segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Desertos


Por Rosa

“Um dia, todo mundo tem que atravessar seus desertos...” Li essa frase essa semana e essas palavras me tocaram profundamente. Esse não é um post de auto-ajuda, nem filosófico, muito menos religioso, nem terapêutico (até porque sou Nutricionista, não Psicóloga). São apenas palavras, sentimentos que pensei em dividir com vocês.


Na Bíblia Sagrada seja qual for a sua crença, o livro de Êxodo nos conta a história de um povo que para se livrar da escravidão atravessou um deserto, um enorme, seco e árido deserto. Quando li essa frase ,lembrei daquela história e de como aquele povo CONFIOU,ACREDITOU plenamente que iam atravessar O DESERTO e chegar ao outro lado. Mas é claro que não estou aqui falando de um deserto geográfico apenas usei a história para fazer uma analogia.
Quando li a frase, e toda a crônica sobre “atravessar um deserto”, pensei nos desertos que precisamos atravessar na vida, emocionais, profissionais, familiares... Enfim todos nós temos, ou tivemos, (ou teremos?!) desertos pra atravessar... Medos, anseios, dificuldades, problemas de saúde... Quem já não teve um problema que tirou suas noites de sono, seu apetite, sua tranqüilidade?!

Nessas horas ficamos perdidos, parece que o dia se torna uma noite que nunca acaba, perdemos a alegria do dia a dia, nada parece ter graça. Eu não sei qual é o seu deserto, qual a sua dificuldade... Quem sabe a dificuldade financeira bateu a sua porta, a enfermidade, o desemprego, a depressão, a transferência não foi pra onde vocês queriam?! 

Já passei e atravessei, GRAÇAS A DEUS, alguns desertos. Por quê? Muitas vezes a pergunta é essa. Porque a nossa transferência não deu certo?Por que essa cidade e não aquela? Quem já não se fez essa pergunta?! Ou ainda em outras áreas da vida... Porque não consigo parar de comprar (aí está a dificuldade financeira), porque não consigo “aquele” emprego que eu queria tanto(anseios),porque esse problema de saúde na minha família ou comigo...porque não consigo engravidar(mais comum do que imaginamos) e lá se vão tantas perguntas sem respostas. 
Se eu tivesse as respostas a essas perguntas responderia com prazer. Mas, é claro, não tenho. Também não tenho tanta idade assim, mas como já disse... “um dia todos nós atravessamos desertos”... E eu já atravessei alguns.

As transferências, ao contrário de algumas amigas, nunca foram um problema de grande magnitude. Sempre espero pelo melhor e creio que Deus SEMPRE TEM O MELHOR PRAS NOSSAS VIDAS. Mudar de cidade, “levantar acampamento”, sempre foi como uma aventura, conhecer as novas cidades, novas pessoas, etc. Mas como em tudo na vida, nem sempre a nova cidade era tudo aquilo que esperávamos. Já fui muito, MUITO infeliz em um lugar, que não vem ao caso dizer qual foi, muito infeliz mesmo. Dormia e acordava pedindo a Deus que fossemos transferidos daquela cidade, chorava todo dia, não comia. Provavelmente estava depressiva... Só um detalhe, ainda faltava um ano e meio pra pedirmos transferência. Um dia chorei tanto que passei uma semana com enxaqueca. Então um dia pensei: “Vou passar todo ano que vem chorando?” Então parei e disse: CHEGA!!! Decidi mudar o foco, aproveitar tudo que a cidade oferecia conhecer lugares, me dedicar ainda mais aos estudos, cuidar de mim, da minha casa e do meu marido. SER FELIZ. Afinal não íamos passar o resto da vida naquela cidade e passando um ano COM CERTEZA seríamos transferidos. Quantas vezes eu me perguntei POR QUÊ???

E o que vocês me dizem de em um minuto estar sentados na sala tomando tranquilamente um chimarrão e uma hora depois estar em uma sala de cirurgia? Sentindo uma dor lancinante sem fazer a mínima idéia do que estava acontecendo? Também passei por isso. Um cisto hemorrágico rompeu, não foi absorvido (ou fagocitado como diriam os médicos) pelo organismo e “vazou” pra dentro da cavidade abdominal. Resultado??Hemorragia interna... Longe da família, minha melhor amiga viajando de férias... Quantas vezes eu me perguntei POR QUÊ???
E passar 12 anos querendo engravidar e não conseguindo?! Sem nenhum problema de saúde detectado...?! Quantas vezes eu me perguntei POR QUÊ?
Mas PORQUE estou falando tudo isso e O QUE isso tem a ver com DESERTOS?!TUDO. Porque depois de algum tempo a gente entende que nem tudo são “flores”, que a vida não nos dá tudo que queremos e que em algum momento teremos um DESERTO ENORME A NOSSA FRENTE. Deserto de incertezas, de perguntas sem repostas, de medos, frustrações... E se ficarmos sentadas esperando o DESERTO NÃO VAI DESAPARECER. A gente chora, grita se desespera, mas em algum momento vamos ter que levantar e seguir em frente.
Então se a transferência não foi aquela que vocês esperavam... Se vocês estão, nesse momento, em uma cidade em que não queriam estar... TENHAM FÉ! Em algum momento todos nós enfrentamos problemas, frustrações, decepções. ATRAVESSAMOS DESERTOS INFINDÁVEIS. Mas,ACREDITEM,vai passar e um dia quando a gente olha pra traz percebe que todas as coisas que passamos até aqui forjaram o nosso caráter e nos fizeram sermos as pessoas que somos hoje. 


Como eu disse antes o deserto é um lugar de inóspito, seco, árido, de temperaturas extremas, geograficamente. Do ponto de vista emocional, nas nossas vidas o deserto não é muito diferente. Mas quando passamos o deserto nós percebemos que foi um lugar necessário para que aprendêssemos a levantar a cabeça diante dos problemas e andar em frente com coragem. Todos nós passamos, ou vamos passar, por desertos na vida: deserto existencial, emocional, financeiro, sentimental, conjugal, de saúde. Nos desertos da vida não percamos a visão e o objetivo da caminhada. Beijos carinhosos e fiquem com Deus.








3 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito,tava precisando ler isso hoje,faleceu alguém que fez parte da minha estória e estamos longe isso dói tanto e ainda estou numa cidade que ainda não me adaptei.Parabéns pelo post.

Anônimo disse...

Suas palavras parecem que foram feitas para mim, hoje pela primeira vez na vida desejei fechar os olhos e nunca mais abrir, com certeza estou passando por um enorme deserto mas tenho fé em Deus que isso uma hora vai passar....bjos no seu coração e muita paz.

Anônimo disse...

Rosa amei seu texto, cada palavra ia identificando o meu cotidiano. Assim como vc tenho muita fé e acredito que nada é por acaso.Que Deus continue te iluminando pois teu texto traz paz e esperança.Parabéns pelo texto.

Postar um comentário