segunda-feira, 16 de julho de 2012

Lanches para as férias das crianças.





Por Rosa

Então gurias: as férias chegaram! Semana passada a Carol deu dicas sobre como manter nossos filhotes ocupados e não cair numa rotina tediosa, e cara, durante esse poucos dias de férias no inverno. E, nessa semana, meu post é sobre os lanches durante as férias.

O correto em uma alimentação adequada é o fracionamento das refeições entre cinco a seis vezes ao dia. A recomendação é a mesma para as crianças. As mamães que já passaram da fase da introdução de alimentos complementares (a partir dos seis meses de idade) sabem que no meio da manhã e no meio da tarde é necessária a introdução de um lanche para que possamos atender as necessidades calóricas e de vitaminas e minerais que vão atender a demanda do crescimento acelerado nessa fase da vida. Como esse crescimento se estende até a adolescência, passando por períodos em que a criança estaciona um pouco e depois retorna ao crescimento acelerado não podemos descuidar NUNCA da alimentação e da oferta adequada de alimentos.

Nas escolinhas maternais e de alfabetização é obrigatório o oferecimento dos lanches, seja ele fornecido pela escola ou levado de casa. As escolas públicas também oferecem esse aporte e o mais importante a prescrição dos lanches conta com a supervisão da Nutricionista Escolar (obrigatório em todas as escolas públicas ou particulares no Brasil) procure saber se a escola do seu filho possui uma e caso não possua procure descobrir QUEM analisa e confecciona o cardápio de lanches da escola. Pois alimentação é um assunto seriíssimo e deve ser tratada e cuidado por quem tem conhecimento para isso.

Bem mas na escola, seja de casa ou fornecida pela instituição, nossos filhos possuem um HORÁRIO correto para o lanche e seguido a risca. Mas e nas férias, em casa? Como proceder? Em Nutrição costumamos dizer que a ROTINA ALIMENTAR é muito importante, pois o corpo acostuma com horários e passa a “pedir” alimentos na mesma hora e isso é bom porque o hábito de comer sempre na mesma hora nos impede de “beliscar” tudo que encontramos pela frente. O mesmo ocorre com os pequenos e por isso mesmo nas férias a rotina alimentar não deve ser alterada. Claro que um dia ou outro não vai fazer um estrago muito grande, mas regras gerais procurem não alterar os horários, pois na volta das férias o sofrimento será enorme... Para as crianças, para as mamães e para as professoras. Então NÃO altere a rotina de refeições.

Então comecemos pelo café da manhã; é comum nas férias as crianças dormirem um pouquinho mais, principalmente nos estados do Sul que é época de frio intenso, mas procurem não exagerar nesse “pouco mais”, nada de dormir até o meio dia e pular as principais refeições ou tomar o café na hora do almoço. O corpo precisa do café da manhã para “acordar” o metabolismo (já falamos sobre Metabolismo em outro post, caso não tenham lido olhem lá). Uma sugestão, se for muito frio onde você mora, acorde o pimpolho faça com que tome o café e volte mais um pouco pra cama. Assim eles não perdem uma refeição principal e podem curtir as cobertas quentinhas por mais um tempinho. Os lanches devem ser tomados de duas a três horas após a refeição principal, por exemplo, se o café foi às oito da manhã por volta das dez horas é hora do lanche da manhã, uma fruta ou iogurte está ótimo. No caso do almoço três horas depois é geralmente o mais indicado para o lanche da tarde e geralmente é esse o horário seguido pelas escolas onde lanche é servido entre três e três e meia da tarde.

O que geralmente acontece é que aproveitamos as férias, principalmente no inverno, e abrimos espaço pras guloseimas, eles estão em casa os lanchinhos no armário (biscoitos recheados, sucos, refrigerantes, chocolates, etc.) ao alcance das mãos gulosas e cheias de tédio, por incrível que pareça eles muitas vezes não querem ir para a escola, mas quando as férias chegam reclamam de ficar em casa... Então gurias, melhor planejarmos os lanches com antecedência, práticos, fáceis e acima de tudo nutritivos e deliciosos. Vamos aproveitar também para servirmos alguns alimentos quentinhos para espantar o frio, o que não podemos na lancheira.

Por isso aí estão algumas dicas de lanchinhos rápidos, práticos, fáceis, saborosos e principalmente: MUITO NUTRITIVOS. Uma observação não vamos nos esquecer de priorizar o consumo de leite nos lanches, garantindo assim garantimos o aporte necessário de cálcio que é essencial para a formação óssea, principalmente na fase de crescimentos dos nossos amados... (caso seu filho tenha intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca substitua por Alimento de soja ou Leite com baixa lactose, esse será tema de outro post).

Podemos oferecer no lanche da tarde: pipoca (sim, você não leu errado, PIPOCA...) é um alimento rico em carboidratos que vai garantir energia para as brincadeiras e fibras que vão garantir saciedade, mas prefira a de panela porque você pode controlar a quantidade de óleo e sal e a quantidade que a criança vai comer,
pode ser acompanhada por um suco de soja (uma vez na semana).

Outro lanche prático e saudável: sanduíche natural pode ser de pão francês ou de forma, recheado com requeijão, queijo e peito de peru e uma saladinha colorida pra incrementar (cenoura ralada, tomate picadinho e alface picada) acompanhado de um suco de frutas (pode ser de laranja feito e tomado na hora para que não haja perda da Vitamina C), da fruta preferida do seu filho, procure usar sempre as frutas da estação, pois a disponibilidade de vitaminas e minerais é maior na safra da fruta. Além do suco pode acompanhar o sanduíche o leite com achocolatado, nesse caso use o leite quente que traz sensação de conforto e aquece as tardes geladas no Sul do país, ou vitamina de frutas.

Outra boa opção é uma torta de legumes, bem colorida também, pois chama a atenção da gurizada, com uma massa bem fina que não seja folheada porque possui muita gordura, indico aquelas bem fáceis de liquidificador. Uma dica: faça uma tarde de culinária, peça ajuda pra confeccionar a torta ou o sanduíche; prepare-se para a sujeira na cozinha, mas a carinha de satisfação ao dizer “fui eu que fiz” vai compensar.

Por fim se for oferecer algum doce, prefira os bolos simples sem coberturas e se na sua cidade houver shopping e vocês forem dar um passeio e os inevitáveis lanches da praça de alimentação fizerem os olhinhos brilharem prefira um salgado assado a um hambúrguer das famosas redes de fast-food que são recheados de gordura, sal e conservantes e que por mais que sejam bonitos e acompanhados de brinquedos não trarão nenhum benefício à saúde dos pequenos. Tudo bem... Vocês podem oferecer UM desses lanches, APENAS UM durante as férias, se não houver outra escolha. Outra coisa importante que talvez vocês não saibam o excesso de açúcar provoca agitação nos pequenos... Lembra daquele dia que vocês passaram no shopping ou em um parque e os pequenos passaram comendo sorvete, refrigerantes, doces e lanches?!Na hora de dormir você notou que eles estavam muito agitados e demoraram muitoo pra dormir apesar do cansaço? Culpa do açúcar que é um carboidrato, os carboidratos fornecem O QUE mesmo??? ENERGIA. Pronto!Explicada a agitação.

Então gurias, espero que o post ajude a passar esses dias de férias sem muitos atropelos, não esqueçam: procurem manter a rotina dos filhotes sempre que possível, pois será a melhor forma de não ter problemas futuros. Beijos carinhos e fiquem com Deus.
















0 comentários:

Postar um comentário