segunda-feira, 2 de julho de 2012

Organizando uma festa



Por Rosa

Bom dia, gurias! Estou em falta com vocês. PERDÃO. Segunda passada não postei... (coisa feia). Semana passada foi atribuladíssima, primeiro ano da nossa princesa, Maria Luiza, festa pra organizar, terminando a decoração.... Ufa!!! Cansei. Mas graças à ajuda de amigas valorosas saiu tudo como eu planejei e cada detalhe estava exatamente como eu imaginei.

Então hoje vamos falar disso. Como organizar uma festa de aniversário, decoração, cálculos de doces e salgados e principalmente como planejar os gastos e não estourar o orçamento.
Bem eu estou planejando a festa desde que ela nasceu (rsrsrs). Exagero meu claro! Mas verdade seja dita estou realmente planejando desde que ela completou seis meses. E, vocês não podem imaginar como esses seis meses passaram voando.


O primeiro passo foi escolher o tema; nessa idade os nossos bebês dificilmente terão um personagem favorito então eu optei por usar como “tema” a própria Maria Luiza...
Pra nós que vivemos longe da família as vezes  pensamos em não fazer festa porque não temos os familiares por perto, porém uma coisa que aprendi nesses anos de “vida militar” é que formamos uma família com as pessoas que convivemos. Então nada mais justo que comemorar junto daqueles que dividiram um ano, ou mais da vida dos nossos filhos. Daqueles que dividiram  medos, angustias e alegrias e principalmente dividiram seu tempo e sua experiências conosco. Por isso eu digo pra vocês COMEMOREM, não interessa se será na garagem de casa, no Circulo Militar ou em uma Casa de Festas... Mas comemorem porque esse será um momento de alegria que será lembrado pra sempre.

Bem depois de decidir o tema, como eu mencionei acima, a próxima coisa a fazer é organizar a lista de convidados... Ponto principal: por favor, não se preocupem em convidar TODAS AS PESSOAS que vocês conhecem. Não precisamos convidar esse ou aquele apenas porque somos vizinhos ou colegas, convidem as pessoas que se IMPORTAM com você e com sua família; eu sempre faço isso e não me arrependo. Mas, organize a lista de convidados com antecedência, pois será ela que irá nortear suas compras e seus gastos.

Feito isso decida o que você vai servir na festa... Será um coquetel apenas com salginhos, e os docinhos que não podem faltar? Janta? Nessa hora é bom decidir o horário da festa também. Eu recomendo por volta das 17 horas pois,  já seria a hora do segundo lanche da tarde, quase cinco horas depois do almoço. Nessa hora o ideal é servir um coquetel mesmo... Salgados, doces, cachorro-quente, bolo.

Se você optar por um horário mais cedo poderá acabar tendo que servir o jantar e tendo um gasto a mais. Outro ponto importante a festa terá bebida alcoólica ou apenas refrigerante?Conheço várias pessoas que preferem servir apenas refrigerantes, sem nenhum propósito religioso. É um gasto  a menos e questão de escolha pessoal.

Gurias não se enganem, organizar uma festa despende tempo e pode se tornar muito cansativo se você deixar tudo pra última hora. Portanto a palavra chave para que sua festa seja um sucesso é ORGANIZAÇÃO. E, tem mais, mesmo com toda a organização do mundo alguma coisa sempre dá errado, a gente acaba esquecendo algo primordial e no dia da festa, pouco antes da hora marcada você vai lembrar que não comprou “tal coisa”... Detalhe, numa cidade pequena do interior TODAS AS LOJAS estarão FECHADAS.

Então vamos a algumas dicas que poderão ajudar a diminuir o estresse e a correria nos dias que antecederem festa.
  • Escolha o tema;
  • Faça a lista de convidados;
  • Escolha a data e local (decida se vai fazer em casa, clube ou casa de festas);
  • Reserve o local (em algumas casas de festas ou clubes a reserva deve ser feita com até seis meses de antecedência);
  • Entregue os convites pessoalmente (no mínimo 15 dias antes da festa) e envie por email para aquelas pessoas que você tem dificuldade de encontrar, confirme por email e telefone se as pessoas receberam; hoje em dia muitas pessoas usam as redes sociais para informar seus convidados da festa, eu particularmente acho que os convites, sempre que possível, devem ser entregues em mãos;
  •  Compre ou encomende lembrancinhas, decoração (painéis, balões, enfeites de mesa);
  • Contrate, se for o caso: DJ, palhaço, mágicos, animadores, piscina de bolinhas e cama elástica, pintura artística, escultura de balões e qualquer outra idéia que você tenha para animar a festa reservem com um mês de antecedência;
  • Se a festa for em casa e houver necessidade contrate garçons e confirme a encomenda de salgados e doces com no mínimo 15 dias de antecedência, caso você more em uma cidade grande esse tempo pode ser maior (30 dias);
  • Encomende o bolo;
  • Confirme todos os serviços 1 semana antes para não ser surpreendida por algum problema de última hora;
Para calcular a quantidade de salgados, doces e bebidas você precisará ter em conta o horário da festa e o que você pretende servir. Por exemplo, se for um almoço a quantidade de bebida será maior, se for no verão também. No inverno, principalmente no Rio Grande do Sul, algumas pessoas optam por servir vinho. Leve em conta que crianças e idosos consomem menos que adultos e jovens, mas considerem que duas crianças de 4 anos equivalem a um adulto.

No caso de um coquetel calcule por pessoa (adultos): 10 salgados, 4 doces, 600 ml de refrigerante, 600 ml de cerveja, 100 g de bolo. Se for servir janta ou almoço considere: 200 g de carne, se for churrasco 400 g (divida entre carne, lingüiça, costela ou outro tipo de carne que você pretenda usar), 150 g de arroz cozido por pessoa (50 g cru), 1 batata média por pessoa para salada de maionese.

Vocês podem encontrar outros cálculos, porém eu posso garantir pra vocês por experiência própria, pois minha mãe a avó trabalharam muitos anos com Buffet que esse cálculo não tem erro. Pode sobrar algum salgado pro café da manhã do outro dia (humm, muito bom tomar café passado na hora com salgados da festa) mas se os seus convidados não faltarem a conta será praticamente exata com uma sobra de 10  a 15% dos salgados e doces encomendados (se você encomendar 500 terá para o café da manhã entre 50 e 65 salgados, no aniversário da Malu sobraram exatamente os 65).

Espero que o post ajude vocês a organizar as próximas festas dos seus filhos, a sua ou do seu marido. Em um próximo post contarei como fiz a decoração da festa com a ajuda  valiosa das minhas amigas Ana Paula, Carol Ribeiro e Elaine Berger. Beijos carinhos e fiquem com Deus.





4 comentários:

. disse...

Adorei o post... Com certeza vou usar essas dicas!

TULIPAS VERMELHAS disse...

amei as dicas de quantidades...perfeito

TULIPAS VERMELHAS disse...

amei as dicas de quantidades, assim não se leva susto,faz se tudo na medida certa

Anônimo disse...

adorei as dicas.
gostaria de saber tb se vc tem a quantidade de mini pizzas por pessoa, estou organizando uma festa para adolescentes e estou na dúvida

Postar um comentário