quarta-feira, 9 de maio de 2012

Resende - RJ


Por Carol Ribeiro



Bom pessoal nasci em Resende e é pra lá que volto a todas as minhas férias... Já que a maioria dos meus parentes e do meu marido mora lá atualmente. Ou seja, sou muito suspeita para falar de lá... Rsrsrs



Resende é um dos municípios que formam o Vale do Paraíba no Estado do Rio de Janeiro. A cidade faz divisa com os estados de Minas Gerais e São Paulo, e é atravessada pela Rodovia Presidente Dutra (a mais importante do Brasil). A cidade é pequena, mas está em constante crescimento com a ida de grandes indústrias e fábricas para lá e com isso a oferta de cursos superiores aumentou consideravelmente. Sem contar que isso tudo colabora para o crescimento da cidade e aumenta a oferta de trabalho também. Mas nem tudo são flores, cidade que cresce e não tem bom planejamento sofre com: trânsito caótico nos horários de pico, pouca oferta de aluguéis (se não vai conseguir PNR de cara, já pode se arrepiar), a alta nos preços dos serviços e por aí vai...





É em Resende que se localiza a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), segundo maior complexo militar do mundo. É ali que se formam os oficiais combatentes do Exército Brasileiro... Aqueles de carreira e que vivem se mudando... Então a cidade recebe ao longo do ano, além dos cadetes, os familiares que os prestigiam nas formaturas de entrada na Academia, entrega de espadim e espada (quando eles se formam). É muita emoção!!! E tanta festa, que quem vai morar lá já aviso: vá pensando nos figurinos... Que além das festas que já citei ainda tem as festas de aniversário das armas (que são sete) e vários festejos ao longo do ano. Entretenimento é o que não falta. Resende possui muitos barzinhos e o comércio é bem variado. Fora isso, é próxima a Penedo (distrito de Itatiaia) que agrega um pólo turístico com passeio para família, hotéis e uma vida noturna bem animada. Enfim, há muito que fazer... Pois tem shoppings, mercados, teatro, pontos turísticos...

A oferta de escolas é grande, há ótimas tradicionais e as mais acessíveis... As públicas também são muito boas e como disse anteriormente, os cursos superiores estão pipocando... Há quem saia das cidades vizinhas só para estudar em Resende.

Os PNRs de lá ficam no entorno da AMAN e são muitos. A fila de espera é variável de um ano, mas há quem consiga logo que chegue. Dentro da AMAN tem o Hospital Escolar com diversas especialidades clínicas, laboratoriais e odontológicas, caso necessário há o encaminhamento para clínicas da cidade ou até mesmo para o HCE no Rio de Janeiro. Apenas 1 inconveniente que vale a pena informar: como é um Hospital Escolar, toda vez que um aluno aparecer para consulta ele tem preferência no atendimento (mesmo que você esteja marcada antecipadamente) e quando há aqueles "campos” (exercícios militares) muitos desses médicos são escalados, podendo trazer algum desconforto nas consultas.

O clima de lá é bem complicado... No inverno as temperaturas variam em torno dos 15°C e no verão (chuvoso) chega aos quase 40°C. A voltagem é a 110 v.

Bom pessoal tentei ser sucinta no texto, mas sei que toda informação que vier a ser acrescentada ajudará.... Então se sintam convidadas a comentar...

6 comentários:

Alynica Angorá disse...

Qual o preço dos alugueis, pois gostariamos de ir para resende ?????

Transferência? E agora? disse...

Alynica, os aluguéis no centro da cidade (perto da Aman) são em torno de R$2000,00, nos bairros mais afastados vc encontra casas a partir de R$800,00... Com a ida de fábricas para lá, estão construindo muitas casas novas e surgindo loteamentos novos.

Mariana disse...

Carol, Meu nome é Mariana e acabei de saber que irei para Resende. Sou noiva e iremos casar no fim de 2013 e logo em seguida viajaremos. Gostaria de informações mais detalhadas sobre a cidade e como você fala, qualquer item a mais é muito importante. Será a minha primeira transferencia, de muitas. Sou engenheira civil e desde formada, a 3 anos, que tenho um excelente emprego e estou aflita com a possibilidade de não conseguir trabalho em Resende.
Se puder, me manda um email naninhacaldas@hotmail.com
Agradeço bastante.

Anônimo disse...

Realmente a cidade é boa pra se viver.
Mas se forem pedir transferencia pensando pelo lado da saúde dentro da AMAN, cuidado!
O HE é decadente, a maioria dos médicos nao querem ficar mais lá,falta profissionais de varias especialidades, talvez seja por causa da direçao horrivel e ridiculamente autoritária nao sei. Por exemplo, se vc levar seu filho de urgencia, chegando lá vc se depara com o ortopedista, ginecologista, clinico geral e cade o pediatra? Nao tem! Se seu filho estiver morrendo eles te encaminham para o SAMER ou Policlinica. (Detalhe o fusex deve para o SAMER mais de 2 milhoes) Se voce precisar de dentista, bom, detista voce há de achar mas o material voce tem que comprar, tipo bloquinhos, coroa, etc....os dentistas desanimados com o material de baixa qualidade nao capricham nos trabalhos...enfim!
E mais uma para completar minha indignaçao como cidada, voce só será encaminhado para fora do HE se seu exame for de extrema urgencia, ou seja se voce estiver morrendo.
Pergunte para qualquer pessoa. Quem ama a familia e pode paga um plano de saúde por fora como o da Unimed ou Brasdesco pra nunca precisar ir ao HE, ou entao vai no Posto de Saúde mais próximo onde é bem atendido, com respeito e atençao. Os profissionais do HE estao cansados, voce ve isso no atendimento, mas nao é pra menos. Vejo o comercial na tv dizendo que se o jovem da area da medicina ou odonto que for para o exercito será respeitado, etc e tal... Pelo contrário, melhor nao ir... além de ser humilhado eles nao encontrarao material adequado... deem uma olhada na sala do oftalmo aqueles aparelhos antigos...e de ultrason... sem mais comentário. Isso me revolta! E nada muda a nao ser pra pior....mas a entrada da Aman refizeram tiraram a capa de concreto e colocaram outra e pra que??? Mais de 1 milhao...na saúde, aff! Deve!!!

Anônimo disse...

É uma boa cidade.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DA SEGURANÇA

Postar um comentário