segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Guarnição Especial?!


Por Rosa


Bom dia gurias!Hoje vamos falar um pouquinho sobre as Guarnições Especiais... Começando com o significado da palavra ESPECIAL no dicionário:  Fora do comum, excelente, notável. Pois é! Mas e as benditas guarnições especiais são tudo isso? Fora do comum?!Sempre. Excelente?!Às vezes. Notável?!Depende.

Lá se vão quase 15 anos de casamento e, no início, eram tantas siglas, gírias, jargões...Tudo muito diferente da minha “vida civil” rsrs.Quando casamos  com um militar parece que as coisas simples do dia a dia tem outro significado. A casa vira PNR,a cidade vira guarnição,um simples carro ou caminhão no quartel vira viatura...só pra falar em coisas “normais”.Mas aí passa o tempo,chega a época de “pedir transferência” e lá vem os maridos com esse linguajar, estranho pra nós mulheres “civis”(quem nunca teve um militar na família...) mas totalmente conhecido de todo e qualquer militar e que muitas vezes mais parece um dialeto próprio dos militares,uma linguagem codificada que só eles compreendem. E nós?!Pobres mulheres de militar que não fazemos a MÍNIMA IDÉIA do que significam essas coisas?!Não sabíamos...rsrsrs


A cena é clássica: churrasco de domingo no Circulo Militar(ou na casa de alguém), época de transferência o assunto não podia ser outro: “Vocês pediram pra onde? Pediram alguma Guarnição Especial???” Pronto!Aí esta ela: a GUARNIÇÃO ESPECIAL.
Pode parecer estranho, mas a maioria das mulheres não faz idéia do que SIGNIFICA isso... já vi muitas,mas muitas mulheres DECEPCIONADAS porque não sabiam o que as esperava na tal guarnição...e,infelizmente pra muitas, a realidade suplantou TODAS as idéias que muitas tiveram sobre a mesma.

 Como essa é uma dúvida que paira na cabeça de todas que não estão acostumadas com tudo isso e já recebemos muitas perguntas e dúvidas pelo nosso e-mail sobre as transferências, inclusive já fizemos um post aqui de esclarecimento em relação a transferência para tratamento de saúde, hoje a bola da vez é a Guarnição Especial. Elas existem sim não é uma lenda urbana, mas apesar disso são um mistério para muitas então... Aí vamos nós!

Em primeiro lugar esqueçam o significado da palavra ESPECIAL que mencionei acima. Na visão do Exército Brasileiro, (e da DCEM) digamos que as cidades classificadas como GUARNIÇÃO ESPECIAL, não são tãão especiais assim...eu posso falar pois já morei em 3 delas. Não estou aqui querendo assustar ninguém apenas esclarecer alguns pontos.

Em primeiro lugar a Guarnição especial SEMPRE, SEMPRE MESMO será uma cidade pequena,do interior...um adendo,se você nasceu em uma cidade do interior de São Paulo ou do Rio de Janeiro ESQUEÇA  tudo que você entende e conhece por CIDADE PEQUENA,pois não há comparação entre as cidades do interior de SP,RJ com as cidades PEQUENAS  do interior do RS,MS,AM,SC e por aí vai.Mais uma vez:NÃO QUERO ASSUSTAR NINGUÉM,mas acho de extrema importância que vocês estejam prontas pra o que vier.Vejam só eu já morei em 3 guarnições especiais de 3 estados diferentes...Pra mim foi tranquilo porque nasci e me criei em uma cidade pequena do interior do RS que já foi tema de um post aqui.



Uma  coisa importante gurias, que meu marido me lembrou, é saber que as Guarnições Especiais variam muito de acordo com a arma do seu marido (Cavalaria, Engenharia, Artilharia, etc....) e nem todas as guarnições especiais são tãão pequenas assim,mas na maioria das vezes são.Na Cavalaria TODAS são pequenas,mas na Artilharia, por exemplo, a cidade de Rio Grande/RS é guarnição especial e é uma cidade maior, com Universidade Federal, Museu Oceanográfico e outras coisas interessantes.

De forma geral Guarnição Especial: é a guarnição situada em área inóspita, assim considerada, seja por suas condições precárias de vida, seja por sua insalubridade. Em termos práticos quando alguém fala que essa ou aquela cidade é uma Guarnição Especial, significa que a cidade (de acordo com a DECEM) foi avaliada através de critérios pré-definidos aos quais foram atribuídos pontos que a partir de uma soma determinarão se a localidade é especial ou não. Os itens avaliados são: saúde, habitação, educação, serviços de saneamento básico, transporte e meios de acesso, comércio e lazer, incidência de doenças e epidemias. Além desses itens para classificação das localidades e guarnições como especiais outros como a importância estratégica e outros fatores relevantes independem da pontuação obtida nos aspectos já citados anteriormente. A Guarnição Especial possui um tempo mínimo de 2 anos de permanência, um ano a menos que as demais guarnições.


3 comentários:

. disse...

Excelente post... ainda mais para as novatas... tipo eu! Beijo Gurias

Mamãe do Matheus e Ana Júlia. disse...

Olá Rosa, me chamo Vanessa, também estou nessa vida, entendo que a Guarnição Especial é tudo isso ai que tu disse, porém é também onde militares ganham mais do que o normal em alguns quarteis por ai! Já morei em Rio Grande/RS e realmente é tudo isso que tu descreveu, uma cidade excelente! E quanto ao tempo de permanência dura mais tempo sim, eu por exemplo morei por 3 anos lá e tenho amigos que moram a mais de 10 anos por exemplo, isso varia com a condição e necessidade de cada um permanecer na cidade que seja Guarnição Especial.

Anônimo disse...

Sem dúvidas que o post tem su utilidade, entretanto tu te refereiu a cidades que estão longe de ser esse bixo de SETE cabeças a que referes. Existem Guarnições Especiais que estão localizadas no interior do AC, RO , RR e AM, que fazem jus a tantas queixas.
Só mais uma coisa...quando se casa com uma militar tem se estar preparada para isso, pois se é difícil para eles tb.
O Lugar é a gente que faz...ser feliz é uma questão de escolha e dois anos passam muito rápido!!!!!!

Postar um comentário