sexta-feira, 25 de maio de 2012

Marido em missão no exterior – parte 2 – A preparação para a viagem de visita


Por Paula

Pois é meninas. Estou de volta com o tema. Dessa vez vou compartilhar com vocês os preparativos para a viagem de visita. Independente se seu marido está ou não em missão no exterior, uma viagem sempre cai bem, e dá uma revigorada na alma e no nosso casamento. Então, lápis e papel em mãos, que aí seguem algumas dicas.






Bom, primeiro é traçar o roteiro. Para se ter um controle maior dos gastos é preciso colocar na ponta do lápis todo e qualquer custo da viagem, e principalmente se ater a eles. Vejo muitas pessoas planejando viagens e deslumbrando nas compras. Furada total. O ideal é já pesquisar mais ou menos o que se quer comprar, levantar preços e verificar três coisas antes de passar o cartão de crédito: 1- Eu realmente preciso disso? 2 – Tenho que comprar agora? 3 – Tenho como pagar? Se pra alguma dessas perguntas houver um não ou talvez, aborte a ideia da compra. É algo supérfluo e indispensável.

Não é ser mão de vaca ou muquirana, é pensamento no dia seguinte. Uma viagem pra ser boa não precisa ter custos altos. Vale ter o foco. Se você, por exemplo, estiver planejando uma viagem a Miami pra compras, tudo certo. Mas se a viagem é, como no meu caso, para reencontrar o amor, ou para uma segunda lua de mel, ou só turismo, vale apertar o cinto. Na verdade, moderação é a palavra.

Bom, os sites de compras coletivas estão bombando de oportunidades para se conhecer qualquer lugar do mundo. Mas leiam as entrelinhas. Sempre há alguns pormenores que podem brecar sua viagem ou gerar um custo não previsto. Eu mesma comprei um pacote que não estou conseguindo utilizar, porque a agência que ofereceu, por meio de um site de compras coletivas, está com dificuldade de efetuar a reserva no hotel prometido. Ou seja, meu planejamento teve que ser refeito, e estou partindo para um plano B, que certamente vai ficar mais caro.

Mas pra quem prefere montar seu próprio pacote, existem bons sites de pesquisa. Alguns, além de passagens de avião, oferecem busca por hotéis também. Meu conselho nesses casos é o seguinte: pesquise nesses sites que buscam pelo menor preço dentre tantas companhias aéreas, por exemplo. Mas não deixe de pesquisar em cada companhia aérea individualmente, em suas páginas. Já encontrei passagem por R$ 600,00 para Brasília em um desses sites que buscam preços em todas as companhias, e no site da própria empresa, essa de R$ 600,00, que tinha o melhor preço, a mesma passagem, mesmo trecho, mesmo horário, estava por R$ 240,00. Não é regra, mas na época que pesquisei, dei sorte de a companhia aérea estar com uma promoção vigente.

Dicas com amigos são muito importantes. Mas se não conhece ninguém que esteja indo pra onde você planejou viajar, não se desespere. Busque informações em fóruns. Digite o nome do lugar escolhido em sites de busca e veja o que aparece. Depoimentos de pessoas que estiveram no mesmo lugar que você pretende ir podem auxiliar muito a não cair numa furada.

Quem tem programa de milhagem também pode baratear, e muito, a viagem. Existem diversos tipos de programas de pontos que podem ser revertidos para milhagens. Nós, eu e meu marido, participamos de dois desses programas e vamos reverter em milhagens para ajudar em uma das viagens. Assim, a gente aperta de um lado, pra poder aproveitar do outro.

0 comentários:

Postar um comentário