sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O poder feminino


Por Paula

Está cada vez mais claro que o sexo frágil definitivamente não é o feminino. A mulher, após queimar sutiãs, e  terem suas precursoras queimadas trancafiadas em uma fábrica e queimadas vivas, durante um protesto por melhores condições de trabalho, demonstram que não temem qualquer obstáculo nesse mundo voraz e ainda (infelizmente) machista.



Está aí o cinema que não nos deixa mentir. As heroínas tem abandonado o estereótipo de indefesas e batalhado para salvar suas honras, famílias e até mesmo o príncipe encantado. Fiona, musa de Shrek, logo no primeiro filme mostra a que veio. Seguindo ela estão, Branca de Neve, no filme recente Branca de Neve e o Caçador, Katniss, de Jogos Vorazes, Merida, do também desenho Valente.


O que isso tem a ver conosco? Tudo! Somos mulheres, que apesar de fiéis seguidoras de nossos maridos, batalhamos diariamente para não deixar a peteca cair. Nem a nossa, nem a da nossa família. E tudo começou quando optamos em segui-los, na primeira vez. Depois vêm os filhos e a nossa força tem que ser maior. Não há obstáculo, como a dificuldade de arrumar emprego, que nos derrube. Se não temos um trabalho de oito horas fora de casa, mostramos, em 24 horas, o que é cuidar da casa, das crianças, das finanças, de nós mesmas, da família que ficou no nosso estado de origem, e seguimos sempre com o sorriso no rosto.


Autora da própria história, Elizabeth, de Comer, Rezar e Amar, é uma prova viva de que é preciso batalhar pela felicidade. O livro é extremamente envolvente e o filme maravilhoso. Outra personagem de bastante força é a mulher gato, Seline Kyle, interpretada por Anne Hathaway, em Batman, o cavaleiro das trevas ressurge. 

Se faltar, no percurso, forças para seguir, inspirem-se nas heroínas da era moderna. Aqui vão dicas de filmes e livros que podem dar uma forcinha na autoestima:

Filmes:

- Branca de Neve e o Caçador
- Shrek 1, 2, 3 e capítulo final
- Valente
- Jogos Vorazes
- Comer, rezar e amar
- Os Vingadores

Livros:

- Comer, rezar e amar
- Jogos Vorazes


Quem tiver outras sugestões, por favor, registre... Um abraço, e até a próxima!

2 comentários:

disse...

Olá, tbm sou esposa de militar... meu blog fala sobre experiências de quem mora na fronteira... queria saber se posso colocar este texto lá, eu digo que peguei do seu blog. Acho que tem a ver... veja meu blog... Beijo e parabéns!

www.mulheresnafronteira.blogspot.com

Transferência? E agora? disse...

Oi Karine, pode publicar sim. E parabéns pelo seu blog. Precisando de alguma ajuda, entre em contato, ok? Um abração!

Postar um comentário