segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Alugando um imóvel


Por Rosa

Bom dia gurias. Incrível! O mês de novembro está aí... Nem vi o ano passar. Vocês viram?!E a cada dia se aproxima o dia da mudança. As preocupações são muitas, mas se vocês, assim como eu, terão que alugar um imóvel na nova cidade as preocupações são ainda maiores. Se não conhecemos a cidade nova... PIOR AINDA.
Infelizmente, as vilas militares normalmente, e principalmente, nas cidades grandes não comportam o número de militares da Guarnição. Se nela houver mais de uma OM então nem se fala. ESQUEÇA!!As filas de espera PNR chegam a bater a casa dos 10 ANOS. É VERDADE!!Fiquei passada quando li isso no site de uma OM. E, como falei, não é só nas unidades das cidades grandes que isso ocorre, então antes de ficarem EXULTANTES por estar indo pra uma cidade do interior QUE TEM PNR, entrem em contato com a seção de PNR da unidade e CONFIRMEM a fila de espera pelo mesmo.
Mas então é isso... Saiu a transferência, passada a euforia da leitura do Boletim a PRIMEIRA PERGUNTA QUE FAZEMOS aos nossos maridos é: “TEM PNR?!” O problema é quando a temida resposta é NÃO! Aí, gurias começam a verdadeira preocupação. Se nós conhecemos a cidade pra onde estamos indo, tudo bem é meio caminho andado... Já teremos uma idéia de bairro, valores, imobiliária, etc. Melhor ainda quando já moramos de aluguel anteriormente. Mas e se for a nossa PRIMEIRA VEZ?!Já diz um ditado antigo: “Pra tudo existe uma primeira vez.” Então vamos lá!!!

Alguns cuidados na hora da negociação do aluguel vão garantir sua segurança no momento da entrega do imóvel. Quando fechamos o contrato geralmente estamos na maior correria com um caminhão de mudança batendo a nossa porta, crianças chorando querendo seu quarto, seu brinquedos, cachorro na casa do vizinho querendo um quintal pra correr, móveis amontoados em um guarda-móveis... Mas NUNCA ESQUEÇAM: esse imóvel NÃO É SEU e você vai ter que entregá-lo em 1, 2 ou 3 anos.
Primeiro passo: se você não conhece a cidade, pesquise ou pergunte pra algum colega que já morou lá, qual o melhor bairro pra morar, aproveite e pergunte se esse colega morou de aluguel e qual a imobiliária ele indica. A partir daí comece a sua procura, tenha em mente que nem tudo é como nós gostamos e que muitas vezes vamos ter que optar entre valor, tamanho da casa e comodidades (perto do centro?da escola? do quartel?do mercado?...essas coisas ).Muitas vezes precisamos abrir mão de uma coisa ou outra; mas no final tudo se ajeita.

Não caia no conto... “vou alugar direto do proprietário”, NÃO DÁ CERTO. As imobiliárias existem para segurança do locatário e do inquilino. E, vamos combinar quem vê cara não vê coração.  Bandidos e estelionatários, muitas vezes, são educadíssimos, se vestem muito bem, tem um ótimo vocabulário. Não caiam nessa. Procurem um corretor em uma imobiliária.
Muito bem imobiliária escolhida inicia a maratona de busca pela casa IDEAL. Podem esquecer. A casa de aluguel DIFICILMENTE será a casa dos seus sonhos. Escolha a que melhor se adaptar às suas necessidades e seja feliz, porque morar em uma casa e reclamar o tempo todo NINGUÉM MERECE!
Sendo você um INQUILINO, uma pessoa nova na cidade, não fique ofendida seu crédito será analisado por meio de cópia do contracheque, ou similar, e/ou a imobiliária pode ainda solicitar garantias como deposito caução, seguro, fiador, etc. Tudo normal e nada que deva causar incômodo.
 A imobiliária precisa de garantias então no contrato de locação estará clausulas sobre obrigações, direitos e sanções caso as obrigações estipuladas não sejam cumpridas. NÃO SE ESQUEÇAM de prestar muita atenção nos termos de REAJUSTE DE ALUGUEL, normalmente o mesmo não pode ser reajustado antes de 1 ano.
IMPORTANTÍSSIMO!!! Faça uma visita de INSPEÇÃO ao imóvel, observe TODOS os detalhes atentamente e tome nota do estado da casa em geral e especificamente de cada cômodo da casa:pintura, estado de portas, janelas, vidros,área externa, goteiras( se possível).Tenha em mente que você vai assinar um documento afirmando que  a casa está em bom estado e a partir daí qualquer coisa que você tenha esquecido de anexar a esse laudo de vistoria ficará sob seu encargo.
 Atualmente é comum as imobiliárias cobrarem junto ao aluguel “taxas extras”, onde se inclui desde o IPTU (que eu particularmente acho um absurdo) até seguros contra incêndio, taxa de lixo e esgoto. E, claro, todas as outras taxas pertinentes a um imóvel passam a ser de responsabilidade do inquilino: água, luz, telefone, gás, TV a cabo, internet, condomínio (se houver)etc.  
Leiam com muita atenção o contrato, pois além das clausulas que já citei acima ele ainda estabelece, por exemplo, se animais de estimação podem ser criados e outras restrições (horário de silêncio) áreas comuns, entre outras.  No caso da clausula sobre animais a nova Lei do Inquilinato diz que TODA PESSOA TEM DIREITO A TER UM ANIMAL. Nesse caso NINGUÉM PODE PROIBIR VOCÊ de ter o seu animalzinho, porém não nos esqueçamos de uma regra de ouro: a SUA LIBERDADE TERMINA ONDE COMEÇA A DO SEU PRÓXIMO. Ou seja, o seu animalzinho NÃO PODE PERTURBAR O SOSSEGO ALHEIO. Imagine só o cachorro do vizinho UIVANDO nos seus ouvidos às 6 horas da manhã de... DOMINGOOOO!!!Ninguém merece não é mesmo?!

É bom saber que o Locatário (imobiliária ou proprietário) possui deveres também e estes devem estar entre as clausulas do contrato: entregar o imóvel em condições perfeitas de uso, caso você perceba algum problema após a locação, entre em contato imediatamente e solicite o conserto. Muitas vezes, digo por experiência própria, o locatário leva dias, meses pra realizar o conserto, mas não desista, caso contrário a conta pode sair do seu bolso e no final do contrato ainda cobrarem de você algo que você não deve pagar.
Mais uma vez e, finalmente, repito leiam com cuidado e atenção o contrato antes de assiná-lo;guarde um cópia do mesmo pois ela pode ser útil caso surja alguma dúvida sobre seus direitos e deveres ou alguma clausula acordada no mesmo.
Infelizmente nem sempre teremos boas lembranças dos contratos de aluguel, porém é um mal necessário, pois caso não tenhamos PNR, em algum lugar teremos que morar e como é impossível, pelo menos pra mim, comprar uma casa em cada cidade que moramos... Não tem outro jeito teremos mesmo que pagar aluguel e passar pelas temidos corretores de imobiliária (nada contra eles que fique bem claro). Beijos carinhosos e fiquem com Deus.




1 comentários:

Noiva de militar disse...

ótimas dicas!

Postar um comentário