quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como usar o desemprego a nosso favor?


Por Carol Ribeiro

Bom pessoal além das mudanças de cidade, de casa, cultura e clima, é muito comum a mudança de rotina na vida das esposas. Muitas levam um baque quando chegam à nova morada e se deparam com uma realidade completamente diferente da que esperavam. Como disse num post anterior... É muito comum em cidades de interior, principalmente, as mulheres não conseguirem emprego.

E porque não conseguem emprego? É lógico que não vamos generalizar, mas em muitos lugares há o preconceito com relação ao pouco tempo que ficamos na cidade. E não é só isso, para quem tem filhos, como eu, é difícil montar uma estrutura para os filhos já que não temos parentes na cidade que nos ajudem com os cuidados dos pequenos. Quando morei no Rio de Janeiro, tive que recusar uma boa oferta de emprego devido á distância do local de trabalho com minha casa e não podia contar com o marido já que estava em constantes viagens.

 Isso é mais comum do que imaginamos, em uma roda de esposas de militares conversando esse é sempre um assunto falado. Seja pela falta de emprego ou por ter que abandoná-lo por causa da mudança, a pausa nos estudos ou até mesmo a separação temporária para finalizar um curso... Mas sempre falo que não casei enganada e sabia que haveria constantes mudanças, portanto nunca me deixo abater com essa situação. É claro que fico triste de não poder exercer a profissão que escolhi, da qual me formei e com muita dedicação. Mas não adianta ficar amargurada e reclamando, isso só piora podendo influenciar no seu relacionamento com o marido e filhos.

Tá, mas e aí??? Como posso usar o desemprego a meu favor???

A idéia não é fazer um post "auto-ajuda", mas mostrar que dá para usar a inteligência e aproveitar esse tempo pra fazer muita coisa legal. Hoje em dia temos uma oferta grande de curso técnicos, de graduação e pós-graduação que podemos fazer a distância e algumas dessas instituições até oferecem descontos para militares e dependentes. Basta pesquisar!! Há os presenciais também e porque não se dedicar a cursinhos ou aos estudos em casa mesmo a fim de prestar um concurso... Já vi amigas se arrastarem de 8 a 10 anos num curso universitário porque a cada mudança atrasavam 1 ou 2 semestres ou até mesmo tinham que trancar o curso, pois na cidade atual não oferecia a opção de continuar. E mesmo assim não desistiram.

 E as mulheres empreendedoras?? Fiquei surpreendida com a idéia de umas meninas que estão morando no Rio (os maridos de muitas estão servindo na ESAO) e montaram um grupo no facebook com o intuito de vender produtos que elas mesmo fazem ou trazem de fora para vender na vila. O grupo já conta com quase 400 membros e já conseguiram organizar feiras onde cada uma divulga o seu trabalho/produto ou vão somente a fim de comprar e se conhecerem. Muito boa a iniciativa!

Há por aí cursos de artesanato e costura para as habilidosas, no youtube também dá pra aprender muita coisa para complementar à renda familiar e até mesmo para passar o tempo. Semana passada aprendi a fazer uma bolsa de mão super chiq e que está super na moda... Se eu fosse numa loja comprar, gastaria em torno de 60,00 ou mais, mas como sou curiosa e metida comprei o material (não gastei R$ 10,00) e fiz a bolsa. Resultado: Amei, as amigas adoraram e até me pediram pra ensinar e/ou fazer pra elas também.

Outra coisa que faço muito são cursos mesmo que não sejam da minha área de atuação, pois acho que investimento em conhecimento nunca é demais. Haverá sempre a oportunidade para nos beneficiarmos com o que aprendemos. A leitura é algo que também pratico bastante. Leio livros e revistas de variados assuntos e inclusive na minha área profissional... Fazendo assim, to sempre ativa e não me afasto das novidades da minha profissão. E por último ter idealizado esse espaço que tem o objetivo de nos aproximar com dicas e experiências vividas a fim de trazer informações a quem possa se interessar.

Bom, acho que é isso aí!!! O que acham de nos contar suas experiências e formas de se ocupar??? É só comentar...

3 comentários:

Dani Carvalho disse...

Oi Carol, é isso aí. Sou artesã e pertenço ao grupo do Rio de janeiro que vc citou no post. E a paixão por tecidos que meio sem querer virou trabalho agora ocupa meu tempo e me enche de orgulho! Buscar o que faz bem e deixa a mente ocupada e feliz é o que importa! Parabéns pelo post e pelo blog!

Transferência? E agora? disse...

Oi Dani, a essência é essa mesmo! Manter a mente ocupada... De qualquer forma que seja... Bjsss e obrigada pelo carinho! Carol

Anônimo disse...

Hoje em dia o que vejo muito é a mulherada reclamando dos lugares por onde passam, acho errado isso.
Existem inumeras coisas a se fazer, desde os cursos citados, até trabalho voluntário em APAES, orfanatos, hospitais, fora que Acho que deveriamos sempre conhecer a região onde estamos morando, pois não dá pra reclamar de tudo o tempo todo não. Muita gente passa pelo Rio e não vai a quase nenhum lugar, por medo, muitos passam pelas cidades pequenas e jamais descobrem o que aregião oferece de bom. Está na hora de usar isso a nosso favor e parar de reclamar da vida o tempo todo, junte um dinheirinho e saiam para conhecer as coisas. Tenham do que falar, dos lugares por onde passaram, sempre. Uma mulher precisa ter assuntos interessantes.

Postar um comentário