segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Contratando a mudança.


Por Rosa


Bom dia, gurias. O final do ano se aproxima a maioria das transferências já saíram ou ainda vão sair. Já passamos por diversas fases... Angustia da espera, euforia de ver finalmente o Boletim com o nome do nosso marido lá, angustia novamente, euforia de novo depois de descobrir pra onde vamos... E... Incerteza... Chegou a hora de contratar a mudança.Quem já passou por várias mudanças, como eu, já sabe mais ou menos o que fazer, já tem a sua empresa preferida, já sabe os defeitos e qualidades que infelizmente TODAS as empresa tem. E, principalmente já sabe O QUE procurar na empresa.
Infelizmente mesmo com toda experiência embarcamos em alguns barcos furados. Já vi empresas renomadas perderem TODA... Isso mesmo, TODA A MUDANÇA de alguém. Já pensaram?! Que horror! A gente aguardando tranquilamente a mudança e de repente receber a notícia que nossos móveis, nossa casa, nossas lembranças... Estão, LITERALMENTE, no fundo de um rio?! Deus nos livre! Mas, já ouvi essa triste história e a empresa, que ainda hoje trabalha no ramo, e possui muitos clientes, era renomada. Infelizmente algumas coisas são totalmente imprevisíveis... Quem poderia imaginar algo assim?!Ninguém. Porém alguns cuidados sempre poderão garantir não os fatos imprevisíveis, mas dores de cabeça futura.


 O primeiro passo, antes mesmo de escolher a empresa e ter uma ideia da data que você pretende mudar, algumas empresas trabalham com datas específicas por regiões do país. Pelo menos aconteceu isso comigo quando mudamos para o Nordeste, algumas empresas recusaram de inicio a mudança pela data (dezembro) e pela distância (cerca de 5000 km), dizendo que o valor que poderiam cobrar não compensaria. Então vejam bem, não somos apenas nós que recusamos as empresas elas também recusam a mudança por motivos diversos.
Então gurias alguns itens devem constar na nossa lista antes de contratarmos a empresa de mudança definitivamente... Vamos lá!
 Primeira coisa: PESQUISE NO PROCON da sua cidade, ou da cidade de origem da empresa, se a mesma possui algum tipo de reclamação por serviços prestados seja atraso na entrega, avaria dos bens, ou qualquer outro tipo de situação que tenha causado qualquer tipo de transtorno ao contratante.
Procure CHECAR REFERÊNCIAS com clientes antigos... Não é muito difícil; na era da tecnologia... Redes sociais... Uma simples atualização de status no Facebook, do tipo: “Alguém pode me dar informações sobre a empresa X?! Estamos pensando em contratá-los para realizar a nossa mudança.” Tenho certeza que em pouco tempo “choverão” comentários sobre a dita empresa.
Quando for analisar a empresa NÃO SE ESQUEÇA de perguntar sobre os serviços de embalagem que a mesma oferece: caixas, papel micro-ondulado, plástico bolha, mantas, etc. É óbvio que a empresa deve ter todos esses equipamentos para proteção dos móveis... Certo?!ERRADO!Acontece bem mais do que deveria, de a empresa chegar no dia da mudança SEM NADA. Verdade!Conheço no mínimo 3 pessoas que  tiveram essa desagradável surpresa e tiveram que sair pela cidade atrás de caixas, comprando bobinas de papel e plástico bolha.Por isso PERGUNTEM,sejam chatas mesmo pra não sofrer com o estrago depois.
Muito importante... Solicite SEMPRE um orçamento por escrito, atualmente recebemos tudo por email, mas caso você não tenha um e um funcionário vá até a sua casa para fazer um inventário dos seus móveis, solicite um papel, recibo... Qualquer tipo de documento que oficialize o orçamento para que depois você não tome nenhum susto com mudanças de valores ou cobrança de “taxas” que não haviam sido especificadas anteriormente. Façam orçamento com duas, três, quatro empresas... E sempre, SEMPRE, desconfiem de um valor muito abaixo do preço médio das outras empresas.
Depois de todos esses passos, contrato em mãos... Certo?! ERRADO!!!Nunca assine contrato logo de cara, muito menos com a primeira transportadora a menos que não seja a sua primeira mudança e você já tenha prévio conhecimento da empresa.
Então agora que você já pesquisou, orçou,fez todas as perguntas possíveis, tirou todas as suas dúvidas... LEIA E ANALISE com calma o contrato, termos de garantia de entrega e seguro (exija uma cópia do mesmo)... Leia todas, TODAS, as cláusulas contratuais, pois elas serão a sua segurança caso alguma coisa dê errada.
Então, por hoje é isso. Beijos carinhosos e fiquem com Deus.






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