quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como usar o desemprego a nosso favor?


Por Carol Ribeiro

Bom pessoal além das mudanças de cidade, de casa, cultura e clima, é muito comum a mudança de rotina na vida das esposas. Muitas levam um baque quando chegam à nova morada e se deparam com uma realidade completamente diferente da que esperavam. Como disse num post anterior... É muito comum em cidades de interior, principalmente, as mulheres não conseguirem emprego.

E porque não conseguem emprego? É lógico que não vamos generalizar, mas em muitos lugares há o preconceito com relação ao pouco tempo que ficamos na cidade. E não é só isso, para quem tem filhos, como eu, é difícil montar uma estrutura para os filhos já que não temos parentes na cidade que nos ajudem com os cuidados dos pequenos. Quando morei no Rio de Janeiro, tive que recusar uma boa oferta de emprego devido á distância do local de trabalho com minha casa e não podia contar com o marido já que estava em constantes viagens.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CRUZ ALTA/RS



Por Rosa

Oi gurias!Hoje vamos conversar um pouquinho sobre CRUZ ALTA/RS, município localizado na Região Noroeste do RS é muito conhecido no Brasil e no mundo por ser a terra de um grande escritor: Érico Veríssimo, pai de Luis Fernando Veríssimo. Autor de grandes épicos da nossa literatura nasceu na cidade em 17 de dezembro de 1905, podemos dentre suas muitas obras algumas bem conhecidas: O TEMPO E O VENTO, INCIDENTES EM ANTARES e OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO, romances do autor que já foram adaptados para a televisão brasileira e traduzidos para diversas línguas como o alemão, espanhol, finlandês, francês, holandês, húngaro, indonésio, inglês, italiano, japonês, norueguês, polonês, romeno, russo, sueco e tcheco. Além do escritor outros cruzaltenses figuram na história do RS e do Brasil: José Gomes Pinheiro Machado, político, Júlio Prates de Castilhos, jornalista, Saint Clair Cemim, artista plástico atualmente radicado em Nova Iorque.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Marido em missão no exterior – parte 2 – A preparação para a viagem de visita


Por Paula

Pois é meninas. Estou de volta com o tema. Dessa vez vou compartilhar com vocês os preparativos para a viagem de visita. Independente se seu marido está ou não em missão no exterior, uma viagem sempre cai bem, e dá uma revigorada na alma e no nosso casamento. Então, lápis e papel em mãos, que aí seguem algumas dicas.





quarta-feira, 23 de maio de 2012

Juiz de Fora - MG


Por Carol Ribeiro



Cidade da Zona da Mata mineira, é o município mais populoso de Minas Gerais e fica a 280Km da capital do estado, Belo Horizonte. A cidade possui um relevo bem acidentado, mais de 90% está sobre morros... Ou seja, andar a pé é difícil e galerinha que dirige e não sabe fazer rampa se prepare.

O clima é agradável com verões chuvosos e o inverno é frio seco. Morei lá nos anos de 1999 à 2001 e me lembro que foi o primeiro "sol de enfeite" que conheci... Rsrsrs... Vou explicar: olhava da janela de casa e via um dia lindo com um sol maravilhoso, escolhia uma roupa e quando chegava na rua tinha que voltar pra casa, pois apesar do sol estava frio.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Boa Vista - Roraima


Hoje nós temos um relato de mais uma amiga, leitora e colaboradora, que vai nos contar como foi a experiência dela no Extremo Norte do país. Se você também quer compartilhar sua história, escreva pra gente: transferenciavivodemudanca@gmail.com

Boa leitura!
Por Luciana Queiroz

Pra quem gosta de calor como eu, Boa Vista é uma cidade que registra altas temperaturas durante o ano todo. Fiquei por lá entre 2005 e 2007. Na região só há duas estações do ano: Calor com sol, ou Calor com chuva, que é o que pode-se chamar de inverno. E quando chove, chove muito, mesmo. A cidade tem poucos prédios. A predominância é de casas. As ruas são largas, coisas de uma cidade planejada.




segunda-feira, 21 de maio de 2012

Bayeux-João Pessoa/PB




Por Rosa


Bayeux (pronuncia-se: baiê) é um município brasileiro do Estado da Paraíba localizado na microrregião de João Pessoa. A cidade de Bayeux em si não oferece muitas opções de lazer ou comércio, por isso vamos falar na verdade de João Pessoa, já que Bayeux é considerada uma cidade “dormitório” visto que a maioria dos seus habitantes trabalha, estuda e utiliza o comércio e serviços (como hospitais) da cidade de João Pessoa.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Troca de Voltagem


Por Paula


Bom pessoal, muitas das dúvidas que permeiam nossos pensamentos quando o assunto é transferência, dizem respeito à voltagem do local que a gente vai. 110V... 220V... Nem sempre dá para comprar um aparelho bifásico, o que seria ideal. Mas há algumas alternativas, então, nada de desespero.



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Como é ser esposa de militar?




Por Carol Ribeiro

Muitas pessoas me perguntam como é ser esposa de militar, como é se mudar para uma cidade sabendo que ficará pouco tempo ali, como é ficar longe da família em momentos importantes da vida, como é ter que explicar para os filhos que está na hora de mudar de casa, cidade e escola... É pessoal, o post de hoje vai abordar justamente isso: A vida da mulher de militar.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

ALIMENTOS QUE DIMINUEM A ANSIEDADE



Por Rosa

Hoje vamos a segunda parte do post sobre Alimentação e Ansiedade. A palavra ansiedade vem do grego Anshein e significa oprimir, sufocar. E como nós bem sabemos nessa nossa vida cigana ansiedade é o que não falta. Seja pelo aguardo da transferência, seja pela chegada na nova cidade e tudo que essas mudanças envolvem... Definitivamente a ansiedade convive conosco todos os dias em maior ou menor intensidade.


Se você é uma pessoa ansiosa com dificuldade pra manter a calma e corre pra geladeira ou pra despensa em momentos de crise saiba que alguns alimentos podem ajudar a diminuir a ansiedade e amenizar os efeitos causados por esse sentimento.




sexta-feira, 11 de maio de 2012

Marido em missão no exterior... e agora? - Parte 1


Por Paula

Meninas, esse é um assunto bem extenso e delicado. Então decidi dividi-lo em vááárias partes, para que vocês acompanhem e saibam como lidar com mais uma dessas etapas que a nossa vida de esposa nos reserva.

Então... mãos-a-obra!

Parte 1 – a notícia da missão e a despedida

Nunca é fácil se afastar de quem se ama. Mas, como já estamos adaptadas (ou se adaptando no meu caso, bola pra frente.



A primeira vez que ouvi algo sobre missão no exterior, ainda estávamos na fase do namoro. Foi logo que ocorreu aquele terremoto no Haiti, onde muitos morreram, milhares foram os desabrigados e as cidades, principalmente a capital Porto Príncipe, ficou em ruínas.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Resende - RJ


Por Carol Ribeiro



Bom pessoal nasci em Resende e é pra lá que volto a todas as minhas férias... Já que a maioria dos meus parentes e do meu marido mora lá atualmente. Ou seja, sou muito suspeita para falar de lá... Rsrsrs



Resende é um dos municípios que formam o Vale do Paraíba no Estado do Rio de Janeiro. A cidade faz divisa com os estados de Minas Gerais e São Paulo, e é atravessada pela Rodovia Presidente Dutra (a mais importante do Brasil). A cidade é pequena, mas está em constante crescimento com a ida de grandes indústrias e fábricas para lá e com isso a oferta de cursos superiores aumentou consideravelmente. Sem contar que isso tudo colabora para o crescimento da cidade e aumenta a oferta de trabalho também. Mas nem tudo são flores, cidade que cresce e não tem bom planejamento sofre com: trânsito caótico nos horários de pico, pouca oferta de aluguéis (se não vai conseguir PNR de cara, já pode se arrepiar), a alta nos preços dos serviços e por aí vai...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Quaraí - RS


Por Rosa e Carol


Quaraí é uma cidade no interior do Rio Grande do Sul e faz fronteira com o Uruguai, mais precisamente com a cidade de Artigas. A cidade é bem pequena e possui uma média de 23 mil habitantes e uma distância de 590 km da capital Porto Alegre.



Apesar de pequena e quase desconhecida, Quaraí já foi tema de filme e seriado por causa de um ponto turístico chamado Cerro do Jarau. Esse cerro é uma formação rochosa de grande valor arqueológico e no local figura a lenda Gaúcha da Salamanca do Jarau.

domingo, 6 de maio de 2012

Transferência e agora?


Este nosso post é especial. Hoje contamos com a colaboração de uma colega nossa, também esposa de militar e psicóloga, Maria do Socorro Lira Marques. Socorro vai nos contar como lidar com essa mudança constante em nossas vidas de andanças pelo Brasil. Se você quiser colaborar com o nosso blog, envie-nos uma mensagem pelo email: transferenciavivodemudanca@gmail.com

Boa leitura!!

Pela colaboradora Maria do Socorro Lira Marques - Psicóloga

Esta é sem dúvida alguma, a primeira indagação que nos fazemos, quando sai o resultado da transferência. Mesmo tendo sido voluntários a irmos, ao chegar o resultado é sempre um impacto emocional e muitas vezes esse impacto nos afeta emocionalmente em grande intensidade.



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Guarda roupas versátil para todas as regiões


Por Paula

Região Norte, Centro Oeste, Nordeste, Região Sul... Passar por esses lugares é muito mais do que uma experiência de culturas e conhecimento de lugares. Para nós mulheres representa ter um guarda roupas versátil, que consiga atender a tantas mudanças climáticas em um mesmo país.

Pensando nisso, o post de hoje é uma forma de auxílio para nós mulheres termos roupas que aguentem cada estação e tendência, sem gastar muito.




quarta-feira, 2 de maio de 2012

Rio de Janeiro - RJ

Por Carol


Falar do Rio é bem complicado... Mas vou tentar!!!





Complicado por quê?

Porque o Rio de Janeiro é enooorme, tem muitos quartéis espalhados pela cidade, vários hospitais militares, várias vilas em diferentes lugares e com realidades bem diversas... Portanto há quem ame o Rio e há quem o odeie. Enfim, como o número de informações será grande peço para que as amigas que por lá passaram e/ou lá estão me ajudem com bastantes comentários me corrigindo ou me complementando.

Então vamos lá, o Rio de Janeiro (capital do Estado) possui um clima tropical semi-úmido, no verão há bastantes chuvas e o inverno é mais seco com temperaturas amenas.  No verão, pessoal... A cidade faz jus ao apelido de Rio 40°C, pois é muito quente mesmo... Quase me desesperei de calor na tarde que saí de uma reunião do colégio dos meus filhotes e me deparei com o termômetro marcando 45°C. E já digo logo: se não tiver ar-condicionado em casa, compre antes de chegar lá... Pois nessa época nem na internet se consegue comprar e o pessoal se estapeia na loja até por causa de ventilador. Deu pra sentir o drama??? Rsrsrs... O inverno é mais tranquilo, já que as temperaturas amenizam e os gaúchos nem vão sentir cócegas com o frio!!