segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fazendo a festa...


Por Rosa

Então gurias há tempos eu postei sobre a festa de 1 ano da minha princesa, Maria  Luiza, naquele post (http://www.transferieagora.com.br/2012/07/organizando-uma-festa.html) dei dicas sobre a organização, quantidades, check list da semana da festa.... Mas, eu prometi postar sobre como foi a decoração e como economizar nesse item da festa. Bem eu não esqueci não... Então vamos lá!

Bem, antigamente não havia uma preocupação tão grande com decorações de festas de aniversários quando elas consistiam em encher balões, comprar muitos doces e fazer muitos, muitos brigadeiros. No máximo uma faixa de FELIZ ANIVERSÁRIO (e o nome da criança escrito logo abaixo). Estou errada?! Mass... Os tempos mudaram, as crianças mudaram e o CONSUMISMO com o qual a mídia nos bombardeia todo dia mudou completamente as festas infantis.

Andei pensando nas festas dos meus sobrinhos (que já tem seus próprios filhos e suas festas pra se preocupar) e vi como realmente as coisas mudaram... Eram balões, balões e mais balões por todos os lados, um balão surpresa recheado de brinquedinhos e guloseimas e pronto! Era a alegria da criançada. E as minhas então?! Nem tive muitas, meu aniversário é nas férias de verão, então sempre era um “bolinho” em casa com os primos, na sala de casa, muitos balões e garrafinhas de refrigerante “vestidas” com os personagens da Disney ou a Turma da Mônica para enfeitar a mesa era o máximo que teríamos a “alguns anos atrás” rsrsrs.

Atualmente as coisas são muito diferentes. Já andei até pensando em mudar de profissão... rsrsrs. Sabem por quê??? Porque o mercado de festas infantis é um dos que mais crescem todo ano. Brincadeiras a parte... Eu sou daquelas que pensa assim: “Eu POSSO, CONSIGO fazer isso?!” Então vou lá e. FAÇO! Dessa forma eu passei meio ano pesquisando em sites de decoração e me preparei pra fazer tudo que eu poderia fazer para a decoração da festa da minha filha em casa. E FIZ!!! E AMEIII.

Ouvi de algumas pessoas que seria mais fácil eu pagar alguém pra fazer tudo por mim. Sem dúvida alguma, seria. E, também seria muito, mas muito mesmo, mais caro. Não sou avarenta, mas como já disse antes em outra postagem, economizar é palavra de ordem e se eu posso fazer... Por que não?!
  
Claro que não foi tããão fácil como eu imaginei rsrsrs. Afinal com um bebê  com menos de 1 ano cheio de curiosidade e conhecendo o mundo por perto, tanto papel colorido, tecidos, fitas ... Eram como um parque de diversões pra ela... E quando menos esperava lá estavam as mãozinhas gorduchas mexendo em tudo,mas no final deu tudo certo.

A primeira coisa que fiz foi pesquisar cores, pois como ela ainda não tem um personagem preferido, o tema da festa... Era a própria Maria Luiza. Então decidi as cores e comecei a pesquisar festas por cores, me surpreendi com a criatividade que as empresas têm e de quantas formas poderia utilizar as cores na decoração. As cores escolhidas foram o lilás e o rosa. A partir daí surgiram as idéias. Como vocês já devem ter visto a moda agora são as FESTAS PERSONALIZADAS. Na verdade existe um tema por trás, mas tudo, tudo mesmo gira em torno do aniversariante. Desde o convite, as garrafas de refrigerante, água, cerveja (se for servir) até as guloseimas da festas: brigadeiros, cachorros-quentes, bolo.

Minha primeira idéia foi encomendar na internet em sites especializados. É relativamente fácil, você entra no site escolhe o tema, envia uma foto do seu filho ( ou sua,adultos também aderiram à moda)  o pessoal do site faz a arte em cima do tema e das embalagens escolhidas (rótulos para água, refrigerantes, embalagens de Bis, Mentos, Tags para sacolinhas, forminhas de brigadeiros) você autoriza e recebe por e-mail o link para donwload  ou ainda recebe tudo prontinho em papel adesivo pronto para usar. Pesquisei bastante e achei tudo muito caro, a maioria dos sites enviava kits com no máximo 30 etiquetas e saía em torno de r$ 90,00. Em outros sites você pagava entre 30 e 50 reais pelo link, mas teria que mandar imprimir em uma gráfica (a gráfica queria 150 reais por 25 etiquetas mesmo se eu levasse a arte pronta)  ou imprimir em sua casa.De qualquer forma você teria mais gastos.













Pesquisei mais e mais e encontrei um site onde podemos encontras TODOS OS TIPOS DE ETIQUETAS prontas... GRÁTIS! Era o que eu queria. Encontrei as etiquetas nas cores que eu queria, fiz o dowload, meu marido inseriu as imagens utilizando um Programa chamado Paint. NET que baixamos no Baixaki e mandei imprimir em papel adesivo, em uma lojinha de xérox que também faz pequenas impressões. Mandei imprimir 250 etiquetas e 7 fotos de 60 x 80 cm e gastei r$ 70,00, mandei fazer um Banner de uma foto que tirei em estúdio que custou r$ 150,00 e contratei  uma moça que é esposa de um sargento aqui, Karen Pontes, para fazer a sua mágica com os balões (3600  balões ao todo) gastando ao todo r$ 400,00. Se eu tivesse feito tudo na gráfica ou encomendado dos sites teria gastado em torno de r$ 650,oo apenas com as etiquetas, para fazer a decoração em uma casa de festas, me cobraram r$ 500 reais por um arco de r$ 250 balões.

Ah! Estava me esquecendo de contar que ainda confeccionamos um bolo fake,que ficou LINDISSIMO... Carol Ribeiro, Elaine Berger e Ana Paula Martins, minhas amigas queridas me ajudaram durante um mês inteiro a cortar, pintar, colar, recortar, montar e decorar... Sem a ajuda delas teria enlouquecido nos últimos dias, pois uma coisa é certa SEMPRE SAI ALGUMA COISA ERRADA NA ÚLTIMA HORA... Tipo a mamãe esquecer-se de comprar o TNT pra fazer as tolhas de mesa, não é mesmo Carol?

A festa ficou linda, exatamente como eu imaginei e todos ficaram felizes. Eu porque fiz a festa como queria e meu marido porque gastamos umas três vezes menos (rsrs) do que o primeiro orçamento feito na nossa cidade São Gabriel/RS, onde iríamos fazer a festa inicialmente.
E agora nesse final de semana que passou a Carol aproveitou algum as idéias e fez uma festa maravilhosa pra filha dela, Ana Clara, uma festa linda, personalizada onde ela gastou o mínimo possível, reutilizando algumas coisas que estavam  prontas que fizemos pra festa da Malu e fazendo os olhos da Ana Clara brilharem de alegria e felicidade. O que vocês bem sabem NENHUM DINHEIRO PAGA: A FELICIDADE DE UM FILHO. Beijos carinhosos e fiquem com Deus.



0 comentários:

Postar um comentário