segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Festas de final de ano... e a dieta?!


Por Rosa

Bom dia gurias! Voltemos a Nutrição mais uma vez. As festas de final de ano estão aí... É inevitável não pensar na alimentação, são tantas festas, no nosso caso ainda tem as festas de despedida das OM, vira o ano OM nova... Jantar de apresentação e por aí vai. Então é impossível seguir a dieta?! Não é difícil, mas não é impossível. Sempre me perguntam como fazer nas festas, qualquer festa, e principalmente no final do ano quando geralmente emendamos festas natalinas, férias e mudança.  A primeira coisa que eu sempre digo: se a sua alimentação é balanceada, nutritiva e equilibrada, com todas as refeições nos horários certos, não será difícil manter a dieta, até porque você já sabe muito bem o que deve e o que NÃO DEVE comer melhor ainda, você já sabe as porções que deve consumir e as trocas que deve fazer para manter o equilíbrio da alimentação mesmo em dias de festas e grandes comilanças.


Mas vamos lá... Então com tantas festanças chegando e as grandes comilanças batendo a nossa porta o que devemos fazer?! Vou dar algumas dicas simples que todas nós podemos adotar e dessa forma não comprometer tanto assim a boa forma e a saúde. Lembrem-se sempre que quando falamos em boa alimentação não estamos apenas preocupados com a estética corporal, que é sim muito importante, mas estamos pensando principalmente na saúde, pois ainda mais importante do que ter um corpo bonito é ter um corpo saudável.

No final do ano parece que as horas voam e que o tempo vai escorregando como areia entre os dedos... Não parece?! Pra mim sempre pareceu que o tempo no final do ano corre como um carro de fórmula 1. Então não deixem tudo para a última hora. Tudo o quê? Tudo. Desde a compra dos presentes até as compras para a ceia.

Quando saírem pra realizar suas compras, tenham sempre um lanchinho na bolsa: uma barra de cereais, uma maçã, pêra ou banana, vão cumprir com louvor a tarefa de matar a fome no meio da tarde, e ainda ajudar a diminuir o estresse causado pelas lojas e supermercados lotados e com os preços nas alturas; não se esqueçam do protetor solar ao andar no sol e levem uma garrafinha de água na bolsa, um picolé ou uma bola de sorvete de frutas pode entrar no lugar de um lanche, mas lembrem que é uma coisa ou outra não os dois. Nesse calor que vem fazendo em todo país um lanche gelado cai bem, também pode ser um pote de salada de frutas (sem creme de leite, leite condensado, ou sorvete).

Muito bem compras realizadas. Comecem as festas!!! NUNCA vá a uma confraternização com FOME, principalmente se você estiver seguindo uma Recomendação dietética para perda de peso é um pedido pra fracassar nas escolhas e trocas, quando ficamos com fome e estamos em frente à comida é como se “parássemos de pensar” o cérebro só pensa em comer e envia sinais para o corpo do tipo: “COMA! COMA! COMA!” E é claro que em frente de tantas delicias quem consegue resistir a um apelo desses?! Eu não consigo, se alguém aí consegue: PARABÉNS! Me ensine como fazer... rsrsrs. Então se a confraternização for a noite, próximo ao horário do jantar, nada de ficar todo dia em JEJUM para “poder comer mais a noite”, o corpo entende que está em perigo e TODAS, leiam bem: TODAS  as calorias consumidas serão armazenadas pelo corpo como uma prevenção para futuros momentos de escassez, essa é uma herança de nossos ancestrais da cavernas, que passavam dias sem comer, por falta de comida mesmo, então quando comiam, comiam muitoo mesmo, e o corpo aprendeu a “guardar para o futuro” e INFELIZMENTE não desaprendeu (rsrs). Então:nada de ficar em jejum ou tomar apenas líquidos para comer mais depois. Siga os horários corretos das refeições e diminua, isso sim, a quantidade das porções para poder cometer alguns (poucos) excessos na hora da festa. Mas se estiver com vontade coma sem culpa. Considero  comer com  culpa uma das piores coisas que podemos fazer pelo nosso corpo. Não sinta culpa e no outro dia, aí sim, modere na alimentação, tome muito liquido e chás para desintoxicar o organismo. Mas lembrem que o excesso cobra o preço depois e que exagerar todos os dias, aproveitando a desculpa das festas de final do ano, vai deixar como presente alguns quilos a mais para mandar embora depois da virada. MODERAÇÃO SEMPRE!!!

Ao preparar o cardápio da ceia procure trocar tudo que for possível pela versão light, com menos sal, menos açúcar, menos gordura, de preferência aos pratos mais leves, introduza saladas de folhas na sua ceia, prefira as carnes assadas, sucos, na sobremesa a boa e velha salada de frutas (lá em casa não falta nunca na ceia de Natal), a carne de peru é uma carne mais leve e saudável que a carne bovina e a carne de porco, muito utilizada no Sul do país na ceia de ano novo, também  possui alguns cortes com  menos gordura que a carne bovina.

Outra fonte de exagero no final do ano são as bebidas alcoólicas... Se puderem fujam das chamadas “calorias vazias”, ou seja, aumentam seu peso e não possuem nada de nutritivo, sendo a única exceção permitida uma taça de vinho ou espumante, de boa origem, que por serem feitos de uvas possuem polifenóis e antocianinas que são substâncias “amigas do coração”. Abuse da água e dos sucos de frutas, ou água de coco para hidratar o organismo com saúde.

O principal nas festas de final do ano é não perder o foco na CONFRATERNIZAÇÃO, é hora d esse reunir com a família, momento de união, de pensar no ano que passou traçar objetivos para o próximo ano e AGRADECER a Deus por tudo de bom que tem feito em nossas vidas e por tudo que ainda vai fazer. Menos consumismo e mais união. Beijos carinhosos e fiquem com Deus.




0 comentários:

Postar um comentário