quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dourados


Por Cássia Machado
Ps.:  Este post foi escrito  partir de um e-mail que nossa leitora Cássia Machado nos enviou.



Vou falar um pouco daqui de Dourados, que possui um calor excessivo e umidade baixa... O que quase me mata aqui! A cidade é relativamente boa, cidade grande, a 2° maior do estado, mas precária (em minha opinião). Para sair daqui tem um aeroporto que faz vôos diários para Campo Grande, mas caros demais, fora da realidade. Em setembro deste ano a azul começou a operar aqui, mas são poucas rotas a ainda muito salgados os valores, sai bem mais em conta ir de carro até Campo Grande e de lá sair para onde precisar, no meu caso para POA.

Aqui temos bastante PNR para sargentos e subtenente, são inúmeras casas, distribuídas em 2 pontos, umas mais antigas, mais as casa para oficiais em outro ponto da cidade, mas o tempo de espera para uma delas desanima. Em media de 5 a 6 anos. Se os aluguéis ajudassem nesse tempo de espera tudo bem, mas eles nos “comem pela perna”! Para vocês terem noção, hoje temos um gasto em média de R$1.300 com moradia, há os aluguéis mais em conta, mas também mais afastados e em condições muito ruins, como em todo lugar.

Quanto à segurança, é uma cidade bem movimentada nessa área, hehehe, todo dia tem notícia de assalto, morte, e pasmem, ultimamente tem tido mais assaltos em apartamentos do que em casas.


A voltagem é 110 v, o que me fará comprar vários transformadores quando eu me mudar para São Miguel do Oeste - SC. A cidade tem bastantes escolas, tanto na área publica como privada, minha filha estuda em uma particular chamada SEI, muito boa, muitos filhos de militares estudam lá, é uma escola de 1° grau, mas temos outras ótimas também como Imaculado coração de Jesus, objetivo, nova época e outras, têm ensino bom para todas as idades e os preços eu não acho muito fora da realidade, hoje eu pago em média R$380,00 para o 3° ano. É uma cidade universitária, sinônimo de bagunça geral, conta com mais de 5 Universidades Publicas e privadas entre elas UFGD e UMS (federal e estadual), UNIGRAN, ANHANGUERA e outras privadas. O clima daqui é super quente e seco, viver sem ar condicionado é IMPOSSÍVEL já temperatura média anual fica na casa dos 35° ao contrario do que a TV e internet mostram, só morando aqui pra saber mesmo! Semana passada a temperatura não saia da casa dos 30° amanhecia assim e perto das 13:00 tava batendo 40° em terror, em Corumbá, no norte do estado fez nada menos do que 46°. Inacreditável!!!! Nos meses de junho, julho e agosto faz um friozinho, mas nada comparado ao frio gaúcho, geralmente o frio é à noite e de manhã, chegando a marcar 6°. Mas é momentâneo, nada mais que 2 dias.

O Fusex é ótimo aqui, tem o PMGU (fora do quartel), com um clinico e 1 pediatra diários, 1 gineco que vem 1 vez na semana, mais de 5 dentistas, entre eles 1 ortodontista, tem laboratório próprio. Uma mini clinica de fisioterapia e raios-X e em casos maiores encaminham para qualquer um dos hospitais da cidade (todos atendem Fusex) ou para o hospital militar de Campo Grande.

As ofertas de empregos são boas, principalmente na área da educação. Opção de lazer não é lá grandes coisas pelo porte da cidade, a meu ver, temos um shopping de porte médio com 3 salas de cinema, algumas praças e parques para lazer, quando o calor da uma trégua, (quase nunca), barzinhos, restaurantes, algumas casas noturnas que só tocam sertanejo universitário, e trazem todos esses cantores que estão aparecendo no mercado mo momento, muitas sorveterias. Mas pra quem quer se divertir mais ainda tem o Shopping China no Paraguai... É mais diversão!!!

Qualquer coisa que queiram saber mais estou aqui para responder...
obrigado pela atenção desde já..






Cássia Machado

2 comentários:

Katiane de Oliveira disse...

Cássia, e como é emprego para advogada em Dourados? Aí é considerado gu esp? Loc. A ou B, coisas assim? Questão de alimentação é muito caro?Roupas e calçados, já vi gente falando que para determinados lugares é bom comprar roupas nos lugares que estamos... Desde já te agradeço!

Anônimo disse...

Olá Katiane,tem bastante empregoo nesa área sim..lá é loc. B,a alimenteção é mais ou menos como nos outros lugares,mas barata não é... por incrivel que pareça não é muito caro,principalmente roupas de frio,por ter um "inverno" muito curto eles liquidam os estoques...qualquer coisa me procura no face cássia machado (São Miguel do Oeste)
Beijão

Postar um comentário