de ser convertida... (tema de postagem, não é), como morei por último agora na vila militar da ESAO o próprio pessoal do PO (Pelotão de Obras) fazia a conversão depois do expediente.

Bom, o nº de quartéis é incontável já que lá possui unidades das três forças (Exército, Marinha e Aeronáutica). Vou falar apenas do exército, já que é onde estou mais a par... O que não isenta quem for esposa de militar de outra força ou arma participar e dar sua contribuição por aqui. 

Em Deodoro (subúrbio carioca) há um "pólo" que reúne vários quartéis e residências. Dentre os quartéis há o H Gu V Militar (Hospital de Guarnição da Vila Militar) que possui plantão 24hrs médico e odontológico, além de algumas especialidades clínicas, sem me esquecer que lá também tem um laboratório de análises clínicas e que alguns exames mais específicos são colhidos lá e enviados para o IBEX (que fica no Bairro Benfica ao lado do HCE) ou para o LQFEx. Com relação ao PNR, há os funcionais (para comandantes de unidades, instrutores da ESAO e alunos, os demais concorrem à fila de espera de no mínimo um ano. Quem mora e/ou trabalha por ali, tem como vizinhos os bairros de Vila Valqueire, Realengo, Bangu e Sulacap... Esses bairros possuem shoppings, escolas, cursos, supermercados, padarias, bancos, enfim tudo que de suporte em se tratando de serviços e consumo ao pessoal da Vila Militar. Fazendo necessário o uso do carro ou ônibus. Ahhh, uma opção de lazer dali é o Clube Militar ali daquela região, sem contar os shoppings dentre outros.

Sei que na Zona Sul do Rio, mais precisamente na Praça General Tibúrcio - Urca existe a ECEME (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército) e o IME (Instituto Militar de Engenharia). Essa praça fica aos pés do Morro Pão de Açúcar, que tem a atração Turística do Bondinho. Ali, além desses quartéis que já citei, nós encontramos a Policlínica Militar da Praia Vermelha com diversas especialidades médicas e odontológicas. Quem mora nessa região não pode se queixar no quesito "opções de lazer" que são inúmeras e há possibilidades  para todos os bolsos.




Os Hospitais Militares do Rio de Janeiro são: Além dos já citados HGuVM, HCE, PMPV (Policlínica Militar da Praia Vermelha); há também a Odontoclínica Central do Exército (OCEx), Policínica Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), Policínica Militar de Niterói (PMN)... Bastante, não é?!? Mas não se impressionem, algumas vezes tive que procurar um UPA (Unidade de Pronto Atendimento) pra não ter que percorrer enormes distâncias e/ou não pagar consultas particulares pela falta de pediatra nas unidades do Exército.

Quanto aos aluguéis, estou totalmente por fora... Então quem puder contribuir, já agradeço! Pois essa é uma dúvida frequente de quem morar lá e já sabe que não vai conseguir o tal PNR.





6 comentários:

Sabrina Brum...Através do Meu Olhar... disse...

Rio eu amo! melhor cidade do Mundo!

Edna Santos disse...

tbm amo a Cidade maravilhosa!!!

Anônimo disse...

Eu sou gaúcha e não gosto daqui do Rio de Janeiro. Nada contra porque a maioria das pessoas adora. Acho legal vir para passar uns dias nas férias, realmente tem lugares incríveis para visitar. Mas no que se refere à nós mulheres, eu não gostei pois as empresas com empregos realmente bons ficam longe, a maioria na barra (no meu caso - informática), os onibus sempre lotados não importa o horário, abarrotados de gente, o trânsito é caótico, para ir a qualquer lugar leva um tempão... Quanto ao clima não vi frio nem um dia sequer este ano. Acho que não teve nenhum dia que precisei por um casaco. Quando chegamos (em janeiro) não tivemos problema em comprar um ar condicionado e um ventilador. Eu moro perto da vila de Deodoro e aqui é muito calor, mas muito mesmo, impossível economizar em luz por causa do ar condicionado q tem q estar sempre ligado, ao menos à noite para ter uma boa noite de sono.
Sobre PNR é isso mesmo que a autora do blog falou... nada a vista pelos 2 anos que a maioria mora aqui, em se tratando de praça pior ainda, pq para oficial creio que seja mais fácil (não sei). Estamos em um apto bom de 2 quartos com garagem pagamos entre 700 e 800 por mês (contando com o condomínio), mas acho caro, se a mulher não trabalhar fica impossível poupar alguma quantia qualquer por mês.
O custo de vida no subúrbio do Rio não acho caro em se tratando de alimentação, vestuário e gasolina.
Muitos acham boa ideia porque aqui em sendo uma cidade grande, tem muitas coisas para fazer, mas sei lá, já percorri vários cinemas em shoppings aqui e não teve uma única sessão em que não nos estressamos porque as pessoas simplesmente não respeitam, falam durante o filme e parece que é normal... Um ponto muito positivo são as praias, são lindas e não se gasta nada pra aproveitar um dia maravilhoso na praia.
Acho que isso é muito de cada um... gosto é gosto... mas eu não gosto daqui, quero mudar logo pra outra cidade mais calma. Mas toda a experiência é válida e o rio de janeiro só tem os problemas de qualquer cidade grande, mas tem coisas lindas também. Quem for transferido para cá não se assuste, é um lugar como qualquer outro, vai da adaptação de cada um. Espero poder ter ajudado, pois quando foi comigo não tinha ninguém para dar uma opinião objetiva sobre todos os aspectos que envolvem. Bjão pra todos!!

Suelen disse...

opa! o comentário aí de cima é meu, Suelen... esqueci de me identificar. =)

Sabrina Brum...Através do Meu Olhar... disse...

Bem, eu sou Gaucha, e vou repetir, como já fiz aqui...AMO O RIO DE JANEIRO, muito mais que o meu proprio Estado, não sei, é desde pequena essa paixão, esse fascinio, já fiquei meses lá, já passei ferias, conheço o suburbio, no caso Vila da Penha e Vila Kosmos, mas eu não me incomodo, o calor acho bem menos, olha Sueleen bem menos que o Norte aqui onde moro....Aqui sim,É QUENTE DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS, se vc acha o Rio caótico, nem imagina como é Manaus, e como aqui é dificil de se locomover, transporte publico e de carro é um terror, e algumas coisas mais....Mas te falo se fosse pra escolher, escolheria o Rio SEMPRE, por questão das pessoas, serem totalmente diferentes, acolhedoras, simpaticas e solidarias! Todas as cidades grandes possuem sim problemas coo vc mesma mencionou, concordo, é delas, talvez isso se deva ao fato de que por serem enormes e algumas crescido mais que o seu tamanho comporte o caos se dá mais facil...Mas é uma questão de oppinião, se tivesse que escolher eu moraria no Rio, alias pretendemos morar lá em breve....Em relação a comida, roupas e diversão, também gosto, é barato, e tem diversidade....Eu venho de uma cidade minima, com 36 mil habitantes, mas como já frisei antes, desde pequena SEMPRE SONHEI EM MORAR EM LUGAR COM MAIS OPORTUNIDADES DE TRABALHO E LAZER, e nada como uma Metropole, uma cidade grande, nasci no interior, mas AMO A VIDA URBANA!!!! Bom dia!

Fer disse...

Alguém poderia me dizer algo sobre PNR para Oficiais? Tem a possibilidade de meu noivo ir para a ESEFEX no ano que vem... Ele é 1º Tenente e estamos contando com vaga em PNR. Será que também tem fila para conseguir?

Postar um comentário