quarta-feira, 6 de março de 2013

Visita a EsAO - 28/02/2013


Por Carol Ribeiro

Então, quem acompanha o blog sabe que recentemente me mudei para a “cidade maravilhosa”. Meu marido veio servir na EsAO (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais) como instrutor do curso de Cavalaria e nesse post vou falar um pouquinho dessa Escola e como foi a nossa visita...

A EsAO tem a finalidade de aperfeiçoar capitães do exército, capacitando-os para o comando e chefia de unidades e habilitando-os para o exercício de funções de estado maior não- privativas do Quadro de Estado-Maior do Exército.

Além dos oficiais do Exército Brasileiro, a EsAO também aperfeiçoa oficiais Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e das nações amigas. Contando na atualidade com um efetivo de 149 oficiais do corpo permanente, a EsAO aperfeiçoa anualmente um número aproximado de 500 capitães em seu curso presencial, além de ter matriculados cerca de 620 alunos em cursos à distância.
Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais

Neste ano de 2013, segundo o Gen Ajax (atual comandante da unidade) nos informou em palestra na visita, é a primeira vez da História da escola que oficiais mulheres (sem serem formadas na Escola de Saúde do Exército) incorporam o quadro de alunos no ano corrente. Essas oficiais não servem ao nosso país, são de nações amigas, mas com certeza é um avanço e um marco na nossa história.

Esposas no auditório da EsAO

Localizada no complexo da Vila Militar de Deodoro, a unidade abriu as portas para as esposas e familiares dos alunos e instrutores para mostrar as suas dependências, esclarecer sobre as rotinas do ano e confraternizar. Sim!! Fomos brindadas com um maravilhoso chá que além de ter sido organizado com muito carinho, ainda teve vários sorteios com muuuuuiiiitos brindes.



Mesa com guloseimas e ao fundo a mesa de brindes.


A tarde foi realmente muito agradável e abriu a temporada de vários passeios e visitas que serão realizadas ao longo do ano. Espero estar em boa parte delas para mostrar para vocês, e afinal de contas conhecer pessoas, fazer novas amizades ajuda muito na adaptação da família nas cidades por onde passamos.
Nem as crianças ficaram de fora.



0 comentários:

Postar um comentário