segunda-feira, 9 de julho de 2012

Férias escolares. O que fazer?


Por Carol Ribeiro


Então, para quem tem filho essa época do ano pode ser de "arrepiar os cabelos". Férias escolares sem viagem planejada pode ser sinônimo de filho emburrado em casa, mãe descabelada com a bagunça e sem saber o que fazer com a criançada. Dependendo do lugar que a família reside, a falta de opção para distração pode ser um problema e até gerar certo desgaste com a família. Se a mãe trabalha fora então...


Uma coisa que indico quando os dois (pai e mãe) trabalham, é sempre bom intercalar as férias (pai entra de férias no meio do ano, mãe no final ou vice e versa), o ruim é que quase nunca vão poder viajar, mas a criançada não vai ficar em casa sozinha com estranhos. Por isso é sempre bom planejar sempre que possível!

Outra coisa que pode sair prejudicado com as férias é o bolso, pois se há lugar que não tem nada pra fazer, em contra partida tem lugares que há muuuito o que fazer. Deixando um déficit na conta bancária no final do mês. E se não há uma viagem planejada e não há condições para tal, por que não sentar com o/os filhos e colocar no papel o que eles gostariam de fazer nas férias escolares. Normalmente este recesso de meio de ano dura bem menos do que as férias de final de ano, aqui em São Miguel do Oeste as escolas fecham por apenas duas semanas a contar da 3ª semana de Julho, mas sei que em vários lugares do Brasil esse recesso pode até já ter começado nesse período e durar um pouquinho mais (ou até menos).

Bom, um começo é pesquisar que atrações há na cidade para os pequenos e fazer uma lista com os valores estipulados para cada evento. Por exemplo: numa ida ao zoológico, tem que ter em mente que vai gastar com entrada, lanchinho e estacionamento (se for o caso)... No cinema, idem. Dentre os programas que podem ter na sua cidade podemos colocar na lista, além daqueles que foram citados acima: Shopping, parques de diversões, museus, hortos, hotel fazenda, parques aquáticos, colônias de férias, etc.
Ilustração achada na internet.

E como sair de casa todos os dias pode se tornar muito cansativo e caro, sugiro intercalar esses passeios com atividades feitas em casa mesmo. Uma dica é comprar material de pintura (desses baratinhos mesmo) e promover um dia de artes, essa atividade pode ser feita por crianças de várias idades. É só comprar tela, pincéis e tinta guache, pegar um desenho na internet mesmo... Imprimir, passar o risco á lápis e depois pedir pra criança cobrir, se já for um pouquinho maior pode deixar soltar a imaginação para o desenho que quiser. Lembre-se de reservar um canto da casa para isso, cobrir com jornal e colocar uma roupinha bem velha que não tenha problema de estragar... Rsrsrs... Principalmente para depois não me xingar!!!kkk

Outra boa dica é que se a criança souber ler, presenteá-la com um livro e uma revista em quadrinhos com meta de terminar essa leitura até o fim das férias. E vai além... Alugar filmes, combinar com os amiguinhos da escola ou das vilas para brincar nos clubes, fazer piqueniques e pensar em brincadeiras para deixar a criançada movimentada.

É importante não mudar completamente a rotina dos filhos nessas horas, principalmente quanto à hora de dormir, pois pode trazer prejuízo para os pequenos na readaptação de volta as aulas. Cada cidade, por menor que seja, com certeza haverá algo a fazer nessa ocasião... O importante é não deixar a molecada só deitada assistindo a televisão ou jogando videogame, tem que descansar... Mas criança feliz é criança ativa! Espero ter ajudado e boas férias!!!

Num próximo post a nossa Nutricionista de plantão, Rosa, vai escrever sobre dicas de lanches para a galerinha. Tem alguma dúvida??? Já deixa aqui seu comentário para semana que vem ter a resposta.



0 comentários:

Postar um comentário