sexta-feira, 20 de julho de 2012

Liberdade de expressão, até o limite da educação!

Por Paula
 
Hoje vou tratar de um assunto bem delicado e bastante polêmico, a liberdade de expressão e o direito de resposta. Hoje em dia, temos a chance de falar o que bem entendemos, para quem quiser ler e ouvir. A internet e suas ferramentas nos permitem expressarmos pensamentos, ideias, opiniões, julgamentos, entre outros, com a falsa sensação de que não sofreremos nada com isso.


Temos sim o direito de nos expressarmos, mas temos que ter em mente que o que dizemos pode ferir outra pessoa, ou um grupo. Quando tivemos a idéia do blog, nos reunimos dezenas de vezes antes de coloca-lo no ar,  para tomarmos cuidado com a linguagem e o conteúdo que publicaríamos. Ainda hoje, semanalmente buscamos nos reunir, tomando o cuidado de lermos o texto umas das outras, tudo com o maior carinho para vocês leitoras.
 
Tanto carinho e cuidado, que a todo momento lemos o que vocês nos escrevem, e buscamos sempre responder ao carinho de vocês. Mas sempre há pessoas que gostam e outras que não gostam do nosso trabalho. E respeitamos a todos. Não temos a pretensão de sermos unânimes, mas buscamos, ao menos, não ofender ninguém.
 
No jornalismo, minha área de atuação, quando há uma matéria ofensiva, ou de grande repercussão negativa, há um mecanismo chamado direito de resposta, que dá ao ofendido, o mesmo espaço para se defender ou se explicar. Como relatei anteriormente, sempre recebemos e lemos todas as mensagens de apoio, incentivo, e críticas enviadas por vocês leitoras. E de coração, agradecemos a cada uma delas. Elogios nos dão força, e as críticas nos fazem melhorar, sempre em prol de trazer a vocês, o melhor conteúdo, as melhores informações e toda a cumplicidade que temos entre amigas. Porque além de sermos amigas, consideramos cada uma de vocês leitoras, como nossas amigas.
 
Então, se por ventura alguma de vocês se sentirem ofendidas com algo que escrevemos, por favor nos escrevam, que analisaremos e daremos o espaço para que se expressem. Só tenham a certeza de que aqui nos expomos, colocando nossas histórias, pensamentos, opiniões, enfim, nos abrimos. Nenhuma de nós se utiliza desse mecanismo cada vez mais popular, que é a internet, para ofender ninguém. Aos que infelizmente não agradamos, nossas sinceras desculpas, e solicitamos a diplomacia e educação. Aos que nos curtem e nos acompanham, agradecemos o carinho diário. Somos todas companheiras de mudança e de vida militar.

Um abraço carinhoso.

2 comentários:

Transferência? E agora? disse...

Falou e disse Paulinha!

Anônimo disse...

Isso aí, nem Deus agradou a todos, que dirá nós simples mortais né!Mas o site está de parabéns, sempre com dicas ótimas.

Postar um comentário