segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aproveitando e reaproveitando alimentos



Por Rosa

Vou continuar a linha da minha amiga Paula, na sexta-feira, e falar em economia... Porém sobre como aproveitar os alimentos de forma integral (cascas, folhas...) e reaproveitar sobras.

Todas nós sabemos que alimentação é a base da vida e a alimentação saudável é a chave da boa saúde. Muitas vezes não aproveitamos os alimentos de forma integral e por isso acabamos desperdiçando uma gama de nutrientes que podem em algum momento, fazer falta ao nosso organismo. Pois os alimentos além de garantir o sustento, afinal “saco vazio não pára em pé”, são ricos em nutrientes que participam ativamente de processos fisiológicos importantíssimos para a nossa sobrevivência, os nutrientes são substâncias (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais mineras) que regulam atividades no organismo, fornecem energia para as atividades da vida diária e participam de processos de formação e restauração estrutural e tecidual do corpo. Vamos há dois exemplos simples: o cálcio participa da formação óssea e as proteínas formam tecidos e estruturas como unhas, cabelos, fibras musculares. Dessa forma quanto mais aproveitarmos tudo que a natureza nos dá mais nutrientes teremos disponíveis e muito mais saúde teremos.


Mas e a economia?! A economia está em três coisas... Primeiro utilizar partes de alimentos que normalmente colocamos no lixo; segundo reaproveitar as sobras em outras preparações e terceiro economizar nas despesas médicas, pois o corpo agradece os nutrientes e responde com mais, muito mais saúde.

Geralmente nós utilizamos os legumes da seguinte forma: cozidos, refogados, alguns crus... Não é isso?! Normalmente os compramos no mercado ou na feira por quilo e sem as folhas... Correto?! Mas e quando chegamos ao mercado e lá estão as cenouras, beterrabas, rabanetes, lindos com suas belas folhas amarradas em um maço? O que fazemos?! Viramos e pedimos: “Moço pode cortar essa folhas?” E lá se vão, pro lixo, nutrientes e mais nutrientes essências à vida. QUE LÁSTIMA!

Infelizmente esse é um hábito cultural no nosso país, onde não se ensina que a Lei de Lavoisier vale pra a alimentação também... “Na natureza nada se perde, tudo se transforma” e não estamos falando em leis da Química ou da Física, estamos falando de NUTRIÇÃO, de boa alimentação, SAÚDE e ECONOMIA. Em tempos de recessão mundial ECONOMIA é uma palavra de ordem.

Então vamos lá! Usualmente algumas partes dos alimentos, chamadas NÃO CONVENCIONAIS (aliás, de não convencionas elas não tem nada, pois são inerentes ao alimento), não são muito utilizadas no dia a dia. Uma coisa bem interessante num país onde ainda se MORRE DE FOME, DESNUTRIÇÃO, partes de alimentos altamente disponíveis em nutrientes vão pra lata de lixo todo dia. Vocês sabiam que o Brasil, que se destaca pela produção agrícola mundialmente, é CAMPEÃO DE DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS??? Algo em torno de 40 toneladas de comida vai para o lixo diariamente. Em contrapartida dados do Ministério da Saúde apontam que 65,6 milhões de brasileiros estão em insegurança alimentar e nutricional. NÃO DÁ PRA ACREDITAR.

Voltando à ECONOMIA e APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS... Alguns exemplos de partes não convencionais dos alimentos:

Ø  Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete (refogados, em tortas salgadas, bolinhos...);
Ø  Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora (bolos,sucos,doces...);
Ø  Talos de: couve-flor, brócolis e beterraba (refogados, suflês...);
Ø  Entrecascas (parte branca) de melancia e maracujá (ótimos para fazer compotas e sucos);
Ø  Sementes de: abóbora, melão e jaca( assadas como aperitivos...);
Ø  Nata( algumas pessoas descartam, é a gordura do leite pode ser usada para fazer manteiga, na preparação de bolos,iogurtes...);
Ø  Pés e pescoço de galinha ( rico em colágeno...uma bela e nutritiva sopa);
Ø  Tutano de boi (o músculo é umas das partes mais ricas em tutano e pode ser utilizado para fazer sopas e ensopados).


Vamos lá confessem... Alguém aí JÁ UTILIZOU essas partes citadas acima... Eu já! E garanto pra vocês algumas receitas utilizando as partes que normalmente descartamos são SABOROSÍSSIMAS. Outra coisa importantíssima a quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas que estão concentradas nessas partes algumas vezes se apresentam em maior quantidade do que nas partes que costumamos usar.

E as sobras do almoço ou do jantar?! Vão pro lixo também? Outro dado alarmante em torno de 60% dos alimentos adquiridos no supermercado ou restaurantes para serem consumidos em casa acaba no LIXO!

O que fazer com as sobras? Reaproveitá-las em outras preparações. Com criatividade podemos utilizar as sobras em uma preparação totalmente diferente. O arroz que sobrou vira um delicioso bolo salgado (sem glúten); o feijão pode ser batido no liquidificador e acrescentando macarrão torna-se uma bela sopa; a carne do churrasco um belo carreteiro pra janta; a frango assado podemos desfiar e fazer um belo sanduíche ou ainda um recheio para uma torta salgada( use as partes descartadas da cenoura,beterraba e refogue com o frango desfiado) ou empadão... Vamos lá gurias, usem a criatividade... Sei que muitas receitas surgirão (ou já existem mas vocês nunca testaram) ousem, economizem e tenham saúde, tudo ao mesmo tempo... não é o máximo?!

Espero que tenham apreciado as dicas de hoje. Beijos carinhosos e fiquem com Deus.


3 comentários:

Katiane de Oliveira disse...

Rosa,
Quando usamos as cascas das frutas para fazer chá, mantém algum nutriente ou eles se perdem?
Beijos

Transferência? E agora? disse...

Então Katiane, a perda de nutrientes pode vai ocorrer durante a cocção(cozimento,preparação) pois alguns nutrientes são altamente LÁBEIS( se perdem em altas temperaturas) como a vitamina C por exemplo que se perde em contato com o oxigênio e ao ser aquecida,por isso sugerimos preparar sucos de frutas cítricas,por exemplo a laranja, e consumi-los imediatamente;também não é aconselhado fazer cremes ou mingaus com essas frutas.Outro exemplo são as vitaminas hidrossolúveis, as do Complexo B e também a Vitamina C, que se dissolvem em contato com a água,por isso recomendamos que ao cozinhar legumes ou verduras REAPROVEITE-SE a água para cozinhar o feijão, o arroz ou outros alimentos.A perda de nutrientes pode ocorrer e não ser tão significativa,enquanto outros nutrientes se perdem totalmente ao serem cozidos.Mas você pode , e deve, utilizar as cascas de frutas para preparar sucos e chás tomando os devidos cuidados quanto ao nutriente predominante nos mesmo para que a perda seja insignificante.Espero ter respondido tua dúvida.Bjs.

Katiane de Oliveira disse...

Respondeu sim, obrigada Rosa!
Normalmente, eu uso as cascas do abacaxi e faço chá com hortelã! Minha avó costuma secar as cascas das laranjas para fazer chá e coloca canela e cravo da índia (fica parecendo aquele chá de laranja e especiarias da Dr. Otker)
Beijos

Postar um comentário