quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Adaptação Escolar




Por Rosangela Pagnussat


A adaptação é um processo contínuo de mudanças de crescimento, de desenvolvimento e de amadurecimento, tanto na vida pessoal, profissional e escolar, tanto para adultos como para crianças.

Mudar de escola para quem já está adaptado não é fácil, imagina mudar de cidade também. Mudanças e separações são experiências que ocorrem em todas as fases da nossa vida e precisam ser superadas.

Se você está vivenciando estas experiências de mudança de cidade e de troca de escola temos algumas dicas que podem auxiliar:


-Pesquise com antecedência que escolas têm na cidade que vai residir, através de sites, de pesquisas, ou com pessoas que já tiveram seus filhos nestas escolas.

-Na chegada à cidade, visite as escolas, conheça o ambiente, o espaço físico, a segurança, as atividades escolares que oferecem, a filosofia da escola, conheça os profissionais (gestores, coordenadores, professores) suas qualificações, tirem suas dúvidas.

-Após a matricula converse com a coordenação, com os professores, explique sua situação, fale da mudança de cidade, fale sobre seu filho, sobre suas expectativas, que tudo é novo para vocês. 

Lembre-se: A escola é representada pela figura dos professores, coloque-se a disposição para ajudar, faça um elo de amizade com eles. Confie na escola e nos professores que você escolheu, eles são importantes nesta fase da adaptação.

-O primeiro dia de aula para a criança ou mesmo adolescente sempre é difícil, o ambiente é desconhecido, tudo é diferente, causando medos e inseguranças.

-Se você tem filho na educação infantil e nas séries iniciais, converse com ele sobre a escola, de maneira tranquila.

-Procure contar para seu filho o que você vai fazer enquanto ele estiver na escola e afirme sempre que você ou alguém estará esperando ele na saída. Não se atrase nos primeiros dias, não o deixe inseguro.

-Mostre firmeza e segurança na hora de deixá-lo na escola, despedindo-se carinhosamente, vá logo embora. Evite espiar pelas janelas e portões, ou até mesmo se esconder.

-Fique atento a birras, manhas e choros.

-Não negocie fazendo trocas. Explique que é importante frequentar a escola, aprender coisas novas, fazer novos amigos. Diga sempre a verdade.

-Quando buscá-lo evite muitas perguntas, não demonstre a sua ansiedade em saber como foi o dia, procure deixar que se sinta a vontade para contar.

Lembre-se: A união da família é de suma importância para enfrentar os obstáculos, os anseios e expectativas que uma mudança trás. É comum que seu filho apresente uma série de atitudes e mudanças de comportamento, como medo, ansiedade, dependência, rejeitar a escola, a professora, os colegas, tentar desistir.  Se isso acontecer não seda nem desista, pois a adaptação requer tempo que todos os envolvidos precisam para se acostumar à nova rotina.



Texto escrito por:

Rosangela Pagnussat, formada em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil, Pós-graduada em  Nível de Especialização na Modalidade Formação para o Magistério Superior em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental  e  Pós-graduada em Gestão Escolar: Administração, Orientação e Supervisão.

1 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pelas sugestões, são importantes para quem esta sendo transferido ou tentando se adaptar a uma nova moradia, mas sem dúvidas quem sofre mais são nossos filhos.

Postar um comentário