terça-feira, 21 de agosto de 2012

Viajando com nossos “filhos peludos”...


Por Rosa


Bom dia, gurias!Hoje o assunto são nossos “filhos peludos”... Algumas amigas solicitaram no email do blog informações sobre o que fazer com nossos bichinhos na mudança. E, como, Carol diz, esse é um assunto pra mim, pois desde que ela me conhece NUNCA ME VIU SEM UM CACHORRO, rsrs.



Pois é eu tenho a alegria (ou loucura, como queiram) de ter 3 cachorros, isso mesmo vocês não leram mal não.São 3 Daschunds pelo curto,aliás todos da mesma família,descendentes diretos da minha amadinha SHAKIRA, que já se foi há algum tempo.Shakira nasceu em Pedro Juán Caballero/Par, fronteira com a cidade de Ponta Porã/MS.

Então gurias eu sempreeee viajei, e continuo viajando, com meus cachorros. Nunca viajei de avião com eles pois sempre fizemos nossas viagens de mudança de carro. Como meus filhotes estão acostumados a viajar eles entram no carro e,antes de chegar no trevo de saída, já dormem. Se a viagem for longa, tipo 1000 km ou mais, nós paramos em torno de 30 minutos pra eles andarem um pouco,fazer suas necessidades,tomar água e comer (geralmente só comem quando paramos pra dormir) a cada 2 horas ou quando “eles pedirem”( acreditem... eles pedem rsrs). Mesmo a Shakira, que não fugia, descia sempre na guia, pois as outras pessoas não precisam gostar do seu cão só por que você gosta.Então nunca andem sem a guia, também pode acontecer de vocês “encontrarem” no lugar de parada, alguém mais viajando com cachorros ou ainda algum vira-lata andando (absolutamente nada contra os vira-latas) apenas tomem cuidado pois podem ter doenças ou serem bravos.

Mas, vamos a parte prática. Dia “D”... Dia da mudança. Eu costumo deixar meus cachorros ou na casa de alguma amiga, que eles conheçam bem pra evitar transtornos, ou hospedar na Pet-shop,se não houver outra forma.É humanamente, ou caninamente,impossível deixar caixas,pessoas estranhas,crianças e cachorros no mesmo ambiente num dia que, com toda certeza será atribuladíssimo.Por  isso retirem os pets de casa de manhã cedinho, se deixá-los na casa de alguém passe por lá pra fazer um chamego, pois eles ficam estressados, principalmente se você já estiver arrumando alguma coisa nos dias anteriores à mudança. Os meus ENLOUQUECEM, entram nas malas, se escondem embaixo das camas, entram nas caixas, ficam amuados, não comem direito... VERDADE.

Bem eu sei que algumas empresas de mudança se oferecem pra levar os bichinhos, mas se vocês como eu, os tratam como GENTE (está errado, eu sei, mas quem consegue não tratá-los assim?!) não aceitem, por mais pacientes e por mais que gostem de animais eles JAMAIS os tratarão como nós tratamos e ainda corremos o risco de que nosso bichinho morra (literalmente) de saudade por se sentir abandonado por nós. Vi em um documentário da Discovery que cachorros não têm memória recente e por isso toda vez que saímos de casa, quando voltamos eles “pensam” que se passaram uns 3 meses...por isso tanta festa quando chegamos da rua.Então imaginem se a gente aceitar que a empresa de mudança os leve?!Vão pensar que os abandonamos e podem adoecer e morrer.
Mesmo que se vá viajar de carro com eles algumas regras devem ser seguidas para evitar incômodos e transtornos com barreiras sanitárias e até mesmo com a Polícia Rodoviária Federal.

Para viajar de carro, dentro do Brasil existem algumas regras que devemos seguir: se a viagem for interestadual cães, gatos e alguns tipos de pássaros  necessitam de  GTA (Guia de Trânsito Animal). Para emitir o documento, leve o atestado de saúde (bicho de até 3 meses) ou carteira de vacinação (bicho com mais de 3 meses) em um posto de atendimento do Ministério da Agricultura que atenda ao seu município. Alguns veterinários são autorizados a emitir o GTA.

Cachorros e gatos também devem tirar o Registro Geral de Animais (RGA) que é a carteira de identidade dos bichos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, este documento é obrigatório, nele consta um número de identificação, o nome, raça, data de nascimento e informações do proprietário. Pode ser tirados em centros de zoonoses, clínicas veterinárias e pet shops credenciados.


Para viajar para o Exterior, por exemplo, é necessário um CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) que é emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Para obtê-lo devemos seguir os seguintes procedimentos: agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o médico veterinário do Ministério da Agricultura localizado nos Aeroportos Internacionais; procurar o seu Veterinário e solicitar um "Certificado Sanitário", ou seja, um atestado de saúde. Com as seguintes informações: raça; nome; origem do animal (informações do Pedigree se houver);estado geral;nome do proprietário (qualificação completa);carteira de vacinação atualizada, (a vacina anti-rábica é obrigatória para animais com mais de 120 dias e deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e há menos de um ano), assinado pelo médico veterinário. (Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório, o tipo e o número da partida.)


É isso gurias, espero ter ajudado. Não se esqueçam de cuidar bem dos bichinhos afinal eles são nossos amigos e companheiros e não pediram para estar na nossa casa. Nós que os trazemos para morar conosco.Beijos carinhosos e fiquem com Deus.







5 comentários:

. disse...

Oi Rosa...

Interessantíssimo o post, eu estou pensando seriamente em quando sair a transferência ir de carro, a minha pequena certamente morreria de saudades, sem contar que andei entrando em contato com as empresas aéreas e na maioria delas o bichinho tem que ir no porão do avião, só podem ir 2 ou 3, e se tiver um cão e um gato, ou só vai cães ou só gatos (o que o dono reservar primeiro). E a única empresa que aceita levar o bichinho na cabine é a Tam, mas o peso do animal com o Kennel não pode exceder 10 kgs, além de ser observado todos os requisitos sanitários que a Rosa colocou no post!
Há mais ou menos 1 ano, precisei deixar ela num hotel (2 dias)... Misericórdia... a bichinha ficou num estado de dar dó, emagreceu muito, e quando eu fui buscá-la a bichinha enlouqueceu, reclamava (sim, eles reclamam), chorava e desde aquela época ela vive atrás de mim como se fosse a uma sombra...
Em maio quando viajamos para fazer um concurso, ficamos 5 dias fora, e deixamos ela com a minha mãe, minha mãe conta que ela não comia, se ouvia barulho de carro que pudesse ser o nosso ela ficava atenta esperando nós passar na porta, a minha mãe não sabia mais o que fazer com ela, ela só voltou a comer depois que a minha mãe me ligou e pediu para eu falar com ela (parece criança de verdade)!
E a saudade que eles sentem, a festa que eles fazem, nossa... Ontem o excelentíssimo voltou de um campo de quase 20 dias, quando ela enxergou ele, ela não sabia o que fazia, corria pelo quintal, pulava de um sofá para o outro, impressionante o carinho que eles devolvem pra gente!
Beijos

Anônimo disse...

Olá!
Muito interessante todos os comentários apresentados no seu post Rosa. Eu só fiquei com dúvidas em como proceder quando precisamos fazer a viagem de mudança e pernoitar no meio do caminho. E como ficam nossos amiguinhos caninos?Será que vc pode nos auxiliar nesta questão?

Transferência? E agora? disse...

Sim amiga,claro.Geralmente nós dormimos em Motéis na beira da estrada pois podemos entrar com segurança e "privacidade"(rsrs).Mas já aconteceu de não conseguirmos Motel em uma cidade no interior do Espírito Santo,então no Hotel que ficamos hospedados o rapaz que nos atendeu ligou pra uma Pet e nós deixamos os filhotes lá,foi apenas uma noite e eles ficaram bem.

The End disse...

Minha primeira viagem com o Nero foi do Rio para SMO me informei sobre como proceder, mesmo assim não sabia desse GTA levei ele a uma visita ao Veterinário fiz um checap e na semana de viagem passei por lá para fazer uma nova avaliação para o veterinário emitir um atestado e tb fui orientada a usar o cinto de segurança para cachorro,pois se a PRF parar irá exigir...muito feliz a escolha do post, pois é uma situação que só pensamos na hora de sair ou passa desapercebido

Luciana Belvalle disse...

Olá Rosa...tbm gostei do post O assunto abordado é ótimo. Quem gosta e têm bichos sabe que sim,são parte da família, e temos de nos preocupar com eles também.
Só tenho uma opinião diferenciado no quesito, deixá-los em casa durante os preparativos da mudança e bem como no dia "D".
Acho sim humanamente e totalmente possível!
Os meus sempre ficaram e sempre ficarão.
Não gosto de hotéis, (opção pessoal,salvo em situações extremas onde todas as outrsa possibilidades foram esgotadas.)(cheguei a dormir dentro do carro para não deixa-los em hóteis) e não vejo absolutamente problema algum em ter animais e cxs dividindo o mesmo espaço sendo por pouco tempo...
Sugiro um leve cuidado com afirmações do tipo "isso não" " isso sim" afinal o que soa impossível para uns, é absolutamente normal para outros.
Abraços......

Postar um comentário