sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Investimento em estudos é o melhor negócio




Por Paula

Olá meninas! Já diziam os nossos pais e avós: estudo é o melhor e maior bem que se pode dar a um filho. Mas com tanta oferta de escola, faculdade, como escolher o melhor para sua prole, ou mesmo para você? No caso de colégios, são tantos os métodos de ensino, que a escolha de um deles passa a ser de acordo com a conduta familiar, e ao que, aos olhos dos pais, é o melhor para seus filhos.


Mas e no ensino superior? Com as mensalidades cada vez mais caras e a oferta de faculdades crescendo a cada dia, escolher o melhor currículo, deixa de ser o primordial, para muitas vezes dar lugar ao que é mais acessível. Mas será que optar pelo mais barato é a melhor opção? O barato, já diziam nossos pais e avós, pode sair muito caro. Ensino deficiente pode acarretar em profissionais mal qualificados.

E como não cair nessa armadilha? Bom, primeiro é importante pesquisar. Pesquisar a grade curricular da faculdade pretendida e os valores. Também, não adianta investir na melhor faculdade particular, e passar fome para obter um diploma. Se ingressar numa universidade pública é algo fora de questão, o melhor mesmo é fazer uma prestação que caiba no bolso. Mas e o ensino, você deve estar perguntando? Eu não acabei de falar que é preciso investir? Sim, é preciso. Mas nem sempre é preciso investir tudo de uma única vez. E nem estou falando só em dinheiro.

Se você se formou em uma faculdade que não tinha lá o melhor conceito, ou a melhor grade curricular, mas a sua vontade é se tornar um profissional de destaque na carreira escolhida, uma pós graduação, um curso de extensão, mestrado, doutorado, podem complementar as ausências durante o período de graduação. Seminários, palestras, fóruns, simpósios também auxiliam na formação de um bom currículo, além, é claro, de uma boa rotina de estudos ao longo da vida. Bons profissionais nunca param.

E se lá na frente, você se decepcionar com a escolha feita, nunca é tarde pra recomeçar. Não há perda de tempo. Conhecimento nunca é algo perdido, mas que pode ser aprimorado. Investir nos estudos, faz bem pra cabeça, pro ego, pra auto estima, pra família, pro casamento, e pode dar uma alavancada na renda do final do mês.

Uma boa dica sobre esse assunto é a crônica  do Max Gehringer para a CBN, do dia 20/09/2012. Vale a pena ouvir.

E todas nós sabemos que quem investe em si, não tem tempo para fofocas, intrigas, disse-me-disse, e vive mais feliz... Muito mais feliz! Então, bons estudos e vamos rumo ao sucesso! Até a próxima semana.

3 comentários:

Rebecca disse...

É verdade! Eu quando casei estava no primeiro ano da faculdade de direito na UFPB, quando fomos transferidos eu ainda continuei lá. Agora que estou grávida, decidi mudar para uma faculdade a distância, pois moro numa cidade vizinha ao campus da Federal aqui, e a vã é 400 reais. Não quero colocar a minha vida e a vida do meu filho em risco na estrada perigosa, nem deixar meu filho com uma pessoa que não confio. Mas não largarei os estudos nunca! E meu filho vai seguir esses mesmos passos se Deus quiser.

Katiane de Oliveira disse...

É o que e meu noivo sempre temos em mente, estudar sempre, eu já sou formada, ele faz faculdade de administração, estudamos para concursos, temos a intenção de fazer cursos de línguas, o negócio é não parar nunca... E eu quando não estou estudando para nenhum concurso, sempre estou estudando por conta do meu trabalho, e sempre procuro fazer cursos online gratuitos ( a FGV oferece alguns) #ficaadica!
Beijos

Anônimo disse...

Parabéns pelo site!!

Postar um comentário