quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Nioaque - MS




Bom, mais uma participante da promoção que dá sua contribuição para que nós saibamos como é a cidade antes de chegar ao nosso destino depois da transferência.


Por Raquel Magalhães de Araujo da Silva

Olá família militar, vou contar um pouquinho da minha experiência sobre guarnições especiais.

Na escolha de unidades na AMAN, meu marido desejava ficar no Rio, pois haveria mais tempo para nos casarmos e para que eu terminasse minha faculdade na UFF. Vi minha vida mudar completamente quando ele me ligou dizendo que não tinha conseguido a vaga no Rio e então escolheu NIOAQUE; o nome me soou muito estranho, tive que pegar um atlas e procurar este nome! Por ser uma guarnição especial, meu noivo (na época) pensou que eu poderia trancar a faculdade por dois anos e então transferir depois para onde quiséssemos, visto que haveria prioridade na escolha. Fechei os olhos e lá fomos nós apressar o casamento. Isto aconteceu no final de 2003. Pedimos autorização para o casamento, pois ele ainda era aspirante e me casei no civil em janeiro de 2004, para que meu, já então marido, pudesse ir para Nioaque e solicitar PNR. Em abril ele retornou e nos casamos no religioso. Depois do casamento religioso, fui com ele para a minha maior aventura!

Fomos de carro do Rio a Nioaque, com o carro lotado de presentes e nossas coisas também. São 1500 km, cruza-se todo o estado de São Paulo. Mato Grosso do Sul tem as cidades muito isoladas umas das outras, há muitas plantações e principalmente criações de gado.

Ao chegar a Nioaque minha impressão foi péssima; a cidade só tinha duas ruas asfaltadas, não tinha escolas particulares, só uma escola pública, não tinha um bom mercado, só vendinhas e as coisas caríssimas! A cidade mais perto é Jardim, que fica a 50 km de Nioaque e a distância para Campo Grande é de 216 km. Para lá chegar, pega-se um vôo para Campo Grande e depois estrada até Nioaque.

A cidade tem PNR´s... São bons, bem grandes... Morei em duas casas, a primeira precisava de reformas, por isso me mudei para outra casa que estava ótima! Não há apartamentos na cidade, é uma cidade muito, muito pequena... Não sei o valor de aluguel porque logo que cheguei fui para o PNR. É uma cidade muito tranquila, todo mundo se conhece A voltagem é 110 V; Escolas particulares só em Jardim. O FUSEX na cidade não funcionava, era necessário ter UNIMED ou usar o FUSEX em Campo Grande, porém, funcionava muito bem; fiz todo o meu pré-natal em Campo Grande e quando não havia a especialidade no hospital do exército, eles encaminhavam para médicos particulares sem o menor problema. Campo Grande é uma cidade completa, tem tudo! Trabalhar em Nioaque, meio difícil! Lazer, só comer pizza na praça ou tomar banho de piscina no CELOM, clube de oficiais na cidade. Uma coisa muito positiva é o preço da carne, baratíssima! O filé mignon era o preço da carne de segunda no Rio de Janeiro. A adaptação é um pouco difícil no início, principalmente quando chegamos de cidades grandes, mas são só 2 anos; Moramos lá os anos de 2004 e 2005; de Nioaque, fomos transferidos para Natal, sobre o qual escreverei no próximo post.



1 comentários:

Anônimo disse...

Legal o que vc fez, acho que deveria ter mesmo essa ponde de comunicação para contar as nossas experiencias de transferencia e tambem informar para as pessoas que estão indo. Fica mais facil vc se locomover nos lugares, informação nunca é demais. É importante tambem ficarmos sabendo sobre o lugar que estamos indo morar.Quem melhor poderia informa para nós se não as esposas. Gostei muito estou pensando em criar um facebook para nós esposas que estamos incluidas nas transferencia pelo Brasil.
Grata

Postar um comentário