quarta-feira, 23 de maio de 2012

Juiz de Fora - MG


Por Carol Ribeiro



Cidade da Zona da Mata mineira, é o município mais populoso de Minas Gerais e fica a 280Km da capital do estado, Belo Horizonte. A cidade possui um relevo bem acidentado, mais de 90% está sobre morros... Ou seja, andar a pé é difícil e galerinha que dirige e não sabe fazer rampa se prepare.

O clima é agradável com verões chuvosos e o inverno é frio seco. Morei lá nos anos de 1999 à 2001 e me lembro que foi o primeiro "sol de enfeite" que conheci... Rsrsrs... Vou explicar: olhava da janela de casa e via um dia lindo com um sol maravilhoso, escolhia uma roupa e quando chegava na rua tinha que voltar pra casa, pois apesar do sol estava frio.


Uma cidade boa de se morar, Juiz de fora possui hospitais referências como o Monte Sinai que é bem procurado até por cariocas, devido a proximidade (180 Km aproximadamente). Há também o HGeJF (Hospital Geral de Juiz de Fora) que possui várias especialidades clínicas atendendo ao público militar do município e da região. Além do hospital, a cidade possui várias outras unidades militares como o Colégio Militar (CMJF) e outros. No quesito Hotel de Trânsito, há no centro da cidade junto aos PNRs um nº de 5 apartamentos, mais 7 suítes dentro do aquartelamento do 10° Batalhão de Infantaria e  mais 4 suítes no Bairro Fábrica.

Na cidade há a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e inúmeras Universidades e Faculdades particulares, fazendo com que os estudantes da região se mudem para lá atras dos cursinhos pré-vestibulares e das faculdades. Somado a isso, a educação é de excelente qualidade e com muitas opções pra quem tem filhos em idade escolar. Sem contar que o lugar é uma cidade universitária com várias festas, shows e opções de lazer para garotada. O comércio de rua é amplo no centro da cidade e tem a opção de shoppings e galerias. O transporte público é deficiente e informações recentes de amigos que lá residem, é de que o transito se encontra caótico. Há uma rodoviária interestadual e dois aeroportos que atende ao povo juiz-forano e região com saídas diárias de voos comerciais para o aeroporto de viracopos da cidade de Campinas-SP.

Pessoal, vou ficar devendo quanto aos preços dos aluguéis, por isso peço a colaboração de quem tiver essa informação a deixar comentários. PNRs, são poucos em relação a quantidade de militares e a fila de espera pode chegar a 2 anos.

Com relação a atração turística, lá não fica a desejar a nenhuma cidade mineira... Com história na época da mineração e do café, o lugar ganha casarios históricos com linda arquitetura para se conhecer. Alguns deles se tornaram centros culturais, museus e prédios tombados pelo patrimônio cultural que vale a pena conhecer. Além de JF, quem quiser passear... Pode conhecer as cidades históricas da redondeza que são São João Del Rei, Cataguases, Tiradentes e outras.Opção é que não falta!

3 comentários:

David disse...

PNR 2 anos para oficias, mas para os pobres St/Sgt a espera chega ou pode até passar dos 10 anos...

Anônimo disse...

Valor de aluguel em Juiz de fora apt. 2 quartos no Bairro São Mateus e adjacências é de R$900,00 mais condomínio. Moro há 3 anos em JF e pago aluguel, pois meu marido que é Oficial Superior, não conseguiu PNR.O problema de se conseguir vaga é culpa do próprio militar, que chega em JF e não quer mais sair de lá, pela proximidade do Rio de Janeiro e facilidades, como colégio Militar e Hospital.Conheço Sgt. que está há mais de 9 anos ocupando PNR, sem previsão para sair de lá, porque família já está bem estruturada na cidade. A culpa é do sistema que não impõe um limite máximo de anos em que o militar deve ocupar um PNR e ceder a vaga para outro que está chegando na cidade. Ano que vem estarei me mudando, e espero encontrar PNR para onde formos transferidos.

Suelen disse...

Concordo plenamente com o comentário acima... deveriam impor um limite para utilização de PNR em qualquer cidade que seja... há muita gente vivendo uma vida no mesmo PNR sem dar chance para a família nova que chega aos montes todos os anos, em qqr cidade do nosso país...

Postar um comentário