segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Enxaqueca e alimentação


Por Rosa



Então gurias hoje aqui em São Miguel está um lindo dia de sol, calor... Deus nos concedeu um dia maravilhoso para comemorarmos o DIA DOS PAIS (obviamente estou escrevendo meu post no domingo...). Mas o que tem a ver a Enxaqueca com o Dia dos Pais??Nada. Apenas aproveitei o post para parabenizar nossos pais, maridos, amigos e todos aqueles que escolheram serem pais. Parabéns pela bela missão que Deus os confiou!

A enxaqueca começa agora! Bem gurias eu sofro de enxaqueca há mais de 10 anos, e quem sofre com ela sabe como é difícil. Não apenas pela dor causada, mas por todos os sintomas atrelados que acabam com nosso humor e invariavelmente nos deixam de 24 à 72h IMPRESTÁVEIS! Acontece que eu estou aqui escrevendo o post no meio de uma crise (é assim que os médicos e nutricionistas costumam chamar: CRISE) que iniciou ontem pela manhã (sábado) e, devo confessar, não está sendo nada fácil escrever com a impressão que tem uma manada de elefantes correndo dentro da minha cabeça e o estômago em frangalhos. Mas, vamos lá! Compromisso é compromisso. Já deixei vocês na mão em outra oportunidade e não gosto nada disso.




Mas o que é a enxaqueca? Na verdade ela é mais comum do que imaginamos, de acordo com estudos científicos uma a cada cinco pessoas sofre com os infortúnios da dita... A enxaqueca causa além da terrível dor de cabeça, outros sintomas tais como: náuseas, vômitos, visão embaçada, tonturas, formigamentos pelo corpo, podem ser isolados ou mais de um ao mesmo tempo. Aí vocês imaginem... É TERRÍVEL MESMO.

Uma informação importante é que a enxaqueca, não se sabe por que, geralmente acomete mais mulheres do que homens, mas também pode acometer crianças (fiquem de olho...). A enxaqueca atualmente é considerada uma doença mais incapacitante do que a hipertensão arterial, por exemplo, pois a pessoa acometida pela crise fica realmente incapacitada de exercer suas funções, seja no trabalho seja em casa (eu que o diga, sábado não consegui fazer nadaaaa, e o cesto de roupa suja lá transbordando aiaiai...).

Diversos estudos tentam apontar o que pode desencadear
a enxaqueca... Pode ser por estresse, uma forte emoção, mas atualmente diversos estudos vêm demonstrando a ligação entre as crises de enxaqueca e a alimentação. E nós nos perguntamos o que fazer? Deixar de comer?! Viver numa bolha?! Não, claro que não.

Então vamos lá! Existem alimentos classificados como DESENCADEADORES DE ENXAQUECA, são alimentos que quando consumimos em excesso desequilibram substâncias importantes do organismo, como hormônios e neuropeptídios podendo resultar na doença, sim enxaqueca É UMA DOENÇA e, quando você tem a doença qualquer coisa pode vir a desencadear a CRISE.

Alguns alimentos são conhecidos dos Médicos e Nutricionistas como típicos desencadeadores de CRISE DE ENXAQUECA, entre eles podemos citar: queijos amarelos, chocolate, café, bebidas alcoólicas, alimentos que contenham na formulação o aspartame, o glutamato monossódico (muito usado na cozinha chinesa para realçar o sabor dos alimentos), frutas cítricas, embutidos (salame, salsicha, mortadela, etc.), enlatados.

Entendam que muitos desses alimentos podem NUNCA ter desencadeado a “sua Crise”, porém podem causar um desequilíbrio nas substâncias que já citei e a partir daí resultar em uma crise.

Alguns alimentos também podem ajudar a evitar as crises, como a água de coco, que hidrata e repõe sais minerais, o gengibre em pó que diminui o processo inflamatório e conseqüentemente a dor; os carboidratos devem ser consumidos em porções adequadas, principalmente os complexos como os cereais, pães integrais, pois o cérebro os utiliza como fonte de energia em suas funções vitais.

É de suma importância que você procure prestar atenção ao que come principalmente “no momento da crise” (sei que não vai ser fácil) tentar lembrar o que você comeu nas últimas 24 horas, assim você pode cruzar essa informação com outras crises e descobrir QUAL alimento age como desencadeador da sua crise.

Não se automediquem, pois os medicamentos para enxaqueca geralmente são muito fortes e incapacitam ainda mais a pessoa, podendo tornar perigosas as atividades diárias como dirigir, por exemplo. Apenas ingiram medicamentos com prescrição médica e na quantidade indicada pelo mesmo.

Bem gurias... Levei horas pra acabar o post, porque a dor é incapacitante mesmo, ficar em frente ao notebook digitando está sendo uma verdadeira TORTURA. Espero ter ajudado. Beijos carinhosos e fiquem com Deus.



5 comentários:

. disse...

Parabéns Rosa... Eu também sofro com as enxaquecas, mas as minhas vem em forma de TPM, aproximadamente 10 dias antes, eu tenho uma crise que me derruba, é dor de cabeça, náuseas e o humor vai pelo ralo, o "Excelentíssimo" costuma dizer que eu fico intratável... Tu dissesse no início do post que a enxaqueca em homens é menos comum... Pois é, meu irmão tem, e nele veio acompanhado de hipertensão, pasmem... o guri tem apenas 20 anos, na primeira crise que deu, o guri disse que a dor era enlouquecedora, para vocês terem ideia ele foi para o hospital ficou internado 4 dias, e para aliviar a dor tiveram que aplicar morfina... pois nenhuma medicação fazia a dor ceder! Mas o médico conversando conosco falou que os homens são bem menos resistentes que nós mulheres, ou seja, mais uma vez comprovando a teoria de que nós não somos o sexo frágil!
Beijos

Transferência? E agora? disse...

Pois é amiga, na verdade talvez seja por isso mesmo que a natureza fez tudo certinho,os homens definitivamente suportam menos a dor que nós,não é mesmo?!Mas com certeza a enxaqueca pode se revelar em outras situações por isso também sempre indicamos uma dieta leve nos dias que antecedem a menstruação pois a TPM acompanhada dos seus sintomas e ainda uma enxaqueca de brinde...?! Nós não merecemos.Você acabou de me dar uma ideia para um novo post....Bjs, se cuide.

Anônimo disse...

realmente cada dia estou me surpreendendo com este blog, Parabéns as Meninas Produtoras. Rosa encontrei vocês no blog http://militaresbrasil.blogspot.com parabéns mesmo..

Anônimo disse...

Rosa! Adoro teus posts! Eu quase não tenho exaquecas. Quem vive tendo é meu digníssimo! Ele tem todos os dias, sem falta. Toma uns 5 comprimidos e não passa. Eu sempre acho que é por conta da alimentação, ele come muita besteira e toma muita coca. Mas vamos fazer exames para saber ao certo.

Unknown disse...

oi Rosa,tenho enxaquecas desde criança,e sei o quanto é ruim!estou adorando seus posts,estao me ajudando e muito.bjus e fica com Deus

Postar um comentário