sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Estou grávida e longe de tudo... e agora?!?!

Por Paula

Olá meninas!

O momento mais esperado por muitas mulheres: ser mãe! Um completo sentimento de satisfação, de amor incondicional. Mas tudo isso pode trazer um pouco de apreensão quando não se está perto da família, amigos, em uma outra cidade, que talvez não tenha os mesmos recursos que gostaríamos de obter para esse momento tão especial. Mesmo assim, não há motivos para desespero...




Pois bem, o primeiro passo é se informar qual o melhor médico (ginecologista-obstetra) que o Fusex atende, e já marcar uma consulta. O acompanhamento é fundamental, principalmente nos três primeiros meses de gestação. Quem já passou pela experiência de ser mãe, sabe que o primeiro trimestre gestacional é realmente muito delicado e exige muito cuidado. Eu mesma tive um sangramento forte nesse período que me assustou bastante, mas o acompanhamento médico, aliado ao repouso me fizeram superar essa fase tão crítica. Uma dica importante é sentir-se bem e confortável com o médico que te atende. Se você não se sentir 100% a vontade com o profissional que te atende, não hesite em mudar. Nem sempre o médico que foi bom pra sua amiga, ou conhecida, pode ser bom pra você. Nessa hora o mais importante é o seu bem estar.

A grávida precisa fazer diversos exames ao longo da gestação. Nada muito invasivo, não se preocupem. Tais exames garantem a sua saúde e do seu bebe, pois o médico pode detectar a falta de alguma proteína ou vitamina e complementar com medicamentos. Se você possui algum probleminha de saúde, o médico pode manter sob controle para que você tenha uma gestação tranquila.

Quem quer se programar para engravidar, uma boa dica é tomar ácido fólico meses antes da fecundação. Pra quem for surpreendido pela notícia de um bebe a caminho, o ácido fólico também pode ser tomado durante o primeiro trimestre. Mas importante: é importantíssimo consultar um médico.

A hora do parto é um ponto de preocupação. Cesária ou parto normal? Eu, antes de engravidar, sempre quis o parto normal. Agora, durante a gestação, li bastante sobre os dois métodos e confesso que mudei minha opinião. É importante que cada uma de nós procure saber o que é bom para a mãe e o que é bom para o bebê. Existem diversos sites especializados em orientação às futuras mamães que explicam esse ponto tão importante (quem quiser eu passo depois, mas vale dar uma pesquisadinha no google). Claro que há uma grande campanha para que seja adotado o parto normal, e não estou aqui defendendo um ou outro método. Por isso vale conversar com o profissional que te acompanha.

Busque informações sobre o local do parto. Veja se há a possibilidade de uma visita, esclareça todas as suas dúvidas. Se você ainda tiver contato com aquele(a) médico(a) de confiança, lá da sua cidade natal ou de outra localidade por onde você passou, e quiser um amparo maior, não hesite. Cerque-se de toda a informação que precisar. Uma mãe tranquila garante uma gestação tranquila.

A distância em princípio, me assustou, afinal venho de uma capital e estou em uma cidade de interior, me bateu uma dúvida sobre se seria bem atendida... Mas logo que procurei me informar sobre médico, hospital, procedimentos, fui me tranquilizando. E a cidade que moro não deve em nada para os grandes centros urbanos. É importante despir-se de todos os pré-conceitos que temos. E percebi que o cuidado aqui é muito maior do que nas cidades grandes. Os médicos se interessam mais, te amparam mais... E quem não gosta de se sentir amparado, não é?!?!

Contar com o apoio da família, ainda que longe, ou dos amigos, mesmo que só pela internet, é muito importante. Nos dá força, e minimiza esse turbilhão de sentimentos que toma conta da nossa vida. Para as futuras mamães, as que já são mamães e as que planejam ser, um excelente final de semana.

2 comentários:

Anônimo disse...

um abençoada grávidez que esse bebê venha encher sua vida de felicidade e que chegue com muita saúde,ainda não sou mãe mas estou me preparando pra ser hehhe adorei suas dicas ótimo final de semana grande beijo Eliara de Lima

Anônimo disse...

Carol, estou passando pela mesma coisa que vc. Estou gravida do meu primeiro, e n sei onde o bb vai nascer; aqui onde eu moro ou na minha cidade natal por conta da minha familia. Meu esposo nao vai estar comigo quando o bb nascer, mas estou pensando em ter aqui onde moro mesmo.

Postar um comentário