segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Preparando para a mudança:GELADEIRA


Por Rosa


Pois é gurias... Muitas transferências já saíram, inclusive a nossa(rsrs) estamos voltando pro RS-Porto Alegre: a capital dos Gaúchos. Agora começam as arrumações... Jogar lixo fora, aquelas coisas que estão na garagem nas caixas da transportadora desde a outra mudança?! Lixo! Se não falta até agora não vamos precisar mais. Pensem nisso e convençam seu maridos a jogar fora as roupas da época de escola (CM, Prep, EsA, AMAN...) e aqueles papeis todos que eles guardam achando que PODEM PRECISAR DEPOIS... Tudo bem nós também guardamos “aquela calça” que não serve há 10 anos, mas essa é outra história não é mesmo?!rsrs



Bem voltando à GELADEIRA... O dia da mudança pode parecer longe ainda... Mas confiem em mim, parece que o Boletim saiu “ontem” e de repente o caminhão da mudança está estacionado em frente à nossa casa e nos lembramos que “tinha tanta coisa pra arrumar”... Agora já era!Não da mais tempo, o caminhão chegou e os funcionários da empresa já invadiram sua casa munidos de papel pardo, plástico bolha e muitas, muitas caixas. Por isso sigam as nossas postagens, não percam uma só de vista e no dia da mudança, peguem um livro e uma cadeira coloque à sombra da casa e deixem o “trabalho pesado” de conferir caixas e lidar com os funcionários da empresa de mudança com seus maridos. Mas, antes disso, deixem tudo ORGANIZADO, caso contrário ao chegarem à casa nova e abrir as caixas podem ter surpresas desagradáveis do tipo... Lixo do banheiro, roupas sujas e comida, isso mesmo COMIDA ESTRAGADA, dentro da geladeira... Não aconteceu comigo, mas já me contaram uma história assim... Por isso... ORGANIZEM-SE!

Vamos lá!Alguém aí está pensando em COZINHAR no dia da mudança?! Nem eu. Então algumas coisas que precisamos pensar: não fazer grandes compras na semana anterior e na semana da mudança; não comprar iogurtes, leite, margarina, requeijão... Produtos altamente perecíveis e, a não ser que a sua família seja de 5 ou mais pessoas,pouco provável que tudo seja consumido em tão pouco tempo. Carnes então?! Compre a quantidade exata da preparação e no dia que forem ser consumirem; ovos, fatiados e embutidos (queijo, presunto, salames, salsichas) se possível compre a quantia certa (1 fatia por pessoa e calcule a quantidade de lanches para evitar o desperdício).

Para dia da mudança apronte um “kit de sobrevivência”,como o fogão deve estar limpo e a geladeira precisa ser desligada no mínimo 24 horas antes,para não ter trabalho na cozinha a manter a organização ou prepare um lanche frio( sanduíche) e rápido ou programe a entrega da refeição, ou ainda saia para almoçar fora.

Dois dias antes da mudança embale tudo que houver na geladeira e/ou freezer e dê para alguém, por favor, nada de ofensas nessa hora, pois jogar comida no lixo, como eu já falei em outro post, é a OFENSA maior à todos aqueles que passam fome. Então ou doe para uma instituição de caridade na cidade todos os víveres que vocês não poderão levar na mudança ou, dê pra uma amiga.

Os mais velhos, nossos avós e pais, diziam sempre que não podemos desligar a geladeira por muito tempo senão o motor danifica e ela pode não voltar a funcionar. Bem, vocês e eu, após tantas mudanças sabemos que não é verdade, digamos que é uma lenda que ganhou força entre os mais velhos, sabe-se lá porque, mas não corresponde a verdade,caso contrário, quantas geladeiras já teríamos comprado?!?!

A geladeira deve ser desligada no mínimo 24 horas antes da mudança (48 seria ideal), se necessário faça o degelo, lave com água e sabão neutro, retire todas as prateleiras e peças encaixáveis para evitar a quebra durante o transporte, aguarde as 24(ou 48) horas para que esteja completamente seca,peça para a transportadora após embalá-la, envolvê-la em mantas, se possível, para evitar riscos na superfície e estragos causados por algum choque mecânico.

Não esqueçam de verificar COMO a geladeira foi acondicionada no caminhão: deitada ou em pé. Isso sim pode danificar seu eletrodoméstico. Os fabricantes de geladeira  orientam que o transporte seja feito na vertical, EM PÉ, para evitar que o óleo do motor se aloje no evaporador (que eu não faço idéia do que seja rsrsr), o que pode causar baixa no rendimento e travamento do compressor e causar graves danos ao aparelho.Caso não haja outra maneira de transporte e ela precise mesmo ser acondicionada na horizontal,deitada, deve-se aguardar 24 horas antes de religá-la para que o gás volte totalmente ao normal. Quando ela é transportada em pé pode ser religada em 2 ou 3 horas pois o gás já terá voltado ao  normal e não há risco de dano ao aparelho.

Espero que as dicas sejam úteis.Beijos carinhosos e fiquem com Deus.


8 comentários:

Katiane de Oliveira disse...

Ótimas dicas Rosa! Obrigada.

Kei disse...

Adorei o post...estamos esperando nossa transferência!

Miriam disse...

É interessante tb colocar jornal amassado dentro da geladeira antes de ela ser embalada...Por mais que ela tenha sido desligada com antecedência e tenha sido limpa e tal, ela acaba tendo umidade por dentro...pode acontecer de mofar. E o jornal é bom pra "sugar" essa umidade :)

Anônimo disse...

Coloquem um pequeno saquinho com pó de café no compartimento da geladeira e do Frederico. Isso evita o mofo. No destino o aparelho estará cheirando a café (nem é tão ruim, vai), mas é melhor que estar cheio de mofo... Abraços

Anônimo disse...

Nossa que legal...amei suas dicas...vamos transferidos agora e é a nossa primeira vez levando a mudança...vou seguir tudo direitinho. bjos!

Anônimo disse...

EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leo Cascardo disse...

Valeu Rosa, obrigado!

sabrina disse...

aqdorei a dica de transportar a geladeira de pé, não fazia a menor idéia do porquê de esperar 24 horas para religá-la... agora entendi!!!!
Valeu

Postar um comentário