quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nossos direitos e deveres sobre o PNR.


Por Rosa e Carol Ribeiro


Pessoal o tema é polêmico, mas cabe direitinho aqui no blog. Está próxima a corrida de transferências, então vale à pena estar informado sobre os direitos e deveres do permissionário de um PNR. É sempre bom não ser pego de surpresa na hora de entregar a casa ou apartamento no qual moramos.

Assim como para tudo na vida há regras: Regras do condomínio, regras da Universidade e das escolas, regras para trânsito e porque seria diferente com os PNRs? Nessas horas o bom senso é primordial, pois existem regras não escritas que nós devemos seguir. E como nosso interesse é informar e ajudar, esse post tem como finalidade mostrar as regras de ocupação e desocupação do nosso tão falado Próprio Nacional Residencial.


Bom há uma norma geral regulamentadora que fala a respeito dos PNRs e é ela que serve como base para que cada unidade crie sua norma interna para isso que são as NGAs (Norma Geral de Ação).

Vamos começar pelo seguinte pra quem não sabe o seu marido deve fazer um requerimento avisando do interesse de ocupar um PNR, a partir daí a OM vai colocá-lo na lista de espera, se houver, ou avisar da disponibilidade de ocupação.

A princípio recebemos os PNRs em boas condições, pois a cada final de ano quando desocupados os mesmos passam por reformas, se for necessário e são redistribuídos de acordo com a lista de espera.

Ao chegar na casa nova por vezes nos deparamos com situações que nos estressam, apesar da lei geral as condições do PNR dependem da OM e sua fiscalização.Portanto não esperem que tudo seja  perfeito.

Uma regra que geralmente é seguida pelas Oms é pintar todos os PNRs desocupados, mas se esse foi pintado no ano anterior e está em boas condições isso não será feito, você pode pintá-lo, por sua conta, se achar necessário. Um ponto importante a ressaltar aqui, VOCÊ ATÉ PODE PINTAR ALGUMA PEÇA DA CASA OU PAREDE, MAS DEVERÁ ENTREGAR O PNR NA COR EM QUE RECEBEU. Já vimos casas com parede da sala vermelha, corredor amarelo-ocre, quarto de criança metade azul e metade verde, e assim por diante... a criatividade  é muitaaa. Mas o que ocorre é que a pessoa pinta e esquece, ou não sabe, que na hora de entregar o Fiscal não vai aceitar (depende do fiscal e da OM, mas na maioria das vezes não é aceito). Outra coisa VOCÊ NÃO PODE fazer obras no PNR sem autorização do Comandante da OM, mesmo que você vá pagar do seu bolso.

Uma coisa meninas, pensem sempre que a casa é sua TEMPORARIAMENTE,que você é um Permissionário, tem permissão pra morar mas precisa de autorização para fazer qualquer coisa na casa. Importante pensar que você não gostaria de receber o PNR em más condições ou quase destruído (como nós mesmas já vimos).

Outra coisa, entendam que a partir do momento que você é permissionário e se a OM resolver que deve fazer uma obra ou mudança no local eles podem fazer a gente querendo ou não. Lembrando também que ao entrar no PNR assinamos um Termo de Vistoria que deverá estar preenchido sobre as condições do mesmo no momento de recebimento. Esse documento,igual acontece nas imobiliárias, dará segurança ao permissionário para que no momento de entrega o mesmo  não tenha que responder por algum dano que não seja de sua responsabilidade ou de  seus dependentes.

Essas são algumas regras escritas, vamos agora a outras nas quais vai prevalecer o bom senso.

Hoje em dia quem não tem um animal de estimação?! São poucas as pessoas... A Carol não tem, eu em compensação tenho por ela, pela Paula e por mim... Rsrsrs. Tenho três. Imaginem quando os três resolvem latir ao mesmo tempo, vira uma sinfonia, porém na mesma hora eu brigo com eles e os coloco para dentro de casa. Tudo bem que eles são cachorros e latem, mas os meus vizinhos não são obrigados a escutá-los ininterruptamente principalmente durante a noite ou um sábado e em um feriado as 06h00min horas da manhã. Sem querer ser repetitiva, mas já sendo, o BOM SENSO deve prevalecer. Da mesma forma não devemos deixá-los soltos pelas ruas da vila porque fatalmente irão fazer suas necessidades nas proximidades e até na grama do vizinho. Imaginem a Carol que não tem e outro dia teve que juntar e lavar sua área, pois algum cachorro entrou e deixou um "presente" na porta. Isso vale também para quem tem gatos.  Pelo que pesquisamos a IG não fala diretamente do barulho dos animais, mas nesse caso rege a lei do silêncio (das 22h00min até as 07h00min da manhã).

Mais uma coisa, reparos do tipo: trocar chuveiro, torneiras, lâmpadas, tampas de vaso sanitário e etc, são reparos que muitas vezes a OM faz, porém a responsabilidade é do ocupante.

Esperamos que esse post realmente ajude a esclarecer que temos direitos, mas temos deveres e a dica é que todos leiam a portaria regulamentadora para evitar transtornos e aborrecimento.

Clique AQUI o para acessar o link da legislação vigente.

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o assunto escolhido ....o essencial para tudo na vida é se ter educação e bom senso....

Anônimo disse...

Certo vez um morador que conheci esqueceu a chave da casa e para entrar em casa quebrou o vidro da porta para poder abri-lá depois ficou reclamando vários dias que não consertavam seu vidro e reclamando ao vento,isso é uma completa falta de bom senso...

. disse...

Excelente post... Mas acho que pior que fazer reparos e vizinhos "sem-noção" é o tempo de espera por um PNR, meu Excelentíssimo estava falando que em São Leopoldo/RS (onde estamos) chega a demorar 10 anos a espera...

Anônimo disse...

ótimo post, faltou apenas complementar, que a ocupação do PNR, segue as regras de um aluguel e o locatário é responsável por tudo que tem e que acontece dentro dele e que a casa de um não é extensão de outro, sendo assim, cada um deve cuidar do seu espaço sempre, para que não tenha problemas com a vizinhaça, assim como no caso do cocô, que foi citado acima. Entra também o caso de crianças entrarem nas casas para pegar bola, sem autorização, ou vizinhos mal educados que jogam coisas nos quintais alheios, isso vale lembrar sempre. Outro ponto, como diz o comentário ai acima, é os proprios militares acharem que o quartel tem obrigação de fazer alguma coisa, em relação a vidros etc... Digo, não tem não, é cada um por si. Agora vamos falar aqui né? o que tem de casa destruída para ser ocupada é uma coisa viu, só nos resta entender que militar e família é porco? Tenho uma vizinha, que os filhos comem e jogam o lixo na casa ao lado e outra que as coisas ficam tão amontoadas que os ratos vivem ali fazendo ninho, um lixo mesmo e aqueles que não ensacam seus lixos e deixam ali na lixeira voando tudo. Caraca, é cruel viver assim, rodeados de gente porca. Mas é assim mesmo.

Anônimo disse...

Ótimo post! Estava procurando sobre cidades que meu esposo vai pedir transferência e encontrei o blog. MARAVILHOSO! Eu concordo com a Katiane, meu esposo e eu estamos na Lapa - Pr a 3 anos, e não conseguimos PNR. E tem casas vazia, tem alguns militares que moram sozinhos (não são médicos ou afins) e estão lá ocupando. Que eu saiba, PNR é prioridade para quem é casado e principalmente pra quem tem filho. Aqui as pnr's são horríveis, não cuidam delas, a unica casa que é pintada (mais de 1 vez no mes) é a do comandante. Mas fazer o que? É a nossa vida, Deus nos ajude e proteja. Eu também tenho um blog, é destinado para mulheres de militares, eu sou muito novinha ainda, mas ele é mais sobre moda, looks para formatura, etc. http://camuflagemrosa.blogspot.com.br/ BJOS!

Crissy Narcizo disse...

Adorei o post! É tudo isso mesmo.
Acho que vale acrescentar que, se você fica menos de 2 ano no PNR tem que pagar uma taxa para a prefeitura, que eles dizem que é para fazer os reparos necessários. (O que eu acho que é um absurdo, mas enfim)
Acho que as pessoas têm que se conscientizar, pq ngm gosta de receber casa esculhambada (o que acontece MUITO), mas também ngm quer arrumar.
Enfim, como sempre, vai da educação de cada um né...

Cibele disse...

Olá!!!
Vcs sabem me informar como consigo uma listagem de cidades que possuem PNR?? Obrigada!

Postar um comentário