segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Medo das novas amizades...


Por Rosa

Bom dia gurias! Estava aqui sentada pensando no meu post... O que escrever essa semana?! Não gosto de ser repetitiva e resolvi dar um tempinho nos posts sobre Nutrição. Pensar na mudança que se aproxima acaba nos deixando com sentimentos conflitantes... Ansiedade (nem precisava falar...), alegria, tristeza, medo... Sim medooo... Às vezes queremos ser tão corajosas, que não nos permitimos falar do medo que envolve a mudança. Qualquer mudança. Quando olhamos pra traz depois de tantas mudanças não seria correto que não existisse essa ansiedade e esse medo?! 

Seria normal se não fossemos apenas HUMANAS. Mas somos e o medo é inerente ao ser humano, uma reação emocional (e fisiológica) que nos prepara para o desconhecido, para lutar, para fugir...


Tenho amigas que só de ouvir a palavra (MUDANÇA) já tem arrepios, pensar em começar tudo de novo é o suficiente para disparar o gatilho do medo. Vou confessar que antigamente eu não tinha esses medos e arrepios... Cada nova mudança era como uma aventura, sim uma nova aventura. Desde a primeira mudança, e lá se vão quase 14 anos, procurei pensar assim: “-Vamos lá! Começar de novo, conhecer pessoas novas, lugares novos. Ter uma aula de História e Geografia que não tive um nenhuma escola.” E assim eu fiz. Só não sabia que essas mudanças implicariam em muitas outras coisas...

A primeira coisa que aprendi é que a mudança na vida de uma esposa de militar significa logo de cara sair do seu lugar de conforto: A FAMILIA. Não sei pra vocês, mas a minha família é tudo pra mim... pai, mãe, irmão, sobrinhos, tios, primos... São aquelas pessoas que me amam e me aceitam como eu sou (tudo bem alguns NÃO ACEITAM MUITOO, mas também nem Jesus Cristo agradou a todos, quem sou eu pra agradar?!). E como diria Pedro Bial, “... São quem sempre vão te apoiar no futuro.”

Amigos... Outra mudança radical. Militares são amigos de...?! Militares, claro! Esposas de militares são amigas das...?! Esposas de outros militares. FATO!!! Fato?! Pois é só esqueceram-se de nos dizer uma coisa... NÃO É FÁCIL FAZER NOVAS AMIZADES. E os antigos amigos onde estão???A maioria no Orkut ou Facebook, e só. Acabamos deixando de lado as velhas amizades, pois parece que ninguém entende a nossa nova vida... De andar por aí, tentando se adequar a nova vida, a nova cidade, aos novos amigos. Então acabamos deixando as velhas amizades de infância, da escola, da faculdade e partimos paras as novas amizades... Nossas novas amigas, de nossa nova vida: A VIDA DE ESPOSA DE MILITAR.

Mas os anos me ensinaram outra coisa, a ter cuidado ao fazer novas amizades, pois nem todo mundo é o que parece ser. Às vezes as pessoas se mostram como um comercial de margarina... Sabe?! Tudo na sua casa é maravilhoso. Seu marido o melhor, seu filhos os mais educados, suas roupas as mais bonitas ou mais caras, sempre  sabem o que dizer (pelo menos é o que parece). Quem nunca se sentiu uma intrusa ou totalmente fora do prumo ao chegar à nova cidade, ao conhecer os “futuros novos amigos?” Eu já! Mas sabem o que me salva?! SER EXATAMENTE QUEM EU SOU. Não mentir, nem fingir a respeito de nada. Usar de sinceridade sempre é a melhor escolha em todos os momentos. Apenas lembrem que a maioria das pessoas NÃO GOSTA DE SINCERIDADE.

Mas porque estou falando tudo isso?! Porque um dos maiores medos das pessoas é NÃO SER ACEITO. Fazer parte de um grupo é importante para o nosso crescimento como seres sociáveis que somos. E, muitas vezes, as pessoas que fazem parte do “grupo” (sim vivemos em grupo, comunidade...) do qual fazemos parte podem ser muito cruéis. Todos sempre querendo saber da nossa vida. Você é filha (o) de quem? Seu sobrenome é qual? (acreditem ainda perguntam isso...) Você conhece o Fulano? E o  Sicrano? (às vezes conhecer Fulano e Sicrano é o suficiente para que certas pessoas nos aceitem). Então eu me pergunto: e as amizades verdadeiras não existem mais?! Existem. Posso garantir. Tenho muitos amigos verdadeiros e passe o tempo que passar quando os encontro é como se tivéssemos tomado chimarrão ontem à tarde e deixamos algo pra conversar depois, por isso agora estamos nos reencontrando.

Se eu falar pra vocês que nem sei como esse post começou... Mas sei que era exatamente isso que queria escrever. Fico pensando na mudança... Nunca penso que algo vai dar errado, ou vai ser ruim, tenho muita fé em Deus e sei que Ele nos leva pela mão direita a todos os lugares por onde andamos. Mas sempre, sempre me preocupo muito com as novas amizades. Pois a cada nova  cidade, quando conheço novas pessoas ainda fico impressionada com a capacidade dos seres humanos de se preocupar com a vida alheia, falarem mal dos outros, falarem do que não sabem ou passarem adiante “algo” que ouviram de outra pessoa.
Então eu peço a Deus que sempre coloque pessoas boas em nossas vidas. E mesmo que elas não me apareçam faço o possível pra me adaptar àquelas com quem tenho que conviver. Mesmo que muitas vezes eu não as queira como amigos... Afinal não sou obrigada a gostar de todas as pessoas que conheço  e querê-las como amigas e nem as outras pessoas  são obrigadas a gostar de mim, quererem a minha amizade. Simples assim. Isso não significa que eu não possa ter uma conversa amigável com pessoas que não convidaria pra tomar um chimarrão comigo... 

Isso não é FALSIDADE É EDUCAÇÃO. Tudo é aprendizado. As pessoas que não importam SEMPRE vão arrumar um motivo pra não gostar de nós, e aquelas que importam NUNCA vão procurar um motivo pra gostar. A gente gosta porque gosta ponto! Porque todos os nossos defeitos e qualidades nos fazem ser quem somos. O que temos não nos define o que nos define são nossos valores. E esses ninguém pode ensinar a ninguém, pois vem de berço( mesmo que não seja de ouro) o que importa na vida não é seu sobrenome ou o “posto” daqueles que são seus amigos ... Afinal todos os nossos maridos são SOLDADOS. E hierarquia é uma questão de regulamento. O que define uma pessoa não é se ela é “filha de ou casada com”... São as ações que demonstram o tipo de pessoa que somos. Por isso se uma pessoa que você conhece trata muito bem a esposa do general e despreza a do soldado...pensem bem antes de serem amigas de tal pessoa. Se alguém fala mal de outra pessoa pra você não se enganem ela falará mal de você pras outras pessoas.

Fazer amigos é muito difícil, mas ter amigos verdadeiros é a melhor coisa da vida. Poder pegar o telefone e ligar para “aquela” amiga e desabafar... É a melhor coisa do mundo... Eu sempre procuro fazer novos amigos, gosto da minha casa cheia, amo fazer almoço no domingo com os amigos, tomar um chimarrão no final da tarde, ver um filme na TV ou comer um cachorro quente na praça (no RS é normal ter na praça vans que vendem lanches...).

Outro dia li uma frase muito boa... “Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir, porque amigo não se pede, não se compra, não se vende; amigo a gente sente.” Então meninas, vamos fazer amigos, procurar aceitar as pessoas como são, pois todos temos defeitos e qualidades e por mais difícil que seja, a aceitação dos defeitos e o louvor das qualidades é a única e melhor maneira de fazer e manter boas amizades. Beijos carinhosos e fiquem com Deus.





1 comentários:

Katiane de Oliveira disse...

Me identifiquei muito com este post que a Rosa escreveu, quando eu morava com meu pai que é Oficial da Brigada aqui no RS, lembro que nas festas de final de ano tinha sempre a distinção, os praças ficavam afastados da cúpula, mas eu sempre fui povão, e muitas vezes fui discriminada pelos pares do meu pai, mas uma coisa eu sempre soube as pessoas devem ser respeitadas porque são pessoas e não pelas estrelas que carregam nos ombros ou não. E quanto as amizades verdadeiras, eu graças a Deus tenho muitas, mas também tive a decepção de confiar minha amizade a quem não merecia, mas como tudo na vida é aprendizado, a gente aprende e muda!

Postar um comentário