quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Entrevista: Tapetes - Além do ornamento


Por Carol Ribeiro

Há alguns meses recebi um e-mail de uma jornalista solicitando uma entrevista sobre tapetes. Ela viu meu blog sobre Design de Interiores que tinha um post sobre o assunto e gostaria saber se eu estava disposta a colaborar. Na época fiquei apreensiva se seria algo idôneo, mas resolvi apostar até porque a pessoa se identificou. A revista é a Viver bem da UNIMED-Londrina e vou disponibilizar aqui o texto feito por eles a partir das perguntas respondidas por mim. 


ALÉM DO ORNAMENTO
ELES EMBELEZAM, DÃO CONFORTO, DIVIDEM AMBIENTES.
OS TAPETES ATENDEM A TODOS OS ESTILOS.

Milenares, os tapetes há muito deixaram de ser um acessório exclusivamente de ornamentação. Dos mais variados tipos, estilos, materiais, cores e tamanhos, eles podem ser utilizados em todos os ambientes. A designer de interiores Ana Carolina Ribeiro explica as funções do tapete atual, além de dar algumas dicas de como utilizá-lo valorizando o espaço.


"Engana-se quem pensa que tapete apenas ornamenta um ambiente. Além do decorar pode possuir funções como a de aquecer um local com piso frio, ajudar na acústica de uma sala, home theater, dividir ambientes, criar espaços, tornar o lugar mais acolhedor", afirma a designer. Para cada uma dessas funções, algumas regrinhas básicas devem ser observadas. Se a idéia é delimitar ambientes em um mesmo espaço, dividindo sala de estar e sala de jantar, por exemplo, o tapete deve ser grande o bastante para caber todos os móveis.

Já ao colocar dois tapetes do mesmo tamanho, iguais ou combinados, em um único ambiente, o efeito é divisão do lugar, como se tivesse criado mais um espaço. Seguindo algumas dicas preciosas, todos os ambientes podem ter tapetes: lavabos, cozinhas, quartos. "Não devemos colocar um tapete de pelo alto numa sala de refeições porque irá dificultar na hora da limpeza. Nessas horas o que vale é o bom senso, por exemplo, acho lindo tapete na entrada, mas não é viável em uma casa onde há pessoas idosas e crianças passando frequentemente", diz Ana Carolina.

Já quanto às dimensões, deve ser proporcional ao tamanho do ambiente. "Numa sala de estar, a largura mínima do tapete deve ser a mesma do sofá e ele deve entrar pelo menos até a metade abaixo do sofá e acomodar o restante do mobiliário como mesa de centro e poltronas." A designer orienta ainda que debaixo da mesa de jantar é importante que o tapete tenha no mínimo 0,70 de sobra em volta dela. "Isso serve para evitar que o pé da cadeira enganche no tapete na hora de se levantar ou se sentar à mesa."

Quanto às estampas e cores a regra é bom senso para garantir harmonia com móveis e a decoração geral. Lembrando que tapetes claros não devem estar em passagens e espaços de refeições; que os tons escuros são mais fáceis de limpar, mas diminuem o ambiente. "No mais vale usar a criatividade na combinação de cores e estampas."

Outra importante dica de Ana Carolina é quanto aos tapetes de fio longos. "Devem ser usados apenas em locais de clima frio e onde não há facilidade no acúmulo de sujeira. Esse tipo de tapete também pode ser usado em locais bem amplos e de pé-direito muito alto", orienta.

Ela lembra, porém, que quanto à facilidade da limpeza, hoje a gama de materiais existentes no mercado é enorme. "Há tapetes sintéticos que imitam os naturais a um custo bem menor e facilitando na hora da manutenção. Cabe boa pesquisa na hora da compra."

Ana Carolina dá ainda mais algumas dicas para usar o tapete no lugar certo. "Os muito altos em áreas de passagem e onde tem portas não ficam legais, pois podem dificultar o abre e fecha, eles ficam melhores em home theaters e locais de pouco uso. Locais como quartos devem ter aqueles fáceis de limpar e lavar, evitando assim as alergias." Nestes ambientes o ideal, de acordo com o infectologista Wilson Liuti Costa Júnior, da Medicina Preventiva da UNIMED Londrina, é optar pelos tapetes de fibras antialérgicas que também devem ser mantidos higienizados para evitar poeiras e ácaros.

1 comentários:

. disse...

Parabéns Carol... Ótimas dicas e a matéria ficou excelente... Pena que na minha casa tapetes são usados só quando as visitas estão na casa, pois a minha cachorrinha adora usá-los como banheiro... Tudo o que me dizem para colocar que o cachorro não vai fazer nada lá, eu já fiz e ela não aprende! Mas um dia, eu ei de conseguir colocar um tapete em casa...

Postar um comentário