terça-feira, 5 de junho de 2012

Rio Negro - PR

Terça-feira especial! A postagem de hoje foi escrita a quatro mãos. Nossas amigas, leitoras e colaboradoras Luciana e Elaine contam a visão delas da cidade de Rio Negro, no Paraná. Se você também quiser compartilhar sua história, escreva pra gente: atendimento@transferieagora.com.br.


Boa leitura!



Por Luciana e Elaine


Rio Negro é um município do Estado do Paraná e possui em média 30.000 habitantes, faz divisa com a cidade de Mafra em SC e juntas somam 80.000 habitantes.  O que separa as duas cidades é o Rio Negro e se ligam pela Ponte de Ferro (cartão postal da cidade). Localiza-se a 100 km de Curitiba (via BR 116 e onde se localiza o aeroporto mais próximo), 130 km de Joinvile-SC uma das maiores cidades de Santa Catarina, onde tem opção de lazer o forte de São Francisco, que possui uma área reservada para os militares na praia da Enseada. E Seguindo pela BR 101, mais uns 100 Km chegará a Balneário Camboriú, uma das mais badaladas praias do litoral Catarinense.


Ponte que liga Rio Negro e Mafra


O clima de Rio Negro é bem parecido com o de Curitiba, é bem úmido e frio. No inverno o frio não é tão rigoroso, porém o verão é mais curto e com temperatura amena. Uma curiosidade é que lá é conhecido por ser o local mais nublado do país, com menor incidência solar durante o ano, isso é explicado devido à proximidade com a serra do mar. Então pessoal quem tem rinites, asma, problemas respiratórios em geral, e crianças pequenas pode ser prejudicado com esse clima. Nós que moramos lá numa média de 6 anos sofremos bastante com isso, as crianças viviam no médico... Principalmente no período do inverno.

O quartel da cidade é o 5 Regimento de Carros de Combate (5RCC) e está passando por uma transformação onde será construído uma nova sede. Também está sendo construída uma nova vila de Sargentos que serão pelo menos 3 prédios novos para acomodar uma média de 48 famílias. Já a vila dos oficiais conta com 7 casas de madeira bem antigas e algumas estão bem ruins, mas são grandes com boa divisória e armários embutidos, sem contar os pátios espaçosos. Possui hotel de transito, próximo ao aquartelamento, com aproximadamente 4 quartos. Com relação aos aluguéis, a oferta é pequena e a média de preço é de R$ 700,00.
A cidade possui 3 colégios particulares ótimos com mensalidades a partir de R$ 300,00, sendo que os colégios públicos são de boa qualidade. Quem deseja fazer um curso superior ou uma pós, pode se dirigir a cidade vizinha (Mafra) ou for até Curitiba e Joinvile. O custo de vida em geral não é alto, com mercados bons e bastantes opções no comércio. Quanto ao lazer por ser uma cidade pequena não oferece muitas opções, mas é tranquila com praças e parquinhos bem equipados para a criançada.

Quanto à saúde, há no quartel 2 médicos clínicos e 2 dentistas, podendo ser encaminhado para clínicas conveniadas ao fusex da região, ou até mesmo para o Hospital Militar de Curitiba. Não podemos reclamar dos médicos da cidade, que são bons, inclusive para quem possui animais tem ótimas clínicas veterinárias.

A voltagem é a 220V. E para finalizar, não podemos deixar de registrar que lá possui ótimos cafés coloniais e possui o maior presépio de palha do mundo.
Presépio de palha de milho que representa a cidade de Belém na época do nascimento de Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário