terça-feira, 22 de maio de 2012

Boa Vista - Roraima


Hoje nós temos um relato de mais uma amiga, leitora e colaboradora, que vai nos contar como foi a experiência dela no Extremo Norte do país. Se você também quer compartilhar sua história, escreva pra gente: transferenciavivodemudanca@gmail.com

Boa leitura!
Por Luciana Queiroz

Pra quem gosta de calor como eu, Boa Vista é uma cidade que registra altas temperaturas durante o ano todo. Fiquei por lá entre 2005 e 2007. Na região só há duas estações do ano: Calor com sol, ou Calor com chuva, que é o que pode-se chamar de inverno. E quando chove, chove muito, mesmo. A cidade tem poucos prédios. A predominância é de casas. As ruas são largas, coisas de uma cidade planejada.




Em Boa Vista há uma Universidade Federal, que aliás muitas pessoas de outras regiões optam por fazer o vestibular, devido a concorrência ser menor. Tem umas duas faculdades particulares também, além de vários cursinhos preparatórios para concurso.

Em relação a trabalho: pra quem é da área de saúde ou professor, há empregos à vontade. Se você não faz parte desses grupos, é mais difícil, pois só tem funcionalismo público ou comércio. Aliás, o setor comercial é bem pequeno.

O custo de vida é bem caro. As coisas são bem mais caras, pois só chegam de balsa ou avião, já que não há estradas pra lá. Mas há um Bob’s pra matar a saudade de um sanduíche....rs.

Sobre aluguel, na época, o preço médio variava de 300 a 700 reais as casas próximas do centro. Já no centro mesmo elas eram um pouco mais caras.

O sistema de transporte não é dos melhores, não sei se mudou desde então. Havia, na época a chamada lotação, que são carros como táxi, que fazem um percurso definido. Dependendo pra onde você queria ir, tinha que pegar várias lotações.

No tempo que estive por Boa Vista, ainda não tinha minha filha, então confesso que não tenho muitas informações a respeito desse assunto. O que posso passar é que há dois colégios grandes, sendo um deles o Objetivo.

Empregada doméstica era bem barato. Só que, como em qualquer lugar, o ideal era pegar indicação com quem já estava sendo transferido.


A população difere de algumas cidades do Sul do país, por exemplo. Não há muita hospitalidade por parte do pessoal de Boa Vista. Eles são mais sisudos e fechados. Tem muita gente de fora também. São concursados que foram pra lá, a exemplo do que acontece com as faculdades, por ser baixa a concorrência por uma vaga.

Lazer não falta. Há uma avenida principal que tem, no meio entre as duas pistas, uma enorme praça com quiosques, área de lazer para as crianças. À noite é uma delícia para passear. Como faz fronteira com a Venezuela e a Guiana Inglesa, a dica é aproveitar para conhecer esses locais também. Em Roraima tem a Serra do Tepequém, que é um lugar lindo para se conhecer, com cachoeiras, pousada do SESC. Vale muito a pena. Não há praias, mas tem os rios, que o pessoal chama de "Banho". Normalmente tem churrasqueiras, lugar pra colocar redes, bar, tudo na beira do rio.

2 comentários:

Evelin disse...

Morei em Boa Vista de 2004 a 2007. No inicio odiei! Queria matar e morrer! kkk Tive tudo qt foi doença tropical e inclusive malária que quase me matou, pois ninguém sabia o que eu tinha. A saúde é precária, inclusive a particular. Trabalhei na unimed e vi como é nos bastidores da coisa. No último ano, foi perfeito! Tudo começou a dar certo, a vida emplacando, fui embora com muito pesar. Fui pra Campo Grande-MS, é boa tb, mas entre as duas, preferia ter ficado em BV. Na época tb não tinha filho, mas o que pude notar é que criança lá é livre. Deve ser muito bom pra eles, mas o que me preocupa é a falta de recurso na saúde, por isso não quero voltar. Temo pelo meu filho, a malária foi a pior doença que tive. Mas vale muito a pena pra quem deseja ir ou tiver a oportunidade. Das cidades do Norte, pra mim BV é a melhor! Ainda tem a oportunidade de ir para Venezuela/ Caribe, fui 2x, tudo perfeito! Bom é isso, só completando o depoimento da amiga.

Unknown disse...

Morei (servi) em Boa Vista de 2000 a 2005, onde conheci minha esposa. Voltei para visitas em Dez/2008, Dez/2010 e agora Dez/2012. E de todas as vezes, esta foi a vez que encontrei a cidade nas mais péssimas condições de conservação. A praças das Águas está jogada as baratas (e skeitistas e patinadores, que estão terminando de quebrar o que ainda resta da praça). Os bairros estão com as ruas de anti-pó cheios de remendos (as que tem sorte, porque as outras... coitadas!). O povo está mais relaxo do que antes, basta dar uma passada nos banhos (igarapés e lagos), para ver o lixo (dentro e fora da água). O número de invasões aumentaram (tá cheio de espertinhos que diz não ter condições, mas passe nas invasões e vejam o carros e o comércio instalados lá). Eu sou de Curitiba, então eu sei o que falo! Quando as pessoas querem, da pra fazer. Curitiba não é utopia, mas é a utopia das outras cidades do Brasil. Outra coisa é a palhaçada que estão fazendo com o estado, estão entregando tudo para os índios. Tudo com o "aprove" do governo federal. Por que será? Tenho minhas conclusões! E vocês?
Para sair de Roraima, você vai de avião ou vai de carro. De avião, são 2 (empresas) durante o dia e 2 durante a noite. Se for de carro, calcule o tempo de tal forma de você possa cruzar a reserva indígena que tem na divisa do estado de Roraima com o Amazonas, antes das 6 horas da tarde, senão os índios fecham a estrada e você terá que dormir dentro do carro até as 6 horas da manhã do outro dia (parece brincadeira, mas não é!).
O Caribe é lindo, mas se submeter a passar pela Venezuela (pelo seu trato grosseiro para com os turistas), melhor é ir de avião, assim você evita a humilhação a que nos submetemos nas "alcabalas" (barreiras de controle), se me lembro bem, são 6 no total. Aliás, nos brasileiros somos um "bando de bundões", porque quando um estrangeiro chega ao Brasil, só faltamos lamber os ... deles, e quando vamos ao país deles, somos maltratados.
Quem já viajou pelo Brasil, sabe que temos muitos lugares lindos.
Bom, concluindo o meu comentário, atualmente Boa Vista está sucateada e tem roraimense pedindo socorro!!

Postar um comentário