quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mulher camaleoa


Por Paula

Todas nós mulheres, às vezes, ficamos de uma tal maneira, que nada está bom. Pra umas, mudar a arrumação da casa já resolve o problema (e estão aí as dicas que aCarol vem mostrando aqui no blog)... Pra outras, mudar o visual pode fazer verdadeiros milagres... Mas o que fazer? Onde ir? Será que vou gostar? Essas são perguntas que permeiam o imaginário feminino...


Bom, sorte nossa que cabelo cresce e se o caso for de mudança de coloração, pra tudo se dá um jeito... Vale a pena topar o desafio! Não vou afirmar que vai ficar bom ou ruim, mas vou tentar dar umas diquinhas do que optar na hora de mudar o visual. Espero que gostem!


Então, mãos a obra!

Primeira coisa: identifique seu tipo de rosto. É muito importante, porque nem sempre o que fica bom naquela atriz bonitona da novela, vai cair bem em você.

Pra quem tem rosto oval, quase não há restrições. Digo quase, porque só não vai ficar bom o que você realmente não gostar. Isso porque quem tem esse tipo de rosto tem um rosto simétrico, que permite até cortes ousados, penteados arrojados e cores vibrantes.





                               


O rosto mais quadrado já fica um pouco mais limitado. Em geral a testa é mais larga. A dica é usar franja pra disfarçar, ou optar por cortes mais clássicos, com o comprimento do cabelo médio ou longo.







A franja é bem vinda também em quem tem o rosto triangular. Esse formato de rosto permite cortes até a altura do queixo, que deixam o rosto mais simétrico.








Quem tem o rosto redondo só não pode optar por nada muito volumoso, nem  cortes acima do queixo, o que deixaria o rosto ainda mais redondo. Fora isso, franjas são muito bem vindas, assim como qualquer tipo de corte, respeitando a linha abaixo do queixo.




Há na internet programas que simulam cortes de cabelo. Basta você colocar uma foto sua e visualizar como você ficaria com cabelos longos, curtos, curtíssimos, etc. É uma grande ajuda, mas nem sempre vão dar um resultado satisfatório.

Quanto a coloração, isso vai do tom de pele e estilo de cada um. Quem tem a pele branca, mais rosada, os tons escuros caem, em geral muito bem. Quem é bem branquinha fica bem com quase tudo. Só tons escuros demais ou muito claros acabam deixando a pessoa mais pálida. Pele negra cai muito bem com tons escuros com nuances de dourado e vermelho. Mas como eu falei, vai do gosto de cada um, e, meninas, o nosso espelho é nosso melhor amigo! Se ele te diz que você está bonita e você se sente bem, não há regras para o seu bem estar...

Eu não aconselharia a ninguém a tingir os cabelos sozinha. Dependendo do que se quer fazer, o resultado pode ser desastroso, principalmente para quem quer clarear as madeixas. A escolha do produto também deve ser cautelosa. Hoje há no mercado tinturas de todos os tipos. Encontrei no site da abril essas dicas:

Tintura permanente
- O que é
À base de amônia e oxidante, penetra na fibra capilar e altera o pigmento, dando-lhe nova cor.
- Indicação
Cobre fios brancos e faz mudanças radicais: clareia a cor natural em até quatro tons, dois se o cabelo for tingido e escurece sem restrição.
- Tempo de aplicação
35 minutos
- Duração
De 40 a 60 dias


Tintura temporária (rinsagem)
- O que é
Livre de amônia e de oxidante, contém apenas corante, que adere na parte externa dos fios.
- Indicação
Indicada para quem deseja mudar o visual, mas está insegura. Também para quem quer brilho, realçar a cor natural e disfarçar os primeiros brancos.
- Tempo de aplicação
25 minutos
- Duração
5 ou 6 lavagens


Tonalizante (tintura semipermanente)
- O que é
Possui baixo poder de oxidação e não tem amônia. Só escurece os fios e tinge apenas metade dos brancos, pois age apenas na superfície.
- Indicação
Ótima para aquelas mulheres que precisam realçar a cor da cabeleira e, de quebra, ganhar uma boa dose de brilho.
- Tempo de aplicação
25 minutos
- Duração
20 lavagens


Xampu colorante
- O que é
Clareia até dois tons dos cabelos virgens, colore 40% dos brancos e dá brilho aos tingidos.
- Indicação
É para quem quer mudar o tom sem agredir demais a fibra capilar, especialmente aquela que está super-ressecada.
- Tempo de aplicação
25 minutos
- Duração
Entre 4 e 6 semanas


Henna
- O que é 

Deixa os fios avermelhados ou marrons. Não cobre os brancos com perfeição. 

- Indicação 

Ideal para fios sem volume ou oleosos, já que não engordura nem pesa. Cria apenas reflexos nos brancos. 
- Tempo de aplicação 
Entre 30 e 40 minutos 
- Duração 
De 15 a 20 dias


Uma dica importante é buscar imagens de como você desejaria seu cabelo e levar essa imagem a um bom profissional. Só ele e você serão capazes de analisar, juntos, se será possível obter o mesmo resultado, e se o look escolhido vai ficar bem em você.

 A escolha de um bom salão de cabeleireiros, pra nós, mulheres de militares, é quase como acertar na Mega Sena. Não aconselho a ir batendo de salão em salão testando os profissionais da cidade. Mas vale as dicas das amigas, conhecidas, e a simpatia que você adquirir do local.

Quem resolve mudar o tom do cabelo, deve saber que o cuidado deve redobrar. Com a ajuda do seu cabeleireiro, busque informações do que usar. Eu mesma aposto em shampoo, condicionador, máscara de tratamento, leave-in e óleo reparador. Vai de cada um, de cada estrutura capilar, de cada necessidade. Taí uma boa ideia de um novo post – tratamentos capilares... Então, aguardem!

0 comentários:

Postar um comentário