quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Além da parede branca


Por Carol Ribeiro

Uma coisa que incomoda várias pessoas que moram ou moraram em PNRs é a padronização deles. Em sua maioria são todos brancos, com rodapés, portas e batentes de janelas cinza e quando passamos em uma cidade que possui quartel facilmente identificamos uma vila militar... Já que todas as casas têm a construção parecida e as cores externas também é padrão.

Agora imaginem, se todo quartel tivesse que pintar e repintar, caso não houvesse uma padronização e uma legislação interna vigente para isso, as casas seriam de diversas cores ao gosto de cada um que lá morasse. Em contrapartida, toda vez que nos mudamos pintássemos toda a casa por dentro conforme quiséssemos e depois ter que pintar tudo de novo para devolver como recebemos... Isso levando em consideração que ficamos de 2 a 3 anos numa cidade e às vezes pegamos a bendita fila e vamos morar nesse PNR por apenas 1 ano. Seria muito inviável, para o nosso bolso e muito trabalhoso.


Tá, mas então só vamos poder ter a casa arrumada e decorada conforme queremos no dia que os maridos se aposentarem?? Então já que como Designer de Interiores eu me propus nesse blog a dar dicas de decoração aplicáveis a nossa realidade, hoje falo sobre ornamentar as "nossas paredes brancas" sem ter que dispor de muito dinheiro e de uma forma prática. No post de hoje, vou mostrar como deixar a parede branca e sem graça com cor e fácil de restaurar para entregá-la depois.

Vou contar rapidamente porque fiquei traumatizada com paredes todas coloridas: Quando me mudei para Recife-PE, sabendo que a fila era de 2 anos (difícil explicar porque lá cada quartel tem uma cota de PNR e o quartel que o meu marido estava transferido só possuía 2 casas, uma do comandante e a outra do primeiro oficial da fila), então meu marido abriu mão do transito e seguimos em direção a cidade a fim de conseguir esse apartamento. Como foi tudo muito rápido acabamos recebendo 1 quarto todo colorido de verde e azul, a metade inferior era verde e a metade superior até o teto era azul... E não eram cores amenas, pelo contrário. Com o tempo, posso dizer que foi traumatizante aquelas cores cansativas... Até que resolvemos tirá-las e foram necessárias nada mais nada menos que 10 demãos de tinta branca, sem contar o trabalho para raspar tirando o excesso de tinta, lixar e emassar para enfim pintar. Esse trabalho durou 1 semana!

Por isso aconselho: vamos usar o bom senso, fazer escolhas práticas e viáveis. Opções não faltam, basta usarmos a criatividade!

Dica 1: Adesivos



O adesivo é uma excelente solução por ser prático, rápido e de baixo custo. Encontramos no mercado uma enorme gama de cores, modelos e tamanhos... Podemos da vida a um ambiente branco e sem graça, e ainda sem peso na consciência já que nem furo na parede fará. Sem contar que caso moremos em cidade pequena sem opções de lojas, podemos encomendar pela internet.


Dica 2: Espelhos


Com moldura ou sem moldura, se colocarmos no lugar certo pode fazer milagres com esse item.








Dica 3: Listras


Você pode eleger uma parede do cômodo a ser decorado, preferencialmente uma de destaque, e fazer listras de uma só cor ou várias. No final das contas depois só terá trabalho em voltar à cor de 1 parede, o que não é tão ruim para o bolso.






Dica 4: Papel de parede

Essa opção não é tão barata, mas assim como as listras pode destacar apenas uma parede o que não sairá tão caro assim. Porém tudo depende do seu orçamento, não é mesmo!?!

Dica 5: Tecido

Essa opção pode ser econômica, vai depender do preço do tecido, porém pode não ser tão prática na hora da retirada do mesmo e ainda exige certa técnica para ser aplicado.
Dica 6: Enfeites em geral

As opções são infinitas, basta ter criatividade. Quadros, espelhos, prateleiras coloridas, porta-retratos, vale tudo para deixar a nossa casa com a nossa cara!



7 comentários:

Anônimo disse...

Amei as dicas Carol, ja conhecia umas mas amei as demais. Parabéns!

. disse...

Amei as dicas Carol... principalmente a dos adesivos... Tu falasse das cores cansativas... atualmente moramos na casa da minha mãe, um quarto que era de solteiro se transformou em quarto de casal (minúsculo), mas enfim, uma vez saí para viajar fiquei uns 10 dias fora, quando voltei minha mãe sabendo que eu gostava de lilás, pintou todas as paredes do meu quarto de lilás e uma ela pintou de uma cor quase roxa, com aqueles nichos de madeira logo acima da cama... Fim da história, hoje não aguento nem olhar para as paredes e vivo batendo a cabeça naqueles nichos (que são excelentes para quem tem pouco espaço como eu, mas não tão perto da cama)... Mas a ideia dos adesivos são demais, tenho amigas que compraram móveis usados e todos brancos e usam adesivos para dar aquela renovada neles!!!

Anônimo disse...

tenho uma dúvida sobre os adesivos,eles não deixam marcas nas paredes depois não precisa pintar a parede

Kei disse...

Legal essas dicas...

Transferência? E agora? disse...

Então, imagine vc tomando sol na praia e alguém coloca uma moeda em cima da sua pele. Quando vc sair, provavelmente estará a marca da moeda... Com a parede vai ser o mesmo, quando tirar o adesivo estará lá a marca devido ao tempo, poluição, sujeira e tal. E certamente terá que pintar depois, mas o gasto será bem menor do que se tivesse trocado toda a cor da parede.

. disse...

A ideia dos espelhos é ótima... mas tem que tomar cuidado... tem gente que exagera! O bom mesmo é ir decorando devagar ir colocando as coisas nos seus lugares e vendo o que combina com o ambiente e com os donos da casa (A Carol vai me matar depois... a decoradora aqui é ela e eu dando pitaco, risos)

The End disse...

Adorei as dicas...

Postar um comentário