quarta-feira, 6 de junho de 2012

Misturando estilos e reaproveitando móveis na decoração.


Por Carol Ribeiro

Mesa de canto restaurada.
Num post anterior defendi que é melhor investirmos em móveis resistentes que vão durar mais do que gastarmos dinheiro com móveis descartáveis que durarão apenas 2 ou 3 desmontagens. Mas é lógico que quando não dispomos de dinheiro necessário para adquirir aquele móvel que vai te acompanhar pelo resto da vida, podemos lançar mão de artifícios para arrumar a nossa casa com o máximo de carinho e menos custo.


E é disso que vai tratar esse post de hoje. Quem não gosta de entrar num lar organizado, limpo e que ao olhar percebe que tudo foi cuidado com simplicidade e carinho? Mesmo que os móveis não sejam semelhantes aqueles da última mostra de Design de Milão, com bom gosto e paciência dá para fazer milagres com a decoração. Basta ter bom senso e um pouco de bom gosto!

Uma tendência que ganha força dos arquitetos e designers é o reaproveitamento de móveis aliado a mistura de estilos. A mistura de estilos nos possibilita "brincar" com móveis de épocas diferentes e usada com inteligência a sua casa não vai ter cara de "casinha da vovó". E aliado a isso, reaproveitando móveis, reformando e/ou dando a eles usos diferentes para qual ele foi inventado acaba sendo uma maneira de não somente economizar dinheiro, mas também de pensar no ecossistema  em geral e não descartar lixo desenfreadamente na natureza.

Uma boa dica é procurar perto de onde você mora os brechós que vendem móveis usados, aqui no sul chamam de bric's, e garimpar peças que alguém julgou não precisar mais. Nesses lugares há muita coisa que talvez não se reaproveite, mas também há móveis que reformados atendem bem ao que precisamos ou até melhor e ainda com um custo bem menor do que se fossemos numa loja cara comprar. Em Recife morava perto da Rua da Conceição (no Centro da cidade próximo ao Shopping Boa Vista) que possuía várias lojas de móveis antigos e usados, mas como uma maioria das peças eram da época do Brasil Colonial os preços eram meios salgados não me dando oportunidade de adquirir algum... (só babava mesmo e imaginava aquelas relíquias na minha casa depois de repaginadas). No Rio de Janeiro fiquei sabendo de um na Rua Marechal Fontanele, nº 4491 Sulacap (Dica da minha amiga Ana Paula)

3 itens de brechó: Da esquerda para direita. Carrinho de chá  que virou barzinho, guarda-roupa restaurado que virou cristaleira e pé de máquina que foi lixado, pintado e adicionado tampo de mármore.
Mesa de centro que foi restaurada e virou banco.

Mas enfim, há quem consiga fazer verdadeiros milagres... Vou citar o exemplo da minha amiga Ana Paula que adora ir nesses lugares (escondida de mim, lógico, pra não correr o risco de eu arrematar antes dela) e já fez verdadeiros milagres, inclusive já ganhou de graça numa dessas compras uma mesinha que ela reformou e transformou num banco. Ficou genial!!! A foto está ao lado.



Colchão que virou sofá-cama 
Na minha casa tinha um colchão que nunca tinha lugar e estava sempre atrapalhando. Vivia escondendo ele atras da cortina ou debaixo da cama, até quando resolvi mandar um estofador cobrir ele com um tecido legal e fazer um box simples com o mesmo tecido e botar uns pezinhos... Coloquei umas almofadas em cima e pronto! Virou um sofá-cama e a brincadeira saíu no máximo R$200,00. Quando não tenho visitas ele é meu cantinho de leitura. Foto ao lado.



As 2 imagens abaixo são do quarto da filha da Ana Paula, Ana Luiza, que tem 13 anos, na foto da esquerda nós encontramos o armário e a cômoda de mdf que foram recobertos com tecido (colado com cola cascorez  extra adesiva). Na foto da direita vemos o criado mudo, também de brechó, restaurado e a cama com lençol e travesseiros feitos pela Ana com os tecidos que ela usou para restaurar a cômoda e o armário.

 Já estava com esse tema na cabeça há um tempo para escrever (a pedido das amigas), mas recebi um incentivo ao assistir o Jornal Hoje da TV Globo uma matéria que complementa o que eu disse acima. (Clique aqui para ver a reportagem). 

Então é isso pessoal, espero ter dado boas dicas!! E se alguém quiser entrar em contato e pedir um post sobre um assunto específico, fique a vontade!!

0 comentários:

Postar um comentário