quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cortinas, pra que te quero??


Alguém já chegou numa cidade qualquer e levou um susto ao fazer um orçamento para uma simples cortina?

As cortinas não são itens de luxo, não a meu ver, precisamos delas para ter “conforto” e não acordar de manhã com o sol no rosto todos os dias... Principalmente se não precisamos acordar antes do sol nascer. E ainda é muito importante para termos PRIVACIDADE dentro de nossa própria casa.

Minha avó trabalha com cortinas à décadas e cresci vendo calculando metragem de tecidos para uma determinada cliente e mostruários com pedaços de panos que davam mostras da variedade incrível de combinações entre eles. Sem contar com as intermináveis bainhas, argolas e os rodízios que me divertia em ajudar a pregar.







Sempre tive livre acesso as máquinas de costura da minha avó e perdi as contas de quantas vezes ela teve que chamar um técnico para arrumar um estrago que eu tenha feito e quando me casei não dei paz ao marido para que me desse uma de presente. E posso dizer que hoje ela é uma companheira, que às vezes fica esquecida eu sei, mas que está sempre pronta a me fazer companhia quando estou sozinha e tenho um surto criativo e saio comprando tecidos pela cidade a fim de realizar um “projetinho” que me deixa ocupada na hora que nem um bom livro é capaz de me entreter.

Voltando as cortinas, quando estava no Rio minha avó fez minha alegria tampando minhas janelas e colaborando com minha privacidade... Já que aqueles prédios da Vila Militar de Deodoro onde ficam os alunos da ESAO ficam tão próximos que caso não possua uma será incapaz de ter liberdade até para cozinhar dentro do apartamento sem que seu vizinho a veja.

Mas ao chegar à São Miguel do Oeste – SC me deparei com uma casa que possui nada menos que 2 janelas em cada quarto (que somam 3) e na sala, pasmem, 4 janelas. Nem preciso dizer que as que eu já tinha não seriam suficientes para as 10 janelas da casa... rsrsrsrs. Depois de fazer um orçamento para as cortinas da sala e de ficar com o queixo no chão quando me passaram o valor que eu gastaria, decidi eu mesma botar a mão na massa.

E você??? Encararia fazer sua própria cortina?? Com certeza não é um bicho de sete cabeças, no youtube há diversos vídeos com tutoriais onde talvez nem precise de máquina de costura para confeccioná-las. Não quero tornar o post chato com um monte de números para ensinar quanto de tecido precisa, como fazer uma bainha e como pregar argolas... O que não quer dizer que alguém que queira não possa mandar um comentário com e-mail, ou mesmo um e-mail pedindo que eu lhe envie tudo o que precise para fazer sua cortina.

A intenção aqui é mostrar como ela é importante e como podemos fazer para que ela nos sirva a várias mudanças.

É lógico que ao fazermos uma cortina curta na hora estaremos economizando em dinheiro naquela hora pela quantidade de tecido ser menor, mas será que essa economia valerá a pena no futuro? Essa economia provavelmente será apenas momentânea, já que é muito difícil ter uma janela padrão nos PNRs e poderá levar o susto de a cortina ficar curta na janela da próxima residência. Por isso prefira as cortinas até o chão e pense numa bainha generosa.

Caso não seja você a confeccionar suas cortinas, peça para quem o for fazer confeccionar a bainha inferior a mão. Isso faz com que o tecido não fique marcado e quando for para outra janela ao precisar subir ou descer a bainha ela não fique permanentemente marcada e uma agulha e linha serão suficientes caso não ache um profissional que a concerte.

Outra dica que acho fundamental é não sucumbir ao fato de fazer uma cortina diferente para cada cômodo com cores e tecidos que dificilmente combinarão entre si. Caso precise juntar todas elas em um mesmo cômodo isso será uma economia em tanto. E também é interessante optar por cores leves e neutras para que não fique cansativo.

1 comentários:

Transferência? E agora? disse...

Ótimo post Carol...eu mesma já passei por isso e concordo que corinas são essenciais para nossa privacidade,principalmente porque na maioria das vilas militares as janelas são apenas de vidro.Quando mudei pra SMO a primeira casa que morei fora da vila era todaaaaa envidraçada...até as portas da casa eram de vidro,achei HORRIVEL! Quando mudei pra vila aqui em SMO outro susto com a janela da sala...ENORME,4 metros de largura.Mas como minhas cortinas são todas de voil "nude" pude usa´-las como se fossem uma só,também usei os blackouts como se fossem cortinas nas outras janelas pois seria impossivel dormir com a impressão de que todos estão nos vendo pelo lado de fora,na primeira casa que moramos na primeira noite meu marido disse que não dormiu com a impressão que algúem nos vigiava(rsrsrs).As bainhas das minhas foram feitas a mão e posso subi-las ou baixá-las de acordo com a necessidade( vou confessar que quem faz isso é meu marido pois não sei pregar um botão,uma vergonha eu sei!).Amei o post Carol...Bj Rosa.

Postar um comentário